- Publicidade -

Console Portátil R36S Plus, febre do AliExpress, é bom?

- Publicidade -

O Console PortátilR36S Plus é a versão atualizada do R36S, que explodiu em poopularidade no AliExpress. E como tal, esta versão também está ganhando muita visibilidade. Sendo assim, não poderíamos deixar de testá-lo não é mesmo? Quer saber mais sobre ele? Então, vamos lá!

- Publicidade -

Unboxing do videogame portátil do AliExpress

A começar por desembalar o produto, já na caixa podemos observar algumas especificações do produto. Entre elas, destaca-se o aparente recurso de tela de proteção aos olhos. Por falar em tela, a nova versão do R36S tem uma tela de 4’’ (720 x 720), enquanto a antiga era de 3,5’’ (640 x 480).

Segundo as especificações inscritas na embalagem, o portátil tem suporta mais de 10 emuladores, 2 cartões de memória, possui CPU Quad-Core e conexão Wi-Fi. A caixa ainda mostra algumas das cores disponíveis do console, informações adicionais e um guia dos botões para o usuário.

- Publicidade -

Abrindo a caixa, temos de cara o Console PortátilR36S Plus, bem embalado para sua proteção. Em matéria de acessórios, basicamente temos USB-C para USB-A, película plástica de proteção (vale a pena investir numa de vidro) e auxiliadores de fixação da película.

Visão geral dos botões, entradas e saidas

Desembalando o Console Portátil R36S Plus
Desembalando o Console Portátil R36S Plus (Imagem: Max Dicas)

- Publicidade -

Na parte frontal, o console portátil conta com 2 analógicos, saída, de aúdio, setinhas direcionais, botões de ação, Select, Start e “FN” (função), que serve para funções específicas nos jogos. Ao lado direito, temos botões de volume e uma entrada para cartão de memória.

E à esquerda temos botões liga/desliga, reset, e outra entrada para cartão, caso o usuário queira separar os jogos e o sistema do console. E, assim como na versão anterior, existe um modo certo de desligá-lo: apertar o botão “start”, selecionar “sair” e “desligar sistema”.

Desligar o Console PortátilR36S Plus diretamente pelo botão liga/desliga não é aconselhável pois pode corromper os dados do sistema e/ou dos jogos. Uma falha de design que definitivamente precisa ser corrigida em futuras versões do dispositivo.

Na parte traseira, temos gatilhos L1, R1, L2 e R2. Embaixo temos entradas USB-C, OTG e porta P2 (3,5 mm) para conectar fones de ouvido com cabo, e obter uma experiência mais imersiva. Ou simplesmente para não incomodar quem estiver por perto com o som dos jogos.

Sistema

De fábrica, o portátil vem com sistema “GameConsoleOS”, que roda muito bem os jogos. Porém, lemos relatos na internet de que é possível instalar outro sistema no Console PortátilR36S Plus para rodar os jogos ainda melhor. Mas é preciso fazer backup dos jogos primeiro, é claro.

Não vamos ensinar como fazer isto aqui, pois não é o objetivo desta análise. Todavia, existe uma comunidade bem grande focada neste console e não é difícil encontrar tutoriais na internet. Enfim, para conectá-lo ao Wi-Fi é preciso apertar start, selecionar “opções de rede” e entrar no seu Wi-Fi.

Se não der certo de primeira, reinicie as opções de rede (network settings) ou o próprio console. Algumas das vantagens de conectá-lo ao Wi-Fi são poder jogar com amigos que também tenham o portátil, desde que estejam na mesma rede, e atualizar o sistema, por exemplo.

Testando o Console PortátilR36S Plus

Agora, vamos aos testes com os jogos! Bem, o Console PortátilR36S Plus suporta mais de 10 emuladores, como dissemos, e já vem com mais de 15 mil jogos instalados. Começamos pelo Mega Drive, jogando “Sonic & Knuckles”, e a experiência foi bastante fluida.

Depois seguimos para “Metal Slug X” no emulador de fliperama Neo-Geo, e, apesar de a experiência também ter fluido bem, notamos um corte na imagem. Que impossibilita visualizar os cantos esquerdo e direito da tela, bloqueando partes do mapa e certas informações do jogo.

Isto não é algo que não lembramos no R36S comum, e é algo que acontece com todos os jogos deste emulador, infelizmente. Partimos para o emulador de PlayStation, jogando “Tekken 3” e “Crash Bandicoot”, e o único contra foi a incapacidade de utilizar anlaógicos no Crash.

Dicas e mais testes

Testando o Console Portátil R36S Plus
Testando o Console Portátil R36S Plus (Imagem: Max Dicas)

O Console PortátilR36S Plus também possui emulador de PSP, então testamos “Naruto – Ultimate Ninja Heroes”. E foi aqui que o portátil começou a travar. Talvez com outro cartão e outro sistema, pudéssemos obter um desempenho melhor. Para sair do jogo é preciso apertar a tecla FN, aliás.

Diferente dos outros emuladores, em que saímos apertando Select + Start 2 vezes. A propósito, se o jogo não tiver função integrada de salvamento de dados, é possível salvar pressionando Select e R1. Daí é só pressionar Select e L1 se quiser voltar ao ponto de salvamento.

Além disso, testamos os emuladores de Super Nintendo jogando “Super Mario World” e Nintendo 64 com “Spider-Man”. O primeiro rodou lisinho, já o segundo passou bem longe disso. Outros jogos como “Super Mario 64 DS” e “Need For Speed Undergorund” nem conseguimos iniciar.

Como fazer backup

Para fazer backup no Console PortátilR36S Plus precisamos desligar o console do jeito que dissemos, apertando Start, “sair” e “desligar sistema”. Em seguida, retiraremos o cartão de memória o pressionando até que ele ejete e usaremos um adaptador para PC ou Notebook.

Assim, poderemos acessar os dados dentro do cartão. Ao conectá-lo veremos que os dados do sistema e dos jogos estão separados em partições distintas. Para fazer backup do conteúdo delas, basta copiá-lo e colá-lo em outro local de sua preferência, como uma pasta no PC/Notebook.

Porém, vale ressaltar que o tempo de backup pode variar muito dependendo do hardware do seu equipamento. No nosso caso, o processo demorou apenas cerca de 11 minutos. É bem simples.

Considerações finais sobre o Console Portátil R36S Plus

E aí, o Console Portátil R36S PLus vae a pena?
E aí, o Console Portátil R36S PLus vae a pena? (Imagem: Max Dicas)

Então, o que podemos dizer sobre o Console PortátilR36S Plus depois desta análise? Sem dúvidas, é uma baita aquisição! Quer seja para presentear seus filhos, por exemplo, ou a si com um console que vai trazer toda a nostalgia da sua infância ou adolescência.

Entretanto, o R36S padrão não fica muito atrás, então se a diferença de preço estiver muito grande vale a pena levar isso em consideração. Do contrário, é melhor pegar a versão Plus pelos adicionais que entrega. Mas é bom se atentar a imitações que andam circulando pelo mercado.

No geral, a experiência de uso é agradável. O processador Quad-Core, a memória RAM de 1 GB, tela IPS e 3.000 mAh de bateria entregam durabilidade e boa performance. Mas para jogos mais pesados, será necessário instalar outro sistema e utilizar um cartão de memória mais rápido.

Links de compra

Ah, e aparentemente é possível desabilitar as molduras e utilizar toda a tela do console mudando as configurações. Então, não é preciso jogar com a tela “cortada”. Interessados no Console Portátil R36S Plus podem conferir mais informações nos links de compra abaixo:

E aí, curtiu nosso artigo sobre o R36S Plus? Compartilhe-o, então! O que achou deste console portátil? Comente! Fique ligado no site Max Dicas para mais resenhas tecnológicas imperdíveis. E não esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube.

Siga-nos também no Telegram. Para ficar a par das melhores ofertas e lançamentos do mundo tech! E, também, para interagir conosco. Trocando ideias, experiências e conhecimento. Para mais detalhes sobre o produto, confira nossos vídeos:

Leia também: Asus TUF Gaming BE9400, novo ROTEADOR GAMER WI-FI 7 revelado!

Emeet Pixy, a MELHOR Webcam 4K CUSTO-BENEFÍCIO com IA!

Xiaomi Smart Band 10, testando a nova pulseira inteligente!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais