- Publicidade -

Interruptor Inteligente Sonoff WiFi: Como Instalar e configurar?

- Publicidade -

A tecnologia surgiu para facilitar a vida do ser humano de diversas formas ao longo do tempo, e com o desenvolvimento e popularização dos chamados “dispositivos inteligentes” ter uma casa automatizada deixou de ser apenas um sonho de um futuro distante.

- Publicidade -

Neste artigo apresentamos o interruptor inteligente Sonoff TX modelo T2, uma ótima opção de interruptor inteligente compatível com Alexa e Google Assistente para automatizar as luzes da sua casa!

O dispositivo funciona por meio de radiofrequências, desta forma podemos utilizá-lo com uma rede Wi-Fi de 2,4 GHz ou com um hub de radiofrequência de 433 MHz.

No caso, instalaremos um interruptor T2 padrão estadunidense (similar ao brasileiro) de apenas um botão, pois queremos controlar apenas uma lâmpada, mas é possível encontrá-lo com até 3 botões para controlar 3 lâmpadas (ou circuitos) diferentes.

- Publicidade -

Desembalando o Interruptor Inteligente Sonoff TX T2

interruptor inteligente sonoff wifi
Parte frontal do interruptor Sonoff TX/T2 (Imagem: Guilherme Barbosa / Max Dicas)

Começando com uma rápida observação da caixa do interruptor, temos um desenho simples e várias informações acerca do produto, além de um QR Code para instalar o aplicativo eWeLink (gerenciador do dispositivo).

- Publicidade -

Dentro da caixa, ademais do próprio interruptor, temos parafusos de fixação, selo de comprovação de originalidade Sonoff, mais guia e manual de instalação.

O acabamento do interruptor é muitíssimo bem feito e atraente, com uma placa frontal de vidro temperado cobrindo o botão do interruptor, que conta com iluminação por LEDs. Essa placa deve ser removida cuidadosamente com uma chave de fenda (ou faca) para fixar o interruptor no lugar.

Na traseira dele, temos várias informações sobre o produto, como carga máxima de 2 amperes, é bivolt, além de indicações de onde vão os fios neutro, de fase e retorno da lâmpada, simbolizados por “N In”, “L In” e “Out”, respectivamente.

Também temos uma proteção extra contra curtos-circuitos (que pode ser aparafusada) para essas entradas, um detalhe realmente útil.

Instalação do interruptor inteligente sonoff

Atenção: se você for muito leigo no assunto, recomendamos recorrer ao serviço de um profissional qualificado da área elétrica!

instalando um interruptor inteligente sonoff
Identificando o fio fase (branco) com chave de teste (Imagem: Guilherme Barbosa / Max Dicas)

Antes de instalarmos o interruptor de fato, é imprescindível identificarmos qual fio é qual. Para tanto, com a lâmpada apagada, usamos uma chave de teste para identificar o fio-fase.

Feito isso, o outro fio conectado deve ser o retorno da lâmpada. Mas aqui precisaremos de mais um fio, o neutro, sem o qual é impossível utilizar o interruptor adequadamente.

Entretanto, nem todas as casas possuem um fio destes passando pelo interruptor, ou seja, nestes casos teríamos de puxá-lo do receptáculo da lâmpada ou de uma tomada próxima.

Fazemos então, uma derivação do fio neutro, tomando o cuidado de desligar o disjuntor antes disso, é claro. Segurança sempre vem em primeiro lugar!

Com cada fio em seu determinado lugar, temos de ligar o disjuntor brevemente e observar se o botão do interruptor acendeu para verificarmos se a instalação da fiação foi bem-sucedida.

Se sim, instalamos, então, a proteção contra curtos-circuitos e o interruptor ao seu encaixe na parede, e terminamos colocando a placa frontal de vidro dele.

Pronto, instalação completa! Agora religamos o disjuntor. Note que a intensidade da luz do LED do interruptor varia de acordo com o estado da lâmpada, ficando mais fraco ou mais forte ao desligar ou ligar a luz, respectivamente.

Configuração do interruptor inteligente sonoff

configuração ewelink interruptor inteligente sonoff
Página inicial do aplicativo eWeLink (Imagem: Guilherme Barbosa / Max Dicas)

Vamos começar com a configuração pelo aplicativo eWeLink, disponível para dispositivos Android e iOS, e o primeiro passo é simplesmente baixá-lo.

Com o aplicativo aberto, clicamos no botão “+”, localizado na barra de abas inferior da interface. É justamente nesta aba que vamos encontrar as opções de emparelhamento de dispositivos.

Contudo, antes de mais nada é preciso ativar o modo de emparelhamento do interruptor. Para isso, pressionamos o botão do interruptor por alguns segundos até ouvir um bipe, seguido de uma pausa e mais dois bipes.

Voltando ao aplicativo, na aba “+”, selecionamos as opções “emparelhamento rápido”, “adicionar novo dispositivo”, conectamos o interruptor à nossa rede Wi-Fi de 2,4 GHz e avançamos clicando em “próximo”.

Daí, é só aguardarmos para que o app identifique o dispositivo! Mas estejam avisados usuários da Apple, o processo de identificação e emparelhamento pode apresentar falhas no sistema iOS.

Adicionado o dispositivo, podemos renomeá-lo como quisermos e adicioná-lo a uma divisão da casa.

E prosseguindo, agora já é possível controlarmos o interruptor pelos botões padrão da página inicial do app! Porém, também podemos clicar no dispositivo em si e explorar opções de agendamento e temporização de uso.

E podemos clicar no botão “…” no topo da interface para conhecer opções mais avançadas, como “estado no arranque”, que define o estado do dispositivo quando é ligado novamente devido a quedas de energia ou é desligado pelo interruptor físico.

Existem muitas outras opções das quais um usuário poderia se beneficiar, mas não vamos discorrer sobre todas.

Alexa

configuração amazon alexa interruptor inteligente sonoff
Baixando skill eWeLink Smart Home para Alexa (Imagem: Guilherme Barbosa / Max Dicas)

O processo de configuração e controle do dispositivo também pode ser feito via aplicativo Amazon Alexa, desde que instalemos a skill eWeLink antes. Podemos usá-lo para configurar o interruptor e também criar várias rotinas diferentes.

Para configurar uma rotina, selecionamos o interruptor no aplicativo, clicamos no ícone de engrenagem (configurações) e em “Tipo” mudamos de “Interruptor” para “Luz”.

Voltamos, então, duas telas e clicamos em “criar uma rotina”. Na tela que surge, clicamos no botão “+” para criar a rotina, daí definimos estado de ativação, nome, comando de ativação por voz e, por fim, selecionamos “adicionar ação”.

Em seguida, clicamos em “casa inteligente”, “luzes”, selecionamos o interruptor para conferir se ele está ativo e com a opção “potência” marcada. Se sim, clicamos em “avançar” e agora já podemos ativar o interruptor por voz via Alexa.

Considerações Finais

É interessante ressaltar que, mesmo que a rede caia, ainda é possível utilizar o interruptor normalmente do modo convencional, ou seja, manualmente.

E também é possível acioná-lo remotamente de qualquer lugar do mundo, desde que estejamos conectados à internet. Poderíamos, por exemplo, muito bem estar do outro lado da cidade e ligá-lo tranquilamente por meio da internet móvel de um smartphone.

E aí, curtiu nosso artigo? Compartilhe com outros aficionados por tecnologia e casa inteligente, então! Continue acompanhando o site Max Dicas para mais dicas imperdíveis em tecnologias! E não esqueça de se inscrever no nosso canal do YouTube.

Siga-nos também no Telegram e no Facebook. Onde sempre postamos as melhores ofertas do mundo tech. Para que vocês possam comprar produtos de qualidade, pelos menores preços! E para mais detalhes e informações, não deixe de conferir o nosso vídeo sobre o Sonoff TX:

Leia também: Amazon Fire TV Stick Vs Xiaomi Mi TV Stick Vs Roku Express: Qual a melhor opção?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais