Starlink franqueada?! Pois é, usuários do serviço de internet de Elon Musk foram surpreendidos com a notícia dias atrás. Segundo a nota de aviso da SpaceX, a partir de dezembro eles implementarão um sistema de franquia de dados.
A Starlink franqueada funcionará da seguinte maneira. Os usuários que ultrapassarem o limite de 1 TB (terabyte) de tráfego dados mensais serão cobrados. Uma tarifa de USD $0,25 (cerca de R$ 1,30) por cada 1 GB baixado. Até o período de contabilidade mensal ser reiniciado.
Mas não se preocupem. Poque os usuários que ultrapassarem o limite de dados ainda terão acesso à internet. Embora ele deva ser limitado a uma velocidade consideravelmente mais baixa. Entre as 7h e as 23h, que é considerada a faixa de maior intensidade de uso.
E apesar de pegar muitos de surpresa, na prática, a Starlink franqueada deve afetar poucos. Isso, pois 1 TB de dados é muita coisa. E atingir esse limite de dados é um tanto quanto difícil, para a maioria dos usuários comuns.
Tendo dito isso, é o público gamer que deve ficar atento à nova Starlink franqueada. Já que jogos costumam demandar um tráfego de dados bem mais intenso. Se comparados a outras aplicações online, como streaming, por exemplo.
O que é e como funciona a Starlink?
A internet Starlink é um projeto liderado por Elon Musk. Fundador da SpaceX. Com objetivo de fornecer internet rápida e de longo alcance a regiões remotas. Utilizando, para isso, transmissões via satélite. Atualmente, a SpaceX conta com cerca de 3 mil satélites em órbita.
E o plano, seguindo adiante, é adicionar ainda mais satélites à “constelação” da internet Starlink. Só na primeira fase, espera-se chegar a 4,4 mil deles. Cada um dos satélites tem 4 antenas de alta performance. E agindo conjuntamente, transmitem sinais de forma veloz e barata.
Os satélites da Starlink franqueada têm formato plano e pesam cerca de 260 Kg. E circundam a Terra em órbitas baixas de 550 Km. Assim, eles se desintegram mais facilmente na atmosfera depois de desativados. Cada um deles é alimentado por somente um painel solar.
A Starlink está disponível em 36 países diferentes, contando com o Brasil. Em maio deste ano, o serviço atingiu o marco de 400 mil usuários ao redor do globo. E esse número crescerá muito mais já que a Starlink pretende adentrar outros mercados.
Velocidade e kit de instalação
Apesar da diminuição no preço das mensalidades do serviço de internet da SpaceX. O kit de instalação da Starlink franqueada continua bastante salgado. Começando a partir dos R$ 3 mil reais. Então, não é muito acessível.
A empresa promete velocidades de até 1 Gbps e latência de 25 ms. No Brasil, a Starlink está disponível para reserva desde abril de 2021. Em todo o território nacional.
E em janeiro nós noticiamos que a SpaceX finalmente havia recebido sinal verde da Anatel. Para comercializar seu serviço de internet no Brasil.
Uma das vantagens da internet Starlink é a possibilidade de você mesmo instalar sua própria internet banda larga. O kit de instalação da Starlink inclui uma parabólica, um roteador Wi-Fi SpaceX, uma fonte de alimentação, cabos e um tripé de montagem.
Os requisitos são uma visão clara do céu. Com o aplicativo da Starlink franqueada disponível para iOS e Android, fica fácil determinar o melhor local de instalação.
E aí, curtiu nossa matéria? Então, compartilhe com os amigos! Continue acompanhando o site Max Dicas para mais notícias imperdíveis. Siga-nos também no Telegram e no Facebook. Para ficar a par dos melhores produtos e lançamentos tecnológicos.
E não deixe de conferir nossos vídeos sobre a Starlink:
Artigo redigido com informações de Terra
Leia também: Teste da internet Starlink de Elon Musk! Vale a pena?
Roteador Starlink de Elon Musk é bom? Testes avançados
Internet Starlink de Elon Musk mais barata no Brasil