
Os profissionais de TI do mundo inteiro passam por uma situação complicada atualmente. Principalmente aqueles recém-graduados, ou recém-contratados. Devido ao impacto econômico da pandemia, a maioria acabou demitida. Mas por quê? Vamos entender isso.
- Publicidade -
Cortes de custo por dívidas trilionárias
Para entender a conjuntura que levou profissionais de TI a perderem seus empregos, a Forbes entrevistou Brian Sathianathan. Cofundador e chefe digital da “Iterate.ai”, uma empresa de inovações estratégicas e tecnologia de ponta. E cujos “insights” vamos compartilhar.
Segundo Brian, a pandemia forçou a economia global a desacelerar. Isso levou a um aumento da inflação, seguido por aumento das taxas de juros para controlar essa alta de preços. Levando a um cenário de recessão econômica no qual empresas foram forçadas a cortarem custos.
- Publicidade -
Incluindo reduzir sua mão de obra contratada, resultando em 120 mil profissionais de TI demitidos de grandes empresas tech apenas em 2022. De acordo com a CNBC, a indústria de tecnologia como um todo acumulou perdas de USD $ 7,4 trilhões no mesmo ano.
Isso põe em perspectiva as demissões de profissionais de TI e a hesitação em contratar pessoas mais inexperientes. E uma pesquisa da “Prosper Insights & Analytics” mostrou que 41,1% da geração Z e millenials espera ainda mais demissões nos próximos meses.
Desafios e dicas para entrar no mercado de trabalho
O especialista também diz que o processo de demissões em massa acirrou ainda mais a competição por vagas de emprego. Inclusive para cargos menores de entrada numa empresa. Pois muitos profissionais com décadas de experiência também estão competindo por elas.
- Publicidade -
Criando uma competição “desleal” contra recém-formados, que ainda buscam sua primeira experiência de emprego. Para despontar nesse ambiente extremamente competitivo, estas pessoas precisam de inigualável nível de conhecimento prático e adaptabilidade.
Além disso, os novos profissionais de TI de hoje precisam se inteirar sobre ferramentas de gerenciamento de projeto. Sem falar em tecnologias que estão mudando o mercado, como Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina.
Como dicas adicionais, Brian cita buscar especialização através de cursos. E fazer trabalhos como freelancer, ou estágios, para adquirir experiência e conhecimento prático. Fora construir uma rede de contatos no mercado, buscar mentorias e personalizar seu currículo por vaga.
Como empresas e o governo podem ajudar profissionais de TI

Quando perguntado sobre como o governo e as empresas privadas podem ajudar, Brian elencou algumas medidas de assistência coletiva. Segundo ele, os setores público e privado podem investir em educação voltada à tecnologia e programas de treinamento técnico.
Que deem aos profissionais de TI alicerces cognitivos e habilidades que realmente sejam demandadas pelo mercado. Além disso, podem ser oferecidos incentivos tributários para contratar recém-formados. Encorajando a criação de empregos na área.
Também estabelecer parcerias com a indústria tecnológica para oferecer estágios e mentorias. Sem falar em colaborações entre empresas e instituições educacionais. Para alinhar a grade curricular segundo as necessidades da indústria e criar programas de ingresso no mercado.
Além de, por fim, realizar eventos como feiras de trabalho e networking. Para facilitar o contato entre estudantes e potenciais empregadores. Tudo isso pode contribuir para que adquiram experiência prévia, habilidades e saberes essenciais para serem profissionais de TI capazes.
Palavras de encerramento
Brian termina a entrevista dizendo que, apesar de todos os desafios atuais. O setor tecnológico continua a demonstrar resiliência e inovação. Nosso mundo fica cada vez mais dependente de tecnologia e processos digitais, o que nos presenteia com ótimas novas oportunidades.
Continuar a se adaptar, aprender novas técnicas e habilidades. E abraçar novas tecnologias é crucial para se manter competitivo no mercado, diz ele. Principalmente em uma era de transformações e revoluções constantes na indústria tecnológica.
E aí, curtiu nossa matéria? Compartilhe este artigo, então! Você é um profissional da área de TI? Comente sobre suas experiências. Fique ligado no site Max Dicas para mais explicações tecnológicas imperdíveis. E não esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube.
Siga-nos também no Telegram e no Facebook. Para ficar a par das melhores ofertas, promoções e lançamentos do mundo tech! E, também, para interagir conosco. Trocando ideias, experiências e conhecimento. Para mais conteúdo da área de TI, não deixe de conferir nossos vídeos:
Leia também: Bancos digitais no Brasil crescem e superam bancos tradicionais
Privacidade na Internet: Brasil supera EUA em número de contas invadidas
Brasil é um dos países que menos investe em inovação tecnológica