A IoT permite que os objetos conectados possuam a capacidade de disponibilizarem informações sobre sua atuação, proporcionando a eles inteligência e permitindo um melhor controle e monitoramento, disponibilizando notificações de alterações em seu estado (FERREIRA, 2014).
Afirmam Lacerda e Lima-Marques (2015, p. 159), que “Interligados em rede, os objetos são capazes de realizar ações de forma independente e gerar dados em quantidade e variedade exponenciais, como produto das interações [..]”.
Na Figura 1, é possível observar três dimensões ligadas a IoT: lugar, momento e coisa. Estas dimensões incentivam e influenciam novas oportunidades, exemplos de mobilidade em diferentes situações de infraestrutura de rede. Isso torna a IoT uma tecnologia presente em toda parte.
De acordo com Lacerda (2015) o uso da Internet das Coisas pode trazer grandes benefícios para a sociedade, uma vez que se pode associá-la a muitos objetos do dia a dia, podendo atingir efeitos significativos em áreas como: segurança pessoal, conforto, lazer, meio ambiente, saúde.
Vale ressaltar que não é o intuito desta publicação trabalhar o aprofundamento em técnicas relacionadas a segurança em Internet das Coisas.