O Blackview MP200 é o primeiro mini PC Intel da marca que analisamos por aqui. Contando com memória RAM, ROM, Wi-Fi 6 e processamento suficiente para montar um escritório de trabalho em casa tranquilamente. Mas será que o produto realmente vale a pena? Vamos descobrir!
Especificações e unboxing do PC
Então, comecemos por apresentar o dispositivo e depois desempacota-lo. Primeiro, temos o processador do mini PC Intel, que é um i5-11400H. Uma CPU Hexa-Core de 12 threads, 12 MB de cache e clock máximo de 4,5 GHz. Que vem acompanhado uma GPU integrada de 1,45 GHz.
Mais 16 GB de memória RAM DDR4 (3.200 MHz) e 512 GB de armazenamento num SSD M.2. O computador Blackview MP200 vem dentro de uma caixa preta com detalhes furta-cor. Que é até bastante bonita, diga-se de passagem. Abrindo-a, temos o mini PC logo de cara.
Bem embalado para sua proteção. Em seguida, encontramos um cabo HDMI, um cabo de energia para a fonte bivolt de 119,7 W e o suporte de mesa para o PC. Além disso, temos um manual e peças extras de fixação de HDD (caso sejam necessárias).
Visão geral do dispositivo
Agora, conferindo o nosso mini PC Blackview MP200, temos na parte frontal uma entrada de ar e um botão de ligar/desligar o aparelho. Seguido de uma entrada P2 para fones, 2 entradas USB-A 3.2 mais uma USB-C, que suporta passar até 15 W de acordo com a marca.
Na traseira, temos mais 2 USB-A 3.2, uma porta Display Port, uma HDMI, uma porta Ethernet Gigabit e uma entrada para cabo de energia. Ademais, temos um pequeno botão interno de Reset do PC e podemos ver um baita dissipador de calor por uma entrada de ar.
O produto também possui uma saída de ar inferior e tem uma ótima construção. Com uma carcaça em formato de torre ostentando alguns detalhes geométricos. Dando a ele um visual bastante requintado! Mas que tal abrirmos o Blackview MP200 e darmos uma olhada?
Abrindo o mini PC da Blackview
Bem, abrindo a lateral do mini PC já encontramos um espaço para instalar um HDD ou SSD Sata de 2,5” até 2 TB. Também podemos visualizar o SSD que vem pré-instalado e a memória RAM, sendo que é possível adicionar mais um pente de RAM se quisermos.
Além disso, o PC suporta até 128 GB de RAM. Desmontando ainda mais, encontramos a placa de rede do dispositivo. A qual utiliza um chipset Intel AX201, compatível com Wi-Fi 6. E desmontando ainda mais, podemos visualizar o robusto sistema de resfriamento da CPU.
Olhando o hardware, definitivamente temos que o Blackview MP200 realmente aparenta ser um produto de qualidade! Todavia, quem tem a “palavra final” são os testes de uso do PC, que é o que vem a seguir na nossa análise.
Testes do PC
E agora, com o mini PC montado novamente, vamos aos testes! Vale ressaltar que ele vem com o sistema Windows 11 pré-instalado. Caso você precise formata-lo futuramente, clique aqui para ler nosso tutorial completo de formatação.
Enfim, depois da configuração inicial instalamos tudo que precisaremos para os nossos testes. Além de outros programas básicos que um PC normalmente possui, como um bom antivírus, editor de vídeo e um jogo competitivo online (“Counter Strike: Global Offensive”).
Surpreendentemente, o Blackview MP200 rodou muito bem nosso editor de vídeo. Não tão bem quanto um PC com GPU dedicada rodaria, mas ainda assim, se saiu bem. O teste de uso com navegador também foi tranquilo, o que não podemos dizer sobre o teste em jogos.
Jogos e Wi-Fi
Nós conseguimos rodar “Counter Strike”, porém, apenas no modo janela em resolução HD (1.280 x 720). E como se não bastasse, o mini PC não aguentou rodar o jogo e nosso app de captura de tela ao mesmo. Assim sendo, desligamos o app e rodamos apenas o jogo.
E apesar de conseguirmos jogar desta vez, a experiência não foi das melhores. Pelo menos não se o objetivo for jogar competitivamente. Agora, se você quiser jogar apenas por lazer, para matar um tempo, o Blackview MP200 é completamente capaz de rodar jogos mais leves.
Já nos testes de velocidade Wi-Fi, os resultados nos agradaram bastante! Com o mini PC atingindo mais de 800 Mbps tanto em download quanto em upload. E mais de 1.300 Mbps no teste de velocidade local com o “Open Speed Test”.
Mas, frisando, que usamos um Xiaomi 7000 recebendo 1 Gbps de internet. Não é porque nós conseguimos este resultado que você também vai, necessariamente.
Considerações finais sobre o Blackview MP200
Então, qual é o nosso veredito quanto ao mini PC da Blackview? Para quem quer ou precisa de um produto leve e compacto, e ainda ter um bom desempenho para trabalho ou estudo, o Blackview MP200 sem dúvidas é uma excelente opção! Só não podemos exigir dele em jogos.
Se a taxação for até uns R$ 500, diríamos que vale muito a pena importar o aparelho. Para os interessados, os links de compra do produto seguem abaixo. Lembrando que, ao comprar por eles, você ajuda o site a trazer mais conteúdo. Confira:
E aí, curtiu nossa resenha do mini PC da Blackview? Compartilhe-a, então! E o que você achou dele? Comente sua opinião! Fique ligado no site Max Dicas para mais análises tecnológicas de primeira. E não esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube.
Siga-nos também no Telegram e no Facebook. Para ficar a par das melhores ofertas, promoções e lançamentos do mundo tech! E, também, para interagir conosco. Trocando ideias, experiências e conhecimento. Para mais detalhes e informações, confira nosso vídeo:
Leia também: Blackview N6000: Mini smartphone INDESTRUTÍVEL tem specs e lançamento revelados!
Blackview A200 Pro: Novo smartphone com câmera de 108MP e tela curva AMOLED
Blackview Active 8 Pro: Tablet INDESTRUTÍVEL com BATERIA IMENSA