Roteadores TP-Link Archer C: qual a diferença entre eles?
Querendo comprar um roteador novo? Pensando em investir num TP-Link Archer C? Em dúvida sobre qual combina melhor com suas necessidades? Pois este artigo é para você! O site Max Dicas tem prazer em ajudar você a escolher o seu próximo roteador, e é por isso que nós vamos apresentar a família Archer C da TP-Link, suas principais características e para quais tipos de usuário cada modelo é mais recomendado. Vamos lá?
Siga o Max Dicas: Canal no Youtube | Instagram | Telegram | Facebook | Twitter
TP-Link Archer C20
Este modelo possui 4 portas LAN e 1 WAN, sendo portas Fast Ethernet, o que implica que cada uma só suporta velocidades de até 100 Mbps. Logo, se você possuir um pacote de internet com velocidade superior a 100 Mbps, este roteador não é o mais recomendado. Ele também possui 3 antenas, sendo 2 dedicadas a trabalhar na frequência de 2,4 GHz e a outra para a frequência de 5 GHz, já que é um roteador dual band.
Em 2,4 GHz utilizando o padrão “n”, pode atingir velocidade teórica de até 300 Mbps, e, em 5 GHz no padrão “ac”, até 433 Mbps. Lembrando que estes valores não têm a ver com sua velocidade de internet contratada. Com o Archer C20 é possível criar redes para convidados, uma para cada banda, além de ter função repetidor e vários controles, como controle de acesso, controle de banda e controle dos pais. Possuindo também algumas proteções de Firewall.
Paralelamente, temos o C20 W, que possui uma tecnologia chamada “Agile Config”, a qual é uma opção mais interessante para provedores, já que permite a customização de configuração padrão do aparelho, evitando que usuários finais desconfigurem o roteador, assim como gastos desnecessários com visitas técnicas. Portanto, caso você seja um usuário final, esta versão acaba não sendo muito recomendada.
TP-Link Archer C50
Possuindo 4 portas Lan e 1 WAN, todas Fast Ethernet, este roteador dual band possui 4 antenas (2 dedicadas para cada banda). Em 2,4 GHz, no padrão “n”, pode alcançar até 300 Mbps, enquanto em 5 GHz, no padrão “ac”, até 867 Mbps. Sendo também possível criar redes para convidados e realizar diversos controles diferentes, como no C20.
Entretanto, com um pequeno diferencial em que é possível configurar um check in do Facebook. Então, caso você seja dono de um estabelecimento comercial e queira usar este roteador nele, basta configurar o check in para que seus clientes, a partir da rede de convidados, consigam acessar a internet após divulgarem seu comércio.
Algumas versões do C50 podem vir sem essa funcionalidade de check in no Facebook, no entanto, fazendo-se preciso atualizar o Firmware. Isto pode ser feito indo ao site da TP-Link, baixando o novo Firmware, e instalando-o no roteador. Vale ressaltar que este roteador também não atende planos de internet com velocidades acima de 100 Mbps.
TP-Link Archer C60
Este é o roteador mais “Premium” dessa categoria de roteadores que atende planos de até 100 Mbps. Assim como os outros dois anteriores, este modelo possui 4 portas LAN e 1 WAN, todas Fast Ethernet. É um roteador dual band e possui 5 antenas, 3 trabalhando na banda de 2,4 GHz e 2 na banda de 5 GHz.
Como nos C50 e C20, temos diversos controles (exceto de check in no Facebook), redes para convidados, e alguns outros diferenciais, como a tecnologia Beamforming. Este recurso permite alta eficiência em transmissões Wi-Fi, concentrando o sinal sobre o dispositivo acessando a internet (desde que ele seja compatível com esta tecnologia), ao invés de roteadores tradicionais sem esta função, que simplesmente espalham o sinal igualmente por todo o ambiente, sem levar em conta obstáculos físicos que diminuem a qualidade e a intensidade da conexão.
Além, é claro, da sua tecnologia MU-MIMO 3×3, que utiliza múltiplas antenas para atender a vários usuários simultaneamente, sem grandes perdas de qualidade; isto se os aparelhos sendo utilizados forem compatíveis com essa funcionalidade. Dito isso, passaremos agora para os roteadores Gigabit da linha Archer C, ou seja, os roteadores que atendem planos de internet com velocidade acima de 100 Mbps.
TP-Link Archer C5 W
Com 4 portas LAN e 1 WAN, sendo todas Gigabit (10/100/1000), este é um roteador dual band que possui 4 antenas, duas para cada banda, podendo atingir até 300 Mbps em 2,4 GHz no padrão “n”, e até 867 Mbps em 5 GHz no padrão “ac”; além de uma porta USB 2.0.
Em relação a controles, ele possui todos aqueles presentes nos modelos anteriormente mencionados, basicamente. Juntamente da tecnologia Agile Config, e do protocolo TR069, que facilita configuração e gerenciamento remoto do aparelho, tornando-o uma excelente opção para provedores.
TP-Link Archer C6
Um modelo bastante vendido, este roteador dual band é bastante completo, tendo 4 portas LAN e 1 WAN, todas Gigabit. Ele também possui 5 antenas, sendo que 4 delas são externas e a última é interna. No padrão “n”, em 2,4 GHz, pode chegar a 300 Mbps, e no padrão “ac”, em 5 GHz, até 867 Mbps.
O Archer C6 também vem com várias opções de controle (de banda – controle da velocidade de download/upload de certo dispositivo, dos pais – controle de horários de acesso e sites que podem ser acessados, etc.), criação de redes de convidados e modo repetidor. Possuindo, ainda, as tecnologias Mesh, MU-MIMO 2×2 e Beamforming.
TP-Link Archer C7
Dispondo do mesmo número de portas LAN/WAN dos modelos supracitados, igualmente Gigabit, e uma porta USB 2.0, com a qual é possível criar um servidor de arquivos na sua rede local, ou remotamente via FTP, este roteador dual band possui 3 antenas externas. Em 2,4 GHz no padrão “n”, pode alcançar até 450 Mbps, ao passo que em 5 GHz, no padrão “ac”, pode atingir até 1300 Mbps. Isto, é claro, teoricamente.
Traz também várias funcionalidades e recursos presentes nos outros roteadores Archer C, como rede de convidados e diversos controles, embora a fabricante não dê informações referentes à presença de tecnologias MU-MIMO e Beamforming neste modelo, assim como algumas informações sobre memória RAM, ROM e processadores dos aparelhos em geral. Mas com as últimas atualizações recebeu suporte a “rede mesh”.
TP-Link Archer C80
Este roteador dual band é capaz de alcançar 600 Mbps em 2,4 GHz, no padrão “n”, e 1300 Mbps em 5 GHz, no padrão “ac”. Contém tecnologia MU-MIMO 3×3, ou seja, é capaz de transmitir e receber dados em três diferentes fluxos paralelamente, atendendo múltiplos dispositivos ao mesmo tempo – desde que, obviamente, suportem essa tecnologia. Fora o fato de possuir tecnologia Beamforming,que melhora significativamente a qualidade da conexão dispositivo/roteador.
Porém, ele possui algumas funções que o diferenciam de outros modelos, como a High Power, que fortalece a potência de transmissão das antenas, aumentando a cobertura de sinal, e o Airtime Fairness, que está ligado ao tempo de comunicação entre o cliente e o roteador, ou ponto de acesso. Com esta tecnologia, o aparelho consegue gerenciar melhor este tempo e melhorar a eficiência da rede, pois alguns dispositivos conectados, principalmente os mais antigos, acabam ocupando uma banda desnecessária do Wi-Fi, causando lentidões. Esta função impede que estes dispositivos atrasem a conversa entre outros aparelhos e o roteador.
Ele também possui 4 antenas externas, 4 portas LAN, 1 porta WAN (todas Gigabit) e processador de 1,2 GHz.
Escolhendo o modelo ideal
A começar pelo Archer C20, este é um modelo básico para quem não pode, ou não quer, gastar muito, já o C50 é mais recomendado àqueles donos de estabelecimento comercial que gostariam de usufruir de um bom Wi-Fi, enquanto disponibilizam uma rede de convidados com check-in para que os clientes divulguem seu negócio nas redes sociais. O Archer C60 é um produto bem completo, mais indicado para aqueles que querem extrair o máximo do seu Wi-Fi sem optar por planos de internet acima de 100 Mbps, e que ainda por cima possui MU-MIMO 3×3, algo que alguns roteadores Gigabit da marca não apresentam.
O Archer C5 W é com certeza mais voltado a provedores, portanto, se você for um usuário final, não há vantagem alguma em adquirir esse modelo. O Archer C6 é um ótimo roteador Gigabit custo-benefício, possuindo MU-MIMO e Beamforming, e sendo um dos mais vendidos dessa linha. Passando para o Archer C7, um modelo robusto que suporta vários dispositivos conectados, é importante salientar que, apesar de ser um produto de qualidade, já está meio defasado e faltando algumas funções, como MU-MIMO e Beamforming.
Por fim, o Archer C80 é o mais completo roteador Gigabit desta lista, e, apesar de ser um pouco mais caro, suas especificações entregam excelente desempenho e grande cobertura de sinal, então, se você não estiver preocupado em desembolsar pouco dinheiro com sua compra, este roteador é altamente recomendado! Frisando que mesmo que você não tenha um plano de internet acima de 100 Mbps, um roteador Gigabit é perfeitamente capaz de atender suas necessidades.
Vale enfatizar também que a TP-Link tem um aplicativo para smartphone chamado Tether, que facilita bastante o gerenciamento e a configuração dos roteadores da marca. Bom, agora já sabe qual será o seu próximo roteador? Compartilhe conosco nos comentários!
Para mais detalhes, confira os nossos vídeos:
Autor: Guilherme Barbosa
Siga o Max Dicas: Canal no Youtube | Instagram | Facebook | Twitter
Leia também – O que é Wi-Fi 6? (802.11ax)