Tentando compartilhar uma tela entre seu desktop e seu Xbox, ou um teclado e mouse entre dois PCs? Um switch KVM é o que você precisa. Veja como escolher o melhor switch e aumentar sua produtividade.
Introdução
Você já deve ter passado por uma situação em que precisava controlar mais de um computador, porém faltava espaço e comprar outro mouse e teclado não era uma opção. Vamos combinar que ficar tirando e colocando cabo USB toda vez que vai usar um computador diferente é bastante chato… Por conta dessa situação foi criado o KVM (Keyboard, Video, Mouse).
O que é?
O switch USB ou switch KVM ou ainda controlador USB é um adaptador que permite ligar dois ou mais computadores ao mesmo teclado, mouse e alguns casos monitor também, sendo mais comum dispositivos USB e outros especificamente para monitores, com entradas HDMI de diferentes resoluções, como FullHD e 4K. Você pode alternar o controle do mouse e teclado entre os computadores pressionando apenas o botão, ou ainda a imagem a ser exibida no monitor.
Os seletores / controladores ou ainda switch KVM não dependem de sistema operacional e, portanto, fornecem acesso a vários SO’s como Mac OS, Linux e Windows. Isso é extremamente útil para pessoas que precisam acessar vários sistemas operacionais sem estender os tempos de alteração dos cabos.
O que ele não é?
Um dispositivo como esse não é apenas um hub usb que expande o número de entradas USB existente na sua máquina, mas que lhe economiza espaço, tempo, e deixa o setup mais clean.
Ao contrário de um dock, um switch KVM permanece conectado a ambos os computadores o tempo todo. Você não precisa mexer com cabos. Basta pressionar um botão no interruptor para trocar seus periféricos do computador #1 para o computador #2.
Como funciona?
Um switch KVM básico permite que dois computadores compartilhem até quatro dispositivos periféricos USB 2.0 ou USB 3.0. Bastando pressionar o botão na parte superior do dispositivo para trocar seu teclado, mouse, impressora, unidade flash USB, microfone ou outros periféricos entre os dois computadores. A luz indicadora de LED mostra qual computador está usando ativamente os itens conectados, sendo o controle padrão o computador conectado na porta 1 do switch.
Se você deseja compartilhar um disco rígido externo entre dois computadores para backup ou transferência de dados, um switch KVM USB também pode ajudar nisso, embora muitas vezes você precise conectar a unidade ou o switch a uma fonte de alimentação. Switches KVM mais caros permitirão que você conecte dois computadores (ou um computador e um console de jogos) a um monitor.
Diferentes tipos
Da perspectiva de controle e acesso de um computador, o switch KVM pode ser dividido em dois tipos principais:
- Switch KVM Monousuário: esse tipo de switch geralmente é utilizado em pequenas instalações, ou escritórios remotos. Permite que uma pessoa acesse quantos computadores necessários a partir de um único console KVM. Por exemplo, tem switchs que possibilitam uma pessoa acessar até 8 servidores.
- Switch KVM Multi usuário: é utilizado em grandes instalações e data centers que necessitam de um grande número de usuários para gerenciar diversos computadores ou servidores. Há switches que permitem que até 16 usuários acessem 64 servidores diferentes.
Da perspectiva de aplicação e tecnologia, o switch KVM pode ser dividido nos dois tipos abaixo:
- Switch KVM analógico: são operados por meio de um cabo conectado diretamente do computador ao switch KVM e deste até a console de acesso. Os cabos podem ser coaxiais, Cat5, ou USB, de acordo com o switch.
- Switch KVM digital: também conhecido como KVM-IP. Permitem que você controle seus servidores por meio de uma conexão IP, a qualquer hora e em qualquer lugar, não importando se você está na rede LAN de sua casa ou empresa ou do outro lado do mundo. Os computadores ainda precisam ter uma conexão direta até o switch KVM, mas o usuário que está controlando esses computadores não precisa estar conectado diretamente ao switch KVM. Existe switch que permite que até 8 usuários controlem até 64 servidores por meio de uma rede TCP/IP, além de uma pessoa com controle direto no rack.
Cada um desses quatro tipos principais de switches KVM também precisam suportar uma variedade de plataformas e tecnologias. Por exemplo, switches KVM precisam suportar diferentes interfaces de teclado e mouse como PS/2, USB, Windows, Mac – e também diferentes interfaces de vídeo como VGA, DVI, ADC, HDMI e Display Port. Os Módulos de Interface de Computador (CIM) estão disponíveis em diversos formatos que se adequam a todas essas interfaces diferentes.
É fácil perceber a evolução da tecnologia nas últimas três décadas. Felizmente, a tecnologia KVM hoje acomoda um número praticamente ilimitado de combinações necessárias para atender a ampla gama tecnológica encontrada em salas de servidores e data centers.
Trecho traduzido de Raritan Blog
Quais as vantagens de usar um switch KVM?
O principal benefício ao se comprar um switch como este é a economia, mas como assim vou economizar se preciso comprar esse negócio? Ao invés de comprar outro kit de mouse e teclado, compre um switch KVM e tenha um espaço de estudo, trabalho ou diversão com muito mais praticidade, espaço e a organização que antes.
O que vem na caixa?
Ele vem com dois cabos USB 3.0 macho-macho de tamanho normal para conectá-lo a dois computadores, ambos grossos, até de certa maneira, um tanto quanto rígidos demais e longos, com cerca de 1.5m, mais que o suficiente. Um manual de instruções em chinês e inglês (parece uma bula de remédio – rsrs). E o switch KVM que tanto foi falado ao longo dessa matéria, muito bem construído e com acabamento em black piano, por este motivo acredito que não seja muito resistente a riscos e arranhões, então é importante tomar um pouco mais de cuidado.
Importante: Para uma operação estável, os dispositivos conectados a este dispositivo não devem exceder uma corrente combinada de 5 V 900 mAh.
O switch possui uma porta micro usb, que é projetada para energia adicional ao conectar dispositivos de alto consumo de energia, como unidades externas, HDD, SSD. Se você usar o KVM com um teclado mecânico e um mouse gamer, a fabricante Ugreen sugere você usar uma fonte de alimentação externa padrão de 5V (não incluído, vendido separadamente).
Resumo do produto
O switch UGREEN USB 3.0 é simples, porém fantástico. Ele permite que até 4 dispositivos USB sejam conectados a 2 computadores (acessíveis por 1 computador por vez), e tem uma porta micro-USB de energia opcional (não inclusa)
- Este dispositivo de 4 portas de comutação USB permite que até 2 usuários compartilhem 4 dispositivos periféricos USB 3.0, como impressora, scanner, mouse, teclado, USB ou disk, etc. Sem a necessidade de trocar cabos constantemente ou criar um software de compartilhamento de rede complicado, ideal para uso doméstico, se você tiver vários PCs ou Macs.
- O switch USB 3.0 suporta velocidades de transferência de dados de até 5 Gb/s (USB 3.0 ultra-rápido 10 vezes mais rápido do que USB 2.0), trabalhe na banda com dispositivos USB 3.0, como discos rígidos externos, câmeras de vídeo, áudio digital multicanal High- webcams de resolução, câmeras de vídeo, câmeras de vigilância por vídeo e muito mais, e é compatível com dispositivos USB 2.0 e USB 1.1.
- O switch de compartilhamento USB permite que você combine com um hub USB para compartilhar vários dispositivos, por exemplo, impressoras, scanners, etc. Caminhão motorizado sem necessidade de fonte de alimentação externa.
- Com design de botão e LED, você pode alternar facilmente entre os sistemas usando botões com LEDs que indicam o computador ativo.
- Conexão estável: Sharing Switch USB 3.0 com uma porta micro USB fêmea para opção de alimentação, que otimiza sua compatibilidade com mais dispositivos, como unidade de disco rígido, câmeras de vídeo digital, SSD, etc
- Esta chave USB 3.0 é plug-and-play, sem a instalação de driver adicional necessária.
- Design de botão de pressão, botão de um toque, alternar facilmente entre dois computadores
- Os indicadores LED brilhantes permitem que você determine facilmente qual computador está no controle.
A maior queixa é que ele é tão pequeno e leve, e os cabos que vêm na caixa são tão grossos que eles não querem ficar no mesmo lugar. Tem quatro pés pequenos, mas eles não fazem muito sentido. A Ugreen deveria remover os pés e entregar ao consumidor com almofadas adesivas de dupla face e também fazer alguns orifícios na parte traseira para fins de montagem em parafuso (isso tornaria muito mais fácil a fixação na parte inferior de uma mesa). É possível usar fita fixa forte da 3M (me nota, 3M!) para esconder o switch em local de fácil acesso para pressionar o botão de troca de computador.
Outra crítica é com o anúncio que diz “2 em 4 fora”, o que é desnecessariamente confuso. A interface USB é bidirecional e a maioria das pessoas a usará apenas com teclados e mouses que são dispositivos de entrada. Tecnicamente, são 2 computadores (1 de cada vez) de entrada e saída para 4 USB de entrada e saída. O anúncio deveria dizer apenas “troque 4 USBs entre 2 PCs”.
Uma outra sugestão à fabricante desse dispositivo é atualizar a entrada micro-USB por uma USB Tipo-C, pois este vem sendo o padrão adotado nos últimos anos e não tem como você errar o lado de encaixar o USB.
Eu uso meu desktop principalmente para jogos, e o notebook para estudos, então fiquei preocupado que o uso desse switch kvm pudesse causar lag. Não notei qualquer queda na capacidade de resposta. Ele muda rápido também. A primeira vez que o usei, depois de pressionar o botão, o mouse e o teclado respondem mais rápido do que o meu monitor muda as entradas (alguns segundos, no máximo).
COMPRAR:
Recomendo fortemente este produto (paguei R$104,00 em junho de 2021) e optei por analisá-lo depois de ter passado raiva para ficar conectando e desconectando mouse e teclado para alternar o uso entre o desktop e o notebook.
Autor: Victor Leuthier
Referências
Siga o Max Dicas: Canal no Youtube | Instagram | Telegram | Facebook | Twitter