Huawei AX3S (Análise): Novo roteador Wi-Fi 6 EasyMesh para provedores! Vale a pena?

O Huawei AX3S é um lançamento da marca aqui no Brasil e que tivemos o prazer de sermos os primeiros a testar. Trata-se de um roteador residencial Wi-Fi 6 de categoria AX3000 com EasyMesh destinado a provedores. Mas será que o EasyMesh funciona? Vamos descobrir!

Especificações técnicas e unboxing do roteador

Começaremos a apresentação do dispositivo falando sobre sua velocidade Wi-Fi máxima teórica. Haja vista que o produto é um AX3000, isto significa que pode alcançar até 574 Mbps e 2.402 Mbps. Nas respectivas bandas de 2,4 GHz e 5 GHz, que operam com padrão AX (Wi-Fi 6).

Mas estes valores teóricos raramente são alcançáveis. Quanto à capacidade de clientes, segundo a marca, o Huawei AX3S pode suportar até 256 dispositivos conectados simultaneamente. Ou seja, 128 dispositivos clientes em cada banda. Mas não recomendamos chegar a esse limite.

Já em termos de tecnologias Wi-Fi, além de EasyMesh, temos MU-MIMO 2×2, unificação de bandas e gerenciamento inteligente. Ademais, temos recursos de gerenciamento específicos para provedores. Como protocolo TR-069, TR-111, TR-143, ACS e Backup de Configuração.

Desempacotando o produto

Além de suportar contas root (provedor) e admin (cliente), e entregar o recurso Huawei HiConfig Preset. O qual permite configurar o Huawei AX3S de forma rápida, prática e massiva. No lado dos recursos para o usuário final, ainda temos OFDMA, 1.024 QAM, TWT e 160 MHz.

Enfim, chegou a hora de desembrulhar o produto! Logo na caixa, temos um vislumbre da aparência do roteador. E vemos que ela foge do design padrão dos roteadores Huawei. O que acontece é que, para entregar melhor custo-benefício, a marca optou por algo mais simples.

Mas não se engane, ele tem uma construção muito boa. O produto conta com 4 antenas externas, 4 portas WAN/LAN Gigabit autoadaptáveis, botões WPS, Reset e entrada de energia. Nas partes superior e inferior, temos várias entradas/saídas de ar para arrefecer o roteador.

O Huawei AX3S pode tanto ser fixado na parede como ser posto numa mesa, ou outra superfície plana. E vem equipado com um chip da nova linha de processadores Huawei HiSilicon, mesma família da CPU utilizada no Huawei AX6. Na caixa, ainda encontramos cabo CAT.5e, fonte e guias.

Configurando o roteador Huawei AX3S

Tela inicial de acesso às configurações do sistema web do Huawei AX3S
Tela inicial de acesso às configurações do sistema web do Huawei AX3S (Imagem: Max Dicas)

Agora, vamos à etapa de configuração inicial do roteador! Com o dispositivo ligado e conectado ao equipamento do seu provedor, nos conectaremos à rede aberta gerada por ele. Isso deve nos redirecionar automaticamente para uma tela de configurações.

Em seguida, vamos entrar com os dados nome de usuário e senha, que se encontram debaixo do roteador. De resto, você só precisa escolher criar uma nova rede, o tipo de conexão e fazer as definições básicas de Wi-Fi do Huawei AX3S.

Caso você não seja redirecionado às configurações automaticamente, digite o IP do roteador na barra de endereços do seu navegador. Se dúvidas surgirem, consulte o vídeo no fim do artigo. Agora, vamos explorar o app de gerenciamento e o sistema web do roteador?

App de gerenciamento e sistema web

O app de gerenciamento de roteadores da Huawei se chama Huawei AI Life, e é bastante completo. Ao abrir o app, vamos selecionar o roteador entre os dispositivos disponíveis. Ou adicioná-lo manualmente clicando em “+” se não tiver sido reconhecido automaticamente.

Depois, é só entrar com a senha do roteador. Na tela inicial do app já temos visualização de status da rede, dispositivos conectados e atalhos rápidos para várias das funções do Huawei AX3S. Incluindo atualizações de firmware, controle parental, diagnósticos e rede de convidados.

Todavia as opções de controle e configuração dele ainda vão muito além disso. Já no sistema web, além de encontrar as mesmas opções encontradas no app (só que mais detalhadas). Temos controles mais avançados, como DDNS, IPv6, IPTV, Mesh, Backup e Restauração, por exemplo.

Para acessar o sistema, basta digitar o IP do roteador na barra de endereços do seu navegador e entrar com seu nome de usuário e senha.

Testes de velocidade e alcance do roteador

Mas chega de enrolar, e vamos à hora da verdade: o momento dos testes Wi-Fi. Próximos ao roteador, utilizando a rede de 5 GHz, obtivemos 929/738 Mbps de download/upload. Já na rede de 2,4 GHz, o Huawei AX3S entregou cerca de 224/235 Mbps de download/upload.

E nos testes a distância, como ele se saiu? Bem, conforme nos distanciamos do roteador e aumentou-se as barreiras, o destaque foi para a rede de 5 GHz. Que a média distância entregou 157/104 Mbps e, no ponto mais longínquo, 11/24 Mbps de download/upload.

Quanto à questão da rede mesh, nós criamos uma rede de malha entre o AX3S e a versão mais atualizada do antigo AX3. Bem como entre o AX3S e um Mercusys MR70X (que agora também é EasyMesh). Em ambos os casos, o resultado foi um sucesso. EasyMesh agora é “real oficial”!

Considerações finais sobre o Huawei AX3S

Testes Wi-Fi de alcance do Huawei AX3S
Testes Wi-Fi de alcance do Huawei AX3S (Imagem: Max Dicas)

Para concluir, então, o que podemos dizer sobre o roteador Huawei AX3S? A começar pelo design e construção, temos uma carcaça simples, porém, que traz confiança. Ela também possui amplas entradas e saídas de ar para ventilação do produto, reduzindo chances de aquecimento.

Quanto ao app e sistema de gerenciamento, eles cumprem sua função muito bem. Já em velocidades máximas de Wi-Fi, o AX3S pode tranquilamente receber/transmitir até 1 Gbps. Seja via cabo de rede ou Wi-Fi, porém, isso também depende do hardware do cliente conectado.

Mas isso já era esperado. Em alcance, aliás, o roteador da Huawei também ficou dentro do esperado. Entregando boas velocidades considerando a distância e quantidade de barreiras. Contudo, o destaque do Huawei AX3S é a possibilidade de formar mesh com roteadores rivais.

Esta foi a primeira vez que vimos o recurso de EasyMesh funcionar como divulgado, e isso é bem empolgante! Além de ser uma grande prova de integridade da marca. Nosso veredito? Recomendado! O produto não tem preço divulgado no site e está sendo comercializado primeiramente no mercado B2B (empresarial).

Mas ele deve ser mais barato do que sua versão Pro, ou seja, custar menos de R$ 400. E, talvez, logo possamos encontra-lo sendo vendido para usuários finais em marketplaces. Enquanto isso, os interessados podem conferir o link abaixo:

E aí, curtiu nossa análise do Huawei AX3S? Compartilhe-a, então! E o que você achou da performance dele? Comente! Fique ligado no site Max Dicas para mais análises tecnológicas imperdíveis. E não esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube.

Siga-nos também no Telegram e no Facebook. Para ficar a par das melhores ofertas, promoções e lançamentos do mundo tech! E, também, para interagir conosco. Trocando ideias, experiências e conhecimento. Para mais informações, confira nosso vídeo:

Leia também: Qual o melhor roteador Huawei Wi-Fi 6? WS8100, AX3, AX2 ou AX2S?

Huawei BE3 Pro: Primeiro roteador Wi-Fi 7 da marca é lançado!

Huawei AX3 Pro 2023 (WS7206): Roteador Wi-Fi 6 atualizado!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais