Como atualizar seu Wi-Fi: 5 produtos para turbinar sua rede!

Quer descobrir como atualizar seu Wi-Fi gastando o mínimo de dinheiro possível? Então, você está lendo o artigo certo! Pois hoje trazemos dicas de 5 tipos de produtos (além dos famosos roteadores Wi-Fi) que podem ajudar a turbinar sua rede doméstica.

Mas por que você compraria algo mais do que um roteador, afinal de contas? Bem, para início de conversa, um bom roteador é uma peça fundamental para turbinar sua rede, sim. Todavia não é o único ponto a observar se o objetivo é melhorar o Wi-Fi da sua casa.

Isto porque aprender como atualizar seu Wi-Fi implica aprender que os dispositivos clientes também influenciam a qualidade da sua conexão. Por exemplo, não basta comprar um roteador Wi-Fi 6 gamer, como um Archer GX90 ou um Xiaomi AX9000, e esperar que só isso baste.

Os dispositivos clientes também precisam suportar o padrão e outras tecnologias Wi-Fi do roteador para desfrutar da melhor experiência possível. Da mesma forma, não basta que você tenha os melhores celulares Wi-Fi 6, mas um roteador Wi-Fi 5 e esperar um baita desempenho.

Porém, na maioria dos casos é inviável atualizar todos os seus dispositivos clientes de uma vez. Sendo assim, existem algumas alternativas econômicas que podemos explorar. Vamos conhece-las juntos e aprender como atualizar seu Wi-Fi sem precisar gastar uma nota?

Adaptadores USB

O primeiro tipo de produto que pode ajudar a turbinar sua conexão são os adaptadores USB. Estes adaptadores são o meio mais fácil e barato de atualizar seus dispositivos clientes, pois basta plugar e usar. Quanto à classificação, os adaptadores podem ser Wi-Fi ou RJ45 (Ethernet).

Cada um serve para um tipo diferente de propósito. Por exemplo, se você precisa de mais qualidade e velocidade de internet no Wi-Fi é melhor escolher o primeiro tipo. Mas, se você quer desfrutar da estabilidade e velocidade Gigabit/Multi-Gig, é melhor o segundo.

Placas Wi-Fi e placas de rede

Quer saber como atualizar seu Wi-Fi? Trocar as placas dos seus dispositivos pode ajudar muito!
Quer saber como atualizar seu Wi-Fi? Trocar as placas dos seus dispositivos pode ajudar muito! (Imagem: Max Dicas)

Diferente dos adaptadores USB, as placas de rede e placas Wi-Fi são atualizações para o interior do seu equipamento. Saber como atualizar seu Wi-Fi também implica em conhecer suas necessidades. Saber se você precisa de algo prático e mais paliativo, por exemplo.

Ou se você precisa de uma solução menos “exposta” e mais permanente. Neste caso, a solução mais indicada é atualizar a placa do seu dispositivo. E com a seleção de placas que separamos abaixo, você provavelmente nunca mais terá de se preocupar com desconexões e gargalos!

Antenas Wi-Fi

Além de trocar a placa do seu dispositivo, entretanto, pode ser necessário trocar as antenas Wi-Fi dele. Ou até adicionar antenas externas ao seu notebook/PC velho.

No caso de notebooks, o processo é mais complicado por exigir desmontar a máquina. Mas compensa muito! Como já pudemos comprovar com testes em primeira mão.

Cabos de rede

Por fim, para descobrir como atualizar seu Wi-Fi é preciso entender que um bom cabo de rede também faz a diferença. A maioria dos usuários comuns estaria bem servida por um CAT.5e. Mas para se preparar para o futuro recomendaríamos pular para um CAT.6, CAT.7 ou CAT.8 logo.

Até porque a diferença de preço não é tão grande, e os cabos de categoria maior passam mais velocidade por distâncias maiores. E a tendência é de que a velocidade dos planos de internet suba ainda mais com o passar do tempo. Sendo assim, vale a pena “blindar” sua rede para uma internet de 20 Gbps!

Considerações sobre como atualizar seu Wi-Fi e artigos relacionados

Antes de fechar este artigo, no entanto, temos alguns pontos que precisam ser ressaltados. Por exemplo, nos casos de adaptadores USB. Para entender como atualizar seu Wi-Fi, temos de entender que os melhores resultados são obtidos utilizando portas USB 3.0.

E no caso de trocar as placas do seu PC, talvez seja necessário ajuda especializada. Mas se você se sentir confiante, temos um trecho rápido no vídeo acima mostrando o processo passo-a-passo. Deixaremos ainda um link de compra, caso você se interesse pelas ferramentas usadas.

E aí, curtiu nossas dicas para turbinar seu Wi-Fi? Compartilhe-as, então! Já sabe quais produtos você precisa comprar para atualizar sua rede? Deixe sua resposta nos comentários! Fique ligado no site Max Dicas para mais dicas tecnológicas imperdíveis.

E não esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube. Acompanhe-nos também no Telegram e no Facebook. Para ficar sempre a par das melhores promoções e lançamentos do mundo tech! Para mais conteúdo sobre produtos tecnológicos e promoções, confira:

Leia também: Roteadores Mesh: Confira os melhores modelos para comprar!

Melhores roteadores Wi-Fi AliExpress: Dicas imperdíveis!

Roteadores custo-benefício 2023: Top 10!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais