- Publicidade -

As principais inovações do 5G e o que esperar dessa tecnologia

As principais inovações do 5G ainda devem demorar para chegar ao mundo. Embora as redes da 5ª geração de internet móvel estejam se expandindo gradualmente, e já possamos obter vídeos de alta qualidade e jogos sem atrasos, isso é apenas uma amostra do que está por vir.

- Publicidade -

As ideias mais excêntricas do 5G prometem coisas como óculos de realidade aumentada que vão nos guiar por cidades inteligentes cheias de sensores e conexões. Ou carros conectados que se comunicam uns com os outros em questão de milissegundos para evitar colisões.

Infelizmente, a maioria dessas aplicações ainda estão em desenvolvimento. E só serão possíveis assim que as redes 5G estiverem implementadas o bastante para fornecer conexões rápidas e estáveis em qualquer lugar. O que é um ponto meio distante, atualmente.

Mas quais serão as principais inovações do 5G?

- Publicidade -

Algumas das principais inovações do 5G

Uma das principais inovações do 5G será a expansão da conectividade nos lares e estradas. A internet doméstica em 5G atinge velocidades que podem ser comparáveis ​​à internet de banda larga com fio.

E uma vez que as redes 5G estejam construídas, a tecnologia pode ser usada em edifícios que não têm internet cabeada muito rápida. E também em áreas rurais que ainda estão lidando com dial-up ou DSL.

Mas o 5G também está chegando às estradas. O chamado 5G automotivo, por exemplo, permite que seu carro se conecte a redes 5G próximas.

- Publicidade -

Essencialmente atualizando os recursos do carro para redes 4G LTE. Que permitiram coisas como detecção automática de acidentes e serviços em nuvem. Como mapas, orientação de rotas e informações de tráfego.

Porém, também significa que carros comuns usarão o espectro 5G para conversar entre si. A centenas de metros de distância. Com uma tecnologia chamada “Sidelink” para alertar outros carros sobre veículos e pedestres à frente. 

O sonho é que os carros “falem” com as ruas ao seu redor da mesma maneira. Talvez para alertar sobre engarrafamentos. Ou ambulâncias passando na via e recomendar virar na próxima rua. Mas para fazer isso, eles precisam que os bairros e cidades ao seu redor estejam conectados ao 5G.

Óculos 5G de realidade aumentada

O 5G ainda fornecerá algo mais emocionante: realidade aumentada. Para obter informações sobre o que você está vendo através de seus óculos AR, você precisará das velocidades de dados aumentadas e das conexões confiáveis ​​do 5G.

Com essa conexão, você pode obter tradução instantânea do idioma de qualquer coisa em sua linha de visão. Ou elementos AR podem fornecer orientações visuais claras em sua rota para um destino.

O grande obstáculo é a duração da bateria. Apesar dos telefones terem baterias de capacidade de 4.000mAh e 5.000mAh, há muito menos espaço nas armações dos óculos para grandes baterias. O que pode limitar o tempo durante o qual eles podem permanecer conectados a redes 5G.

A saúde virtual também é uma das principais inovações do 5G

Outras inovações, como a cirurgia remota, ganharam manchetes por anos. Minimizar o atraso entre o cirurgião e o paciente melhorará a capacidade de resposta. E, na melhor das hipóteses, os resultados dos procedimentos cirúrgicos.

E a cirurgia remota é apenas um aspecto da telessaúde. Que se tornou mais popular nos últimos tempos devido à pandemia de COVID. Já que muitos profissionais médicos tiveram de encontrar maneiras de tratar pacientes a longa distância.

Dispositivos como monitores de ultrassom móveis, por exemplo, enviam dados por meio da rede móvel de smartphones para provedores de saúde. E são tão portáteis que um deles foi recentemente levado à Estação Espacial Internacional.

A instalação de redes 5G é apenas parte do que dará início a uma nova era de conectividade, no entanto. Provavelmente não descobriremos os usos mais avançados do 5G até que as redes de alta velocidade forneçam serviços abrangentes, rápidos e confiáveis. ​Tanto nas cidades quanto em áreas rurais.

Leia também: iPhones 5G – Tribunal colombiano proíbe aparelhos no país

5G no Brasil – Brasília é a primeira cidade a desfrutar da tecnologia

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais