- Publicidade -

O protocolo IP

- Publicidade -

Segundo o Programa Darpa Internet Protocol (1981), o IP (Internet Protocol), foi projetado para o uso em sistemas interconectados, através de uma comutação de pacotes.

- Publicidade -

Cada máquina conectada na rede é chamada de host, e é capaz de oferecer serviços, informações e aplicações para usuários. O IP é uma peça fundamental da Internet, pois ele é capaz de criar endereços para host conectado, para que possa ser feita uma comunicação entre redes diversas.

- Publicidade -

De forma genérica pode-se entender que o IP é uma identificação de um host qualquer na rede. E cada um destes dispositivos possuem um IP único, ou seja, duas máquinas conectadas a Internet não possuem o mesmo endereço IP.

- Publicidade -

De acordo com Pedrozo (2014), alguns fatores como o esgotamento de endereços, aumento da tabela de roteamento, não possuem mecanismos de segurança nativo para os dados transmitidos pela rede, e com o atual cenário tecnológico que vivemos, o IP na versão 4 (IPv4) já está defasado, pois a demanda é grande e muitas coisas ainda tendem a estarem conectadas na rede, como será apresentado na seção 3.9 sobre a Internet das Coisas.
O endereço IPv4, é um número de 32 bits escrito com quatro bytes, e possui um formato decimal como exemplo, “192.168.0.1”. Uma rede específica na Internet é identificada pela primeira parte do IP, a segunda parte identifica um host que faz parte desta rede. É importante ressaltar que um endereço IP não significa que há uma máquina individual conectada, mas uma conexão à Internet.
A distribuição dos números IPs é feita por entidades que se responsabilizam por esta tarefa, uma destas entidades é a IANA (Internet Assigned Numbers Authority) que criou classes para a divisão de endereços, conforme Tabela 1 para evitar desperdícios.
Com os fatores citados acima, principalmente pelo esgotamento de endereços, surgiu o protocolo IP na versão 6, que utiliza 128 bits de endereçamento, proporcionando 3,4×10^38 novos endereços, permitindo também que cada host utilize um único IP.
Referências 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais