A Netflix cobrará por compartilhamento de contas em 2023. Segundo o site Fortune, a declaração foi feita por uma carta enviada a acionistas da empresa. A gigante do streaming já havia confirmado internacionalmente essa intenção anteriormente.
Porém, a implementação dessa media deveria ter acontecido até o final de 2022. Agora, a Netflix vai cobrar por compartilhamento de contas a partir do final do 1º trimestre de 2023 (ou seja, abril). Mas por que exatamente o serviço está pensando em implementar tal medida?
Compartilhamento de senhas gera prejuízo bilionário
Na verdade, a Netflix não é o único serviço de streaming que tem pensado nessas medidas. Segundo relatório do Citibank, o compartilhamento de senhas gera um prejuízo bilionário. De aproximadamente $ 25 bilhões de dólares (mais de R$ 100 bilhões) por ano.
E segundo uma matéria do The Wall Street Journal, mais de 100 milhões de espectadores da Netflix não pagam pelo serviço realmente. Isso é praticamente um terço de toda a audiência da plataforma. O que explica porque a Netflix cobrará por compartilhamento de contas.
Todavia, o problema já era conhecido pela companhia desde 2019. Porém, a Netflix cobrará por compartilhamento só agora. Isso, pois com o aumento do número de assinantes gerado pela pandemia de COVID-19. O serviço não sentiu que esse era um problema de urgência na época.
Mas a grande perda de assinantes nos primeiros trimestres de 2022 deve ter feito a empresa repensar suas prioridades. A notícia pode ser um choque para alguns, no entanto. Considerando que a Netflix já tinha se mostrado a favor do compartilhamento em uma postagem de 2017 no Twitter.
Netflix sabe que medida é impopular
Depois de detalhes financeiros da Netflix, referentes ao fim de 2022, serem revelados. O co-CEO da empresa, Greg Peters, se pronunciou a respeito. Dizendo que a medida de a Netflix cobrar por compartilhamento de contas “não será universalmente popular”.
E sua alegação é fundamentada. A providência foi posta à prova em algumas partes da América Latina e América do Sul em 2022. E, como é de se esperar, a recepção do público não foi muito positiva. Em grande parte, devido à falta de clareza sobre certos parâmetros da medida.
Como se faz a identificação do domicílio principal da conta. E quem se qualifica a pagar mais, por exemplo. E a adição de uma extensão que permitia adicionar outro domicílio e todas as suas contas parece ter criado ainda mais confusão.
Contudo, isso não abalou os planos da empresa de forma alguma. A Netflix vai banir compartilhamento de contas gratuito, mas implementando diferenciais. Como permitir streaming simultâneo em todos os perfis durante viagens, e transferência de perfis entre contas.
Os quais a empresa espera que ajudem a aliviar a frustração da maioria dos usuários.
Netflix banir compartilhamento gratuito vai funcionar?
Porém, a Netflix ainda espera que um número considerável de seus assinantes “tranquem” suas contas. Pelo menos, inicialmente. Mas os executivos acreditam que, com o lançamento de novas séries e filmes populares. Estes assinantes eventualmente retornem.
Haja vista que grandes sucessos, como “Wandinha” e “Stranger Things”. Ajudaram a plataforma a somar mais 7,66 milhões de usuários ao final de 2022. E a empresa também espera que a medida faça os “caroneiros” virarem novos assinantes.
Porém, a Netflix banir compartilhamento de contas gratuito não é garantia de nada disso. Pois muitos usuários podem simplesmente optar pela concorrência. Ou até mesmo pela pirataria. Então, teremos de esperar para ver como esse plano vai se sair no fim das contas.
Atualização: Segundo uma recente carta da Netflix aos investidores, as políticas anticompartilhamento serão amplamente difundidas a partir do 2º trimestre de 2023.
E aí, curtiu nossa matéria? Compartilhe-a, então! E o que você acha de a Netflix implementar esta medida? Comente! Continue acompanhando o site Max Dicas para mais notícias tecnológicas imperdíveis. E não esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube.
Siga-nos também no Telegram e no Facebook. Onde sempre postamos as melhores ofertas e promoções do mundo tech. Assim, vocês podem comprar produtos de qualidade pelos menores preços possíveis! Para assistir streaming despreocupado, confira nossos vídeos sobre os melhores TV Stick/Box:
Leia também: Netflix e Microsoft anunciam parceria na plataforma
TV grátis no YouTube?! Serviço vai oferecer canais lineares
Netflix confirma plano baseado em anúncios