
- Publicidade -
Você sabia que é possível transformar seu celular em um roteador Wi-Fi? Graças a uma função integrada à maioria dos smartphones que temos hoje, você pode transformar o seu em um hotspot Wi-Fi. Dessa forma, pode-se criar uma rede local para compartilhar com quem você quiser, e onde quiser. Mas como fazer isso? E será que é seguro?
- Publicidade -
O que é um hotspot Wi-Fi?
A princípio, temos de explicar o que é um hotspot Wi-Fi. Fundamentalmente, um hotspot Wi-Fi é um trabalho conjunto entre software, hardware e serviços de rede back-end que transformam seu celular num modem/roteador. Ou seja, cria uma rede local para ser distribuída.
E é possível conectar dispositivos além de outros smartphones, como tablets e notebooks, por exemplo. Para isso, é preciso somente compartilhar uma senha. Quando conectados, dizemos que os dispositivos foram ancorados.
- Publicidade -
Entretanto, alguns celulares também permitem ancoragem via Bluetooth e cabos USB. Porém, estas são técnicas de uso pouco comum.
Como ativar um hotspot Wi-Fi?
Bem, para ativar um hotspot Wi-Fi no seu smartphone será preciso adentrar as configurações de rede e internet dele. Em seguida, vamos procurar a opção “Roteador Wi-Fi” e ativar essa função.
- Publicidade -
Na mesma página, devemos encontrar algumas configurações de rede. Como nome do roteador, tipo de banda a ser emitida, tipo de segurança Wi-Fi, senha da rede e ocultação de SSID do dispositivo.
É seguro?
Na verdade, sua conexão hotspot é tão segura quanto fazer uma ligação ou navegar na internet com seu celular. É bem mais seguro do que usar uma rede pública. E se você tiver um smartphone 5G, ele conta com uma camada criptográfica adicional de 256-bits AES.
Mais uma série de defesas que só funcionam se a rede as implementar. Sem falar que você pode mudar o padrão criptográfico da rede para WPA3, o mais novo e seguro, se os dispositivos clientes forem mais recentes. Ou WPA2/WPA3, se alguns forem mais antigos.
Quais smartphones podem ser usados como hotspot Wi-Fi?
Praticamente a maioria dos smartphones que estão presentes no mercado podem ser transformados em um hotspot Wi-Fi. Pelo menos um que seja 4G. E muitos tablets têm modems integrados com a mesma capacidade.
Quais os padrões Wi-Fi suportados?
Depende do seu dispositivo. Muitos aparelhos mais novos podem transmitir dados localmente utilizando o padrão Wi-Fi 6 (802.11ax). Assim, os dispositivos compatíveis dentro do alcance do roteamento podem se conectar normalmente ao seu smartphone, usando esse padrão.
Restrições
Mas é importante ressaltar que, por mais que os dispositivos conectados sejam modernos e que você tenha um chip 5G, você estará limitado às restrições do seu plano móvel. Então, pode ser bom pensar em pagar um plano robusto, caso você precise disso rotineiramente.
E aí, curtiu nosso artigo? Achou informativo? Deixe sua opinião nos comentários! E continue nos acompanhando para mais artigos incríveis como este.
Leia também: Instalar novas antenas Wi-Fi no notebook melhora o sinal?
Internet Gigabit – Entrega 1 Gbps mesmo?