Um novo implante cerebral com IA está ajudando um paralítico a recuperar sensações e parte de seu movimento. Thomas, residente de Nova Iorque de 45 anos, se envolveu num acidente de carro em 18 de julho de 2020. Danificando as vértebras C4 e C5 de sua coluna.
O que resultou na perda total de movimento e sensações em seu corpo do tórax para baixo. Entretanto, graças ao inovador tratamento baseado num implante cerebral com IA. Thomas tem recuperado parte destas capacidades físicas.
Podendo sentir sua irmã tocar sua mão e até mover seu braço a vontade, com ajuda dos implantes. O tratamento pioneiro é parte de um estudo dos Institutos Feinstein para Pesquisa Médica. Que abordaram Thomas pouco mais de um ano após seu acidente.
Como funciona a tecnologia dos implantes?
O processo de instalação do implante cerebral com IA envolveu meses de mapeamento do cérebro de Thomas. Utilizando imagens de ressonância magnética, os pesquisadores encontraram as regiões exatas do cérebro responsáveis pelo movimento e sensação nos braços.
Depois de mapear o cérebro do paciente, uma operação de 15 horas (algumas das quais Thomas estava acordado) foi realizada. Para colocar 5 chips em seu cérebro, 2 para movimento e 3 para controlar toque e tato em seus dedos. Mas não era um implante cerebral com IA?
Precisamente. Os chips trabalham em conjunto com portas externas instaladas no topo do crânio do homem. Estas portas permitem que os cientistas conectem os chips a um PC, que roda algoritmos de Inteligência Artificial para interpretar e traduzir atividade neural em física.
Thomas apenas precisa pensar em mover sua mão que os implantes mandam sinais para o PC. O qual, por sua vez, envia estes sinais “traduzidos” para eletrodos em sua coluna e antebraço.
Assim, estimulando movimento. Enquanto sensores aplicam pressão nos dedos e palmas. Enviando dados para a região do cérebro responsável pela sensação de toque.
Implante cerebral com IA dá resultados notáveis
E embora o tratamento de implante cerebral com IA exija que Thomas esteja conectado a um computador, os pesquisadores dizem que os sinais de recuperação são notáveis. Mesmo com a máquina desligada, Thomas agora tem novas sensações no punho e antebraço.
Além disso, sua força braçal mais que dobrou com o tratamento! Conforme o tratamento siga em frente, espera-se que Thomas recupere ainda mais movimento e sensações. Estima-se que tecnologia possa ajudar mais de 100 milhões de pessoa com paralisia ou limitação motora.
Thomas não deixa de expressar otimismo com isso, a propósito. Dizendo o seguinte:
“Houve um tempo em que nem sabia se conseguiria viver, ou se iria querer viver, francamente. E agora, posso sentir o toque de alguém tocando minha mão. É avassalador. Se isso puder ajudar outros no futuro ainda mais do que me ajudou, vale muito a pena.”
E aí, curtiu nossa matéria sobre implante cerebral com IA? Compartilhe-a, então! E o que você achou da tecnologia? Comente! Fique ligado no site Max Dicas para mais notícias tecnológicas imperdíveis. E não esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube.
Siga-nos também no Telegram e no Facebook. Para ficar a par das melhores ofertas, promoções e lançamentos do mundo tech! E, também, para interagir conosco. Trocando ideias, experiências e conhecimento. Para mais conteúdo sobre IA e tecnologia, confira:
Leia também: Vício em smartphone: China limita tempo online permitido para crianças
Profissionais de TI demitidos em massa: Como pandemia afetou o mercado
Xiaomi 7000: Testando um ROTEADOR WI-FI 7 pela 1ª vez!