Se você tem uma televisão mais antiga que não é Smart, mas que gostaria de transformar em dispositivo inteligente, ou até um modelo mais básico e/ou desatualizado de Smart TV, com um sistema bem limitado, porém não quer se desfazer dela, nós temos uma solução: o Amazon Fire TV Stick! Uma central de mídia da Amazon que permite acesso a vários serviços de streaming, como Netflix, YouTube, Prime Video, Apple TV+, Disney+, e ainda possui assistente virtual Alexa integrada que pode ser acionada por comando de voz. Vamos conferir?
Apresentação e Especificações
O Amazon Fire TV Stick pode ser atualmente encontrado no Brasil em três versões diferentes: Fire TV Stick Lite (2020), Fire TV Stick (2021) e Fire TV Stick 4K (2021). A primeira versão a chegar ao mercado brasileiro foi a Lite em 2020, porém, devido a reclamações de usuários referentes principalmente às limitações do controle remoto desta versão, a Amazon trouxe ao Brasil em 2021 as suas versões padrão e 4K.
Todas possuem, segundo as descrições dos produtos no site da Amazon, processador Quad-Core de 1,7 GHz, 8 GB de memória ROM – armazenamento interno, Bluetooth 5.0, no Wi-Fi podem se conectar tanto às redes 2,4 GHz quanto 5 GHz, e têm porta HDMI (para transmissão de áudio e imagem) e micro USB (para fonte de energia). A diferença de hardware entre elas deve ficar por conta de algum componente extra não citado que diferencia a performance de cada uma, principalmente na versão 4K.
As três versões podem turbinar a sua TV transformando-a em Smart e dispõem de assistente virtual Alexa integrada, controle com microfone embutido para comandos de voz, suporte às tecnologias de vídeo HDR, HDR10, HDR10+ e HLG, e aos codecs H.264, H.265 e Vp9. Infelizmente, parece que não há suporte em nenhuma delas ao codec AV1 – o mais recente, e que utiliza processos mais eficientes de compactação/descompactação para reduzir uso de largura de banda e perdas de qualidade durante transmissões via streaming. As resoluções máximas suportadas pelos dispositivos são, respectivamente: 4K UHD (2160p @60Hz) – para o Fire TV Stick 4K, e FullHD (1080p @60Hz) – para os modelos padrão e Lite.
Ainda sobre os recursos de vídeo, a versão 4K é a única que traz suporte ao Dolby Vision – que melhora significativamente a qualidade de imagem, a depender da presença desta tecnologia na sua TV e no que estiver assistindo. Por último, quanto aos recursos de áudio, o Fire TV Stick Lite suporta as tecnologias Dolby Digital e Dolby Digital+, enquanto os outros suportam estas mais a tecnologia Dolby Atmos – que tridimensiona e aprimora a experiência sonora durante um filme ou série que usufrua desta tecnologia (desde que sua TV possa suportá-la).
Tirando o produto da caixa
Desembalando todas as versões do Fire TV Stick, temos um adaptador de alimentação de 9W, cabo de energia micro USB, duas pilhas AAA, o próprio Fire TV Stick, um controle remoto, um adaptador HDMI – para facilitar a conexão nos casos em que a porta HDMI da sua TV esteja obstruída, e, por último, um manual/guia de instalação. O dispositivo pode ser conectado diretamente a uma entrada USB da sua TV, entretanto, nós recomendamos usar a fonte para ter a melhor experiência possível com ele.
Uma das principais diferenças entre as distintas versões é definitivamente o controle remoto. O Fire TV Stick Lite conta com um controle mais básico, sem botões de volume, silenciar e ligar/desligar, fora os botões-atalhos dos aplicativos Prime Video, Netflix, Disney+ e Amazon Music que não se fazem presentes, ao contrário do controle das outras duas versões. É possível aplicar soluções paliativas, no entanto, como utilizar um hub infravermelho para cadastrar funções do controle da sua TV, podendo utilizar a Alexa para acioná-los, ou ainda se aproveitar da função HDMI CEC para configurar o controle da sua TV como controle do Fire TV Stick Lite – ainda que alguns comandos provavelmente não funcionem.
Interface e Sistema
A configuração inicial do Fire TV Stick é bastante simples, basta conectar ou criar uma conta Amazon e escolher os aplicativos que você deseja instalar. Ressaltamos que o aparelho pode buscar por atualizações de software neste primeiro momento, e, caso sejam encontradas, é importante não interromper o processo de atualização. Na tela inicial, já temos listados filmes e séries populares das suas assinaturas, aplicativos usados recentemente e filmes recomendados do Prime Video, que também é da Amazon.
Mudando para a aba “Encontrar”, encontramos opções de pesquisa por voz – que também podemos fazer utilizando o controle remoto, categorias gerais e gêneros recomendados de conteúdo para assistir, e por fim, a Appstore – onde podemos baixar mais aplicativos. Lamentavelmente, há algumas aplicações que não estão disponíveis nesta loja, mas como o sistema do Fire TV Stick é baseado em Android nós podemos instalar aplicativos por fora, carregando-os lateralmente – vulgo “sideload”, embora não haja garantias de que todos irão funcionar corretamente nele. Ainda temos na interface a aba “Biblioteca”, onde fica a sua biblioteca pessoal de conteúdo – lembrando que é possível cadastrar mais de uma conta no Fire TV Stick, assim, cada conta terá uma biblioteca própria.
Entre o leque de funções asseguradas pelo Fire TV Stick, nós temos espelhamento de tela – que permite espelhar a tela do seu smartphone no Stick, assim como no Chromecast da Google, por exemplo. E se houver mais dispositivos inteligentes compatíveis com Alexa na casa, nós podemos usar o comando de voz do controle remoto para controlá-los, criar rotinas, etc. Além de executar outras funções como abrir aplicativos, retroceder ou avançar um filme/série, entre outros. Isso garante bastante acessibilidade ao produto, e certamente conta como um pró a seu favor!
Considerações finais
Por tudo que as três versões do Fire TV Stick entregam, e pelo preço, acreditamos que vale muito a pena investir no produto! O sistema é muito fluido, rápido e bem optimizado, o usuário tem uma ampla gama de opções de controles e entretenimento, incluindo jogos – embora este não seja o foco do aparelho, os 8 GB de armazenamento são suficientes, e qualquer usuário de serviços de streaming estaria muito bem servido por ele. Seja para turbinar sua antiga televisão ou tornar sua Smart TV ainda mais inteligente, basta escolher o modelo que mais combina com suas necessidades e aproveitar!
COMPRE AGORA:
Mas, e aí, gostou do Amazon Fire TV Stick? Já tem um e gostaria de compartilhar suas experiências? Deixe nos comentários! Para mais informações, não deixe de conferir nosso vídeo:
Autor: Guilherme Barbosa
Siga o Max Dicas: Canal no Youtube | Instagram | Telegram | Facebook | Twitter