- Publicidade -

O que são redes Wi-Fi?

- Publicidade -

O Wi-Fi

- Publicidade -

A cada dia o Wi-Fi se torna mais presente na vida das pessoas, mas nem todos conhecem o verdadeiro significado desta sigla, que está ligada diretamente com o padrão IEEE 802.11.
É uma tecnologia desenvolvida pela junção de empresas como 3Com, Nokia, Lucent Technologies e Symbol Technologies. Buscavam criar a padronização e normatização da rede sem fio em conjunto com a IEEE. Em 1999 nasce a WECA (Wireless Ethernet Compatibility Aliance), e o mundo inteiro começa a utilizar essa tecnologia.

Ainda não havia um nome adequado para a tecnologia, a WECA não podia lançar um nome complexo, mas sim um nome de fácil pronúncia e ligação com a rede sem fio, até que contrataram uma empresa chamada INTERBRAND, que criou a Wi-Fi e desenvolveu o logotipo da tecnologia, sendo que a base da criação foi o termo Wireless Fidelity (Fidelidade sem fio). Funcionou tão bem que em 2003 passa a se chamar Wi-Fi Alliance, justamente pela aliança de várias empresas.

- Publicidade -

Vantagens

Existem muitas vantagens em utilizar Wi-Fi, dentre elas a conexão e comunicação sem fio de vários dispositivos, como: impressoras, tablets, smartphones, computadores. Possui um baixo custo e é muito útil, sendo utilizada em diversos lugares como: ambiente doméstico, parques, hotéis, praças, lojas, escritórios, restaurantes, universidades, shoppings.

Com o passar dos anos, cresce consideravelmente a demanda e fabricação de equipamentos que disponibilizam a função Wi-Fi, e segundo Leandro (2012 apud BONFIM, 2008), possibilita uma série de benefícios, como:

- Publicidade -

  • Robustez – Em caso de incidentes ou desastre uma rede sem fio pode permanecer intacta;
  • Rápida e fácil instalação – Tempo extremamente reduzido se comparado a conexões cabeadas, pois é necessário apenas algumas configurações, e não é preciso passar cabos em paredes ou tetos;
  • Flexibilidade – Possibilidade de realizar tarefas, alternando o local ou estações de trabalho de acordo com a necessidade;
  • Redução do custo agregado – Facilidade de expansão, menor frequência de manutenção, robustez e outros fatores que auxiliam a facilitar o processo de recuperar os recursos e configurações inicialmente definidos;
  • Escalabilidade – Possíveis configurações das WLANs para serem utilizadas, de pequenas a grandes redes, facilidade de adaptação e utilização em diversas circunstâncias;
  • Diversas topologias – Aceitação de uma variedade de topologias a serem configuradas, atendendo aplicações específicas, não havendo grandes dificuldades na mudança de configuração.

Desvantagens

Mas há também algumas desvantagens como:

  • Qualidade de serviço – A qualidade do serviço disponibilizado é menor que as redes cabeadas, pois as radio transmissões são muito suscetíveis a erros devido a interferências;
  • Segurança – Os canais sem fio são alvos fáceis de interceptar e o uso de ondas de rádio pode interferir em outros equipamentos que também utilizam o mesmo meio de transmissão.
  • Baixa transferência de dados – Embora a tecnologia sem fio esteja crescendo rapidamente, as taxas de transmissão ainda são inferiores se comparada a rede cabeada.

Referências 
CAETANO, Maxsuell Roger. Sistema de Interligação e Monitoramento dos Pontos de Iluminação Pública.Caratinga: Faculdades Doctum de Caratinga. 91 p. Trabalho de Conclusão de Curso.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais