Pela primeiríssima vez, no último dia 6, o Brasil começou a ter acesso ao 5G. A 5ª geração de internet móvel. E, naturalmente, Brasília é a primeira a desfrutar da nova tecnologia. De acordo com a Anatel, a cidade servirá de projeto piloto para a implementação em outras capitais.
5G é testado na capital
Depois de testes realizados ao longo do último final de semana, uma equipe liderada pelo Grupo de Monitoramento da Anatel foi criada. Para visar potenciais interferências causadas pela nova tecnologia implementada.
O sinal 5G não abrangeu a capital inteira, entretanto. Tendo em vista que algumas áreas de Brasília estavam fora da área de cobertura das antenas ativadas durante os testes.
Implementação do 5G em outras capitais
A implementação do 5G em outras capitais do país era esperada para dia 31 de julho. Mas, infelizmente, o processo acabou sofrendo um atraso de 60 dias. Ou seja, o sinal 5G só deve se tornar disponíveis nessas localidades dia 29 de setembro.
As outras cidades devem experimentar um período de implantação gradual até o ano de 2029. Tal atraso foi fruto de uma reunião da Anatel. Depois de técnicos apontarem que mais tempo seria necessário devido a demoras na entrega de equipamentos.
Ainda de acordo com a agência, fatores como o novo surto de coronavírus na China e limitações em transporte aéreo foram grandes impedimentos ao objetivo inicial. A Anatel planeja lançar o uso da banda de 3,5 GHz em belo Horizonte, São Paulo e Porto Alegre.
Porém, sem previsão de data para isso. De acordo com a agência de telecomunicações, o prazo para ativação do 5G nas outras capitais vai até o final de agosto.
Impacto do 5G na economia brasileira
A demanda por soluções baseadas em tecnologia 5G pode gerar um retorno de até R$ 618,5 bilhões de reais para a economia do Brasil. Diz um estudo da Deloitte, apresentado pelo Ministério da Economia em maio.
Adicionalmente, a implantação do 5G poderia gerar até R$ 105,7 bilhões ao longo da próxima década. Para empresas e startups com base no Brasil. Isso inclui aumento de produtividade e redução de custos. Oriunda da aproximação da Indústria 4.0.
Como a população vê a tecnologia
Segundo uma pesquisa publicada pelo grupo de análise IDC, o Brasil está à frente de outros países latino-americanos. Em termos de conhecimento geral da população sobre o 5G, isto é.
De acordo com uma pesquisa sobre o consumidor e o futuro da conectividade, 95% dos brasileiros têm algum conhecimento sobre 5G. O que é mais do que a média de 75% dos outros países da América-Latina.
E embora apenas 36% dos brasileiros afirmem conhecer bem a tecnologia, 84% dizem acreditar que o 5G vai revolucionar o consumo de dados. A pesquisa foi feita durante os meses de abril e maio, com cerca de 3.000 participantes.
Leia também: Primeiro roteador Wi-Fi 7 do mercado é anunciado (Magic BE18000)
Redmi AX5400 (Branco) – O melhor roteador Wi-Fi 6 custo-benefício hoje
Falha de segurança – 1 Bilhão de pessoas têm dados roubados na China