- Publicidade -

Teste Wi-Fi: Como saber a real velocidade da sua rede

- Publicidade -

Sabia que com apenas um teste Wi-Fi, você pode determinar a velocidade da sua rede? Pois é. Temos certeza de que, em algum momento, você já deve ter se perguntado uma coisa. Se realmente está recebendo toda a velocidade de internet que contratou.

- Publicidade -

Do contrário, provavelmente não estaria lendo este artigo. Mas existem inúmeros aplicativos, sites e métodos para testar a velocidade de sua conexão. Será que todo tipo de teste Wi-Fi é preciso? Já adiantamos que não.

Por isso, vamos mostrar como determinar a real velocidade da sua rede com um desses testes. Porém, antes disso, temos que estabelecer alguns pontos cruciais. Para entendermos melhor o que um teste de rede nos mostra. Começando por diferenciar Internet e Wi-Fi.

Teste Wi-Fi: A diferença entre Wi-Fi e Internet

- Publicidade -

Antes de partirmos para o teste Wi-Fi, temos que frisar que Internet e Wi-Fi são coisas distintas. Apesar de alguns tomarem os termos como sinônimos, atualmente. A Internet é a rede que conecta múltiplos dispositivos espalhados ao redor do mundo.

Enquanto o Wi-Fi é um meio de acesso a esta dita rede. Alternativo à conexão cabeada tradicional. É como um cabo de rede invisível conectado aos dispositivos da rede. E o teste Wi-Fi é o caminho mais comumente utilizado para medir a taxa de velocidade de uma rede.

Nesse meio, um transmissor Wi-Fi emite ondas de rádio captadas por dispositivos clientes. Como um roteador emitindo Wi-Fi para um smartphone. Ou um notebook, por exemplo. Que possibilitam tais dispositivos acessarem a Internet.

- Publicidade -

Contudo, uma rede Wi-Fi é geralmente algo local. Dessa forma, é possível ter um forte sinal de Wi-Fi sem nem mesmo haver conexão à Internet. No entanto, o contrário não se aplica. Não é possível se conectar à internet sem Wi-Fi. Pelo menos não de maneira sem fio.

Por que a velocidade de internet importa

Mas, afinal, será que a velocidade da internet importa tanto assim? Sim e não. Parece confuso, mas o que queremos dizer é que, em alguns casos, ela faz toda a diferença. Enquanto, em outros, nem tanto. Quando há muitos dispositivos conectados à rede, por exemplo, ela importa.

Isso pois os dispositivos compartilham a velocidade da sua conexão. Mesmo durante o teste Wi-Fi. O que quer dizer que, teoricamente, eles dividem a velocidade de banda igualmente entre si. Por exemplo, se houver dois dispositivos clientes assistindo via streaming na rede.

Geralmente, para qualidade SD (480p) é necessário apenas 3 Mbps. Enquanto para as qualidades HD (720p), 4K e 8K são necessários ligeiramente mais. Apenas 5Mbps, 25 Mbps e 80 Mbps para cada uma. Respectivamente.

Multiplicando tais valores pelo número de clientes fazendo streaming simultaneamente, temos a banda total em tempo real. Precisa para sustentá-los. O mesmo vale para um dispositivo rodando um teste Wi-Fi com outros dispositivos conectados à rede.

Então, em resumo, quanto maior sua velocidade de internet, maior é a velocidade distribuída de banda de cada cliente. E o risco de desconexões é significativamente menor. Nesse sentido, ter uma internet com velocidade ultrarrápida é bastante vantajoso.

Porém, temos de levar em consideração que a velocidade de internet não importa muito em alguns casos. Como em um download, por exemplo. Se o arquivo estiver hospedado em um servidor com internet de 100 Mbps, sua velocidade de download não será superior a isso.

Interpretando um teste Wi-Fi

Teste Wi-Fi de velocidade no POCO F4
Teste Wi-Fi de velocidade no POCO F4 (Imagem: Max Dicas)

Num teste Wi-Fi, existem dois dados que recebem atenção especial. A velocidade de download e a velocidade de upload. A primeira diz respeito à velocidade com a qual “puxamos” algo de fora da nossa rede local. Enquanto a segunda à velocidade da ação inversa.

Frequentemente, nós utilizamos mais a velocidade de download do que a de upload. Mas ambas são muito necessárias para que a transmissão de dados na rede seja bem-sucedida. Isso pois o seu dispositivo precisa confirmar para o servidor remoto ao qual está conectado.

Que o pacote de dados enviado foi recebido e de que está pronto para receber o próximo. Ou seja, usando a analogia de uma estrada, quando a via de upload está “engarrafada” não é possível fazer downloads. De modo algum.

Isto é, se alguém estiver semeando um arquivo torrent. Ou fazendo upload de um arquivo grande. Sem limitar a velocidade para a tarefa, outros clientes conectados podem não conseguir fazer downloads na rede. Algo que muitos desconhecem.

Ping, jitter e perda de pacotes

Alguns tipos de teste Wi-Fi também mostram resultados mais detalhados sobre a análise da rede. Com dados sobre ping, jitter e perda de pacotes. Mas o que significam esses termos? Bem, ping é a quantidade de tempo necessária para um pacote de dados trafegar entre usuários.

Esse tempo costuma ser medido em milissegundos. E geralmente quanto menor o seu ping, melhor é a sua conexão de internet para aplicações de tempo real. Como jogos ou chamadas online, por exemplo. Normalmente, um ping de 15ms ou menos é considerado ótimo.

Já o jitter, também conhecido como variação de ping, mede os valores de ping durante o teste. Ou seja, se os pacotes de dados levarem exatamente o mesmo tempo para chegarem ao destino, não há jitter. Independentemente do quanto demorem para fazer isso.

E quanto maior o jitter, maior é a probabilidade de pacotes se perderem no caminho. A perda de pacotes acontece quando um pacote de dados não é recebido. Ou é recebido apenas parcialmente. O valor ideal do jitter fica abaixo de 30ms. E costuma ficar abaixo de 10ms.

Teste Wi-Fi: como descobrir sua velocidade de Internet

Como dissemos anteriormente, existem vários sites e aplicativos que oferecem um teste Wi-Fi. Ou teste de internet. E é totalmente compreensível que alguns possam ficar meio receosos com qual deles usar. Mas a metodologia que eles aplicam é, em sua maior parte, a mesma.

Então, não é preciso se estressar muito com isso. É só escolher um que seja o melhor para a sua localização. E um dos mais recomendados, nesse sentido, é o Speedtest. Que é um dos mais confiáveis e completos do segmento. Você pode fazer um teste para experimentar.

Mas tenha em mente uma coisa. Independentemente do resultado, as chances de que ele não seja sua real velocidade de internet são grandes. Por quê? Bem, a sua velocidade de internet pode variar de acordo com uma série de fatores durante o teste.

Como, por exemplo, se havia outros dispositivos conectados à rede no momento do teste Wi-Fi. Se sim, eles poderiam estar usando uma boa parte da sua largura de banda. Impedindo o seu dispositivo de teste de alcançar velocidades maiores.

Poderia ser, também, o caso de seus dispositivos não estarem equipados para extrair o máximo da rede. Mesmo que você tenha um plano de internet super-rápido. Um computador que só consegue extrair 100 Mbps de velocidade, por exemplo, não vai passar 1 Gbps de internet.

Preparando o teste de velocidade da rede

Então, como determinamos a verdadeira velocidade da rede? O melhor jeito de descobrir a velocidade Wi-Fi do seu roteador é com uma transferência de dados local. Transferindo de um computador/servidor para outro cliente Wi-Fi da rede. Usando conexão cabo-para-wireless.

Porque, utilizando muitos clientes Wi-Fi, a velocidade sem fio será compartilhada. Sendo assim, os resultados do teste Wi-Fi não revelarão a velocidade real do seu Wi-Fi.

E drivers de Wi-Fi para dispositivos móveis tendem a ser otimizados para favorecer duração de bateria. Não desempenho.

Sendo assim, não se surpreenda se a velocidade de upload ficar abaixo da velocidade de download. Enfim, o computador que desempenha a função de servidor e hospeda os dados de teste deve ter uma porta de rede Gigabit.

Ou uma porta Ethernet de 10 Gigabit, se você pretende usar um roteador Wi-Fi 6 ou 6E para o teste Wi-Fi. Além de usar uma unidade SSD como armazenamento. Conecte, então, este computador à porta LAN mais rápida do roteador Wi-Fi que você quer testar.

Agora, neste computador servidor, compartilhe a pasta que contém os dados de teste para que fique acessível a outros computadores que se conectem ao mesmo roteador.

Vamos precisar de um segundo computador, então. Seja um laptop ou um desktop. Para desempenhar o papel do cliente Wi-Fi. Este computador precisa ter um adaptador Wi-Fi o mais rápido possível. Com pelo menos a mesma velocidade do roteador.

Ele também deve usar um SSD como armazenamento para o teste Wi-Fi. Devemos conectar este computador à rede Wi-Fi do roteador. E nos certificar de separar as bandas, quando possível. Seja 2,4 GHz, 5 GHz ou 6 GHz. Em redes diferentes para saber qual estamos testando.

Testando a velocidade da rede

Teste Wi-Fi do Redmi AX5400 Branco
Teste Wi-Fi do Redmi AX5400 Branco (Imagem: Max Dicas)

Em seguida, no computador cliente, vamos copiar os dados do computador servidor. Vamos cronometrar o tempo necessário para concluir o processo. Por fim, vamos dividir o tamanho do arquivo copiado, em MB, pelo tempo de transferência.

E depois multiplicá-lo por 8, para descobrir a velocidade em Mbps. Vamos supor que o arquivo tem tamanho de 3.500 MB. E que ele levou 40 segundos para completar a transferência. Isso daria 87,5 MB/s de velocidade. Ou 700 Mbps de velocidade de transferência.

Esse é o valor que representaria a velocidade real do seu Wi-Fi. E é este o método mais correto e preciso para determinar a velocidade real da sua rede com um teste Wi-Fi. É possível, ainda, mover o computador cliente. Para ver como a distância roteador/cliente afeta sua performance.

E não se assuste com flutuações. A velocidade da internet, em geral, tende a variar bastante. Você pode tranquilamente escolher os maiores resultados obtidos como a velocidade real da sua rede Wi-Fi local.

E aí, entendeu como fazer um teste Wi-Fi do jeito certo? E,tão, compartilhe este artigo para que outros possam também! Já testou a velocidade do seu Wi-Fi? Ficou satisfeito ou insatisfeito com o resultado? Comente! Fique ligado no site Max Dicas para mais dicas tecnológicas imperdíveis.

E não esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube. Siga-nos também no Telegram e no Facebook, para ficar a par das melhores ofertas e lançamentos do mundo tech! E, também, para interagir conosco. Para mais detalhes, confira nossos vídeos explicando mais a fundo sobre Wi-Fi:

Leia também: Roteadores custo-benefício 2022 (atualizado)

10 Dicas para melhorar o Wi-Fi da sua casa

Internet Gigabit: Entrega 1 Gbps mesmo?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais