É isso aí, o TikTok está sendo banido em várias universidades de diferentes estados dos EUA. De acordo com uma matéria do USA Today, instituições de 9 estados já aderiram ao movimento. Mas por que o acesso à rede social está sendo proibido? Vamos descobrir!
Preocupações com espionagem
O TikTok está sendo banido por preocupações com possíveis espionagens. Que supostamente possam ser conduzidas utilizando o app. Para quem não sabe, o TikTok é propriedade da ByteDance, uma empresa chinesa.
E existe um medo de que o governo chinês utilize os dados coletados pelo app como arma. Inclusive, o próprio diretor do FBI, Chris Wray, disse estar “extremamente preocupado” com tal possibilidade. Embora muitos questionem a real ameaça disso.
As instituições de ensino superior americanas também estão banindo o TikTok por medo. De perderem investimento público ou de serem processadas por falhas de segurança. Diz a professora Vanessa Dennen, da Florida State University. A qual não baniu o app.
Segundo ela, universidades têm de proteger vários tipos de informação. Referentes aos funcionários, aos estudantes e às suas pesquisas. Existe uma “preocupação suficientemente razoável” sobre o assunto, o que explica porque o TikTok está sendo banido.
Banir o TikTok realmente impediria espionagem?
Porém, Dennen também afirma que o banimento da rede social não apaga sua existência nas universidades. Pois as restrições ao seu uso são aplicadas apenas às redes e dispositivos locais das instituições. Sendo que alunos e funcionários ainda o podem usar em dispositivos pessoais.
E isso é exatamente o que os professores da Universidade do Texas, Natalie Stroud e Samuel Woolley questionam. Como exatamente o banimento deve garantir a segurança das informações nesse cenário? Woolley, em particular, não vê nenhuma grande ameaça no app.
Para ambos os professores, a restrição só significa que eles teriam menos contato com alunos. Pois o banimento do TikTok removeria uma plataforma de comunicação muito usada por eles. Na verdade, segundo pesquisas, aproximadamente 67% dos “teens” nos EUA usam TikTok.
Como TikTok tem respondido aos banimentos?
Jamal Brown, representante do TikTok nos EUA, disse o seguinte ao USA Today:
“Estamos desapontados com o fato de tantos estados estarem entrando na onda política. Para promulgar ações que não farão nada para promover a segurança cibernética em seus estados. E são baseadas em falsidades infundadas sobre o TikTok.”
Jamal ainda acrescentou:
“Lamentamos especialmente ver as consequências não intencionais dessas políticas apressadas. Começando a impactar a capacidade das universidades de compartilhar informações.
Recrutar alunos e construir comunidades. Em torno de equipes atléticas, grupos de estudantes, publicações do campus e muito mais.”
E aí, curtiu nossa matéria sobre o banimento do TikTok? Compartilhe-a, então! E o que você acha dessa situação? Deixe um comentário! Continue acompanhando o site Max Dicas para mais notícias de primeira sobre tecnologia. E não esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube.
Siga-nos também no Telegram e no Facebook. Onde sempre postamos as melhores ofertas e promoções do mundo tech. Assim, vocês podem comprar produtos de qualidade pelos menores preços possíveis!
Leia também: TV grátis no YouTube?! Serviço vai oferecer canais lineares
Apple será forçada a adotar portas USB-C na Europa a partir de 2024