Neste artigo vamos apresentar uma das opções de central de mídia mais baratas do Brasil: o Roku Express. Homologado pela Anatel e fabricado no polo industrial de Manaus, este aparelhinho é capaz de transformar sua antiga televisão em Smart TV ou compensar as limitações do sistema da sua Smart TV, caso este seja muito básico ou desatualizado, oferecendo uma enorme variedade de aplicativos de streaming! Quer descobrir tudo sobre ele? Então venha com a gente!
Apresentando o Roku Express
Se você não sabe, a Roku é uma empresa norte-americana bastante famosa fora do Brasil, possuindo um amplo catálogo de produtos no mercado estadunidense. No mercado brasileiro, a marca fez sua entrada com o sistema Roku TV presente nas Smart TVs da AOC e agora traz também o Roku Express, que é um excelente produto custo-benefício, competindo diretamente contra o Fire TV Stick Lite da Amazon e o Mi TV Stick da Xiaomi.
Desempacotando o produto
A caixa do Roku Express compreende o selo de homologação da Anatel, além de várias informações acerca do produto, e traz também alguns exemplos de aplicativos compatíveis – chamados de “canais”, no caso. Abrindo-a, temos um cabo HDMI de alta velocidade, que aliás, é relativamente curto – o que pode ser um problema caso você tenha uma televisão muito grande, acompanhado de um cabo micro USB para alimentação de energia – que pode ser conectado diretamente às entradas USB da sua TV ou a um adaptador de energia comum de celular, um controle infravermelho minimalista, o próprio Roku Express, uma fita adesiva que pode ser colada na parte inferior do aparelho, fixando-o às laterais da sua televisão ou onde achar melhor, e, por fim, um par de pilhas AAA (palito).
A parte frontal do Roku Express – que é feita num belíssimo black piano em contraste com o preto fosco do resto dele – possui um sensor infravermelho para captar os comandos do controle remoto. Dessa forma, essa parte deve ficar voltada para frente. Já a parte traseira dispõe de uma porta HDMI, uma porta micro USB e um botão RESET interno. No topo do aparelho temos o nome da marca, também em black piano, e embaixo, próximo de onde vai a fita adesiva, algumas informações sobre ele. Infelizmente, no entanto, a Roku não disponibiliza as especificações técnicas do Roku Express, como processador e memória RAM, por exemplo. Mas bem, agora que tiramos o Roku Express da caixa, vamos ligar e testar o dispositivo!
Testando o Roku Express! (Sistema)
A configuração do Roku Express é bastante simples, primeiramente escolheremos português (ou qualquer outra língua de sua preferência) como o idioma do sistema, em seguida, selecionaremos a rede a que o aparelho se conectará. Infelizmente, o Roku Express só trabalha no padrão IEEE 802.11n, o que significa que não temos acesso a redes de 5 GHz – mais estáveis e rápidas, e também não há possibilidade de conexão cabeada.
Após conectado, pode haver alguma atualização a ser realizada e, depois de concluída, o Roku será reiniciado automaticamente. O sistema detectará, então, o tipo mais adequado de exibição de tela, e se não estiver satisfeito com ele é possível selecionar uma exibição diferente. Ainda teremos uma tela com um guia passo-a-passo de como ativar sua Roku player; este processo pode ser feito tanto em um computador quanto em um dispositivo móvel, e é onde adicionaremos os aplicativos iniciais do Roku Express.
Passado esse estágio de primeiras configurações, estaremos na tela inicial do sistema Roku, onde temos um menu de acesso rápido aos aplicativos instalados e os atalhos “Adicionar canais” e “Desligar TV”. No primeiro, podemos buscar aplicativos por nome, categoria e gênero, e aqui vai um ponto negativo para aqueles que gostam de baixar apps por fora da loja: não é fácil (nem aconselhável) carregar aplicativos em lateral neste sistema, mesmo que seja baseado em Android. Já no segundo, nós desligamos o aparelho e a TV, visto que não podemos desligá-los diretamente via controle remoto.
Na opção “Pesquisar” podemos buscar um título específico, ou até vários títulos diferentes, e clicando em um deles seremos automaticamente levados ao serviço onde se encontra tal título, porém, se vamos ou não o assistir dependerá de fatores como assinatura ou gratuidade do serviço. Enquanto em “Canais de streaming” temos em destaque os apps já instalados e a possibilidade de instalar ainda mais deles, buscando por nome, categoria e gênero, assim como no atalho “Adicionar canais”.
Em “Configurações”, nós temos uma abundância de opções de ajuste, incluindo protetores de tela e temas do sistema, atualização de sistema, idioma, configurações avançadas e muito mais! Como a opção de espelhamento de tela, que para funcionar corretamente exige que o aplicativo transmitindo a mídia esteja instalado também no Roku Express. Outra funcionalidade que merece ser mencionada é o aplicativo Roku, disponível para dispositivos Android e iOS, que viabiliza controlar sua central de mídia pelo celular. O app também dispõe de uma opção de audição privada, que pode ser usada para transmitir o áudio do que estiver sendo reproduzido via fone de ouvido conectado ao seu smartphone, por exemplo.
Considerações finais
Bom, após os testes, é chegada a hora do veredito! Será que vale a pena? O sistema, a começar, é excepcionalmente optimizado, visualmente agradável, simples e amigável ao usuário, com tempo de resposta bastante satisfatório e navegação fluida. Porém, não é um aparelho recomendado aos usuários que gostam de baixar aplicativos de terceiros ou que se interessem por outros pontos além do streaming, como jogos.
O controle remoto é infravermelho – demandando que o dispositivo fique “visível” ao alcance dele – ao invés de bluetooth, possui poucas funções, a central de mídia não tem acesso a conexões cabeadas ou de 5 GHz, e a resolução máxima do aparelho é FullHD (1080p) – o que é um empecilho caso queira assistir conteúdos em definições maiores. Também não temos funções de voz aqui, o que reduz de certa forma a acessibilidade do sistema.
Mas o produto atende bem às necessidades de um usuário regular de streaming, com uma vasta seleção de aplicativos na loja oficial, incluindo os mais utilizados, e, pela faixa de preço e por tudo que entrega, sem dúvidas vale muito a pena! Fora que é um produto homologado pela Anatel, fabricado em solo brasileiro, e incentivar a indústria nacional nunca é demais!
COMPRE AGORA:
E você, o que achou do Roku Express? Vale o investimento? Compartilhe nos comentários! Não deixe de conferir também nosso vídeo:
Autor: Guilherme Barbosa
Siga o Max Dicas: Canal no Youtube | Instagram | Telegram | Facebook | Twitter