Procurando o melhor alicate de crimpagem de cabos de rede para iniciantes? Então, você está lendo o artigo certo! Hoje, vamos analisar um alicate da Xintylink que promete ser uma excelente opção para entusiastas. Vamos conferir o produto e descobrir juntos?
Unboxing e apresentação do alicate
Mas antes de desempacotarmos o alicate de crimpagem de fato, se você se interessar pelo produto, deixaremos links de compra no fim do artigo. E comprando por eles você nos ajuda imensamente a continuar trazendo mais conteúdo. Sem ter de pagar nada a mais por isso!
Enfim, vamos ao unboxing. Nós importamos o produto e aproveitamos para adquirir alguns acessórios com a compra também. Tudo veio muito bem embalado em plásticos protetores. E, curiosamente, não encontramos o nome da marca no pacote do produto.
Provavelmente porque este alicate de crimpagem é um produto “white label” (etiqueta branca). Isto é, que várias marcas diferentes comercializam como seu. Fora da caixa, sentimos que se trata de uma ferramenta robusta, que passa a ideia de durabilidade e confiabilidade.
O alicate de crimpagem possui uma trava de ajuste, área para decapagem de cabo e outra para corte, com proteção para a mão do usuário.
Além de uma área específica para realizar a crimpagem, tanto para cabos RJ45 quanto para RJ11 (cabo de telefone). Dito isso, vamos aprender sobre padrões de crimpagem?
Normas e padrões de crimpagem
Há várias normas de cabeamento estruturado nos EUA, mas a principal delas é a ANSI/TIA-568. Que é dividida em 5 partes, mas não vamos entrar em detalhes. Antes de utilizar nosso alicate, porém, precisamos entender que existe uma ordem de padronização a seguir.
Na hora de “crimpar” um cabo de rede, também conhecido como cabo de par trançado. Pois temos 4 pares de fios trança0dos dentro dele, para evitar interferências. Os principais padrões são o T568A e o T568B. E crimpando de forma correta, facilitamos futuras manutenções da rede.
Lembrando de se ater à apenas um padrão de cabeamento, pois utilizando padrões diferentes nas pontas dos cabos vamos criar um “crossover”. Antiga técnica usada para conectar máquinas distintas sem passar por um switch, ou afim.
Como crimpar um cabo de rede?
Agora que já demos uma olhada no alicate, e já sabemos que existem normas de padronização. Que tal aprendermos a crimpar um cabo de rede com o nosso alicate de crimpagem? Bem, o primeiro ponto que gostaríamos de frisar é quanto ao uso de conectores.
Os quais, recomenda-se, devem ser compatíveis com a categoria do cabo a ser crimpado. Enfim, para crimpar um cabo de rede devemos primeiro usar nosso alicate para cortar os antigos conectores. Vamos, então, passar capinhas de proteção para proteger as travas de encaixe.
Em seguida, vamos decapar o cabo. Preste atenção no quão fundo a lâmina está cortando nesta etapa, para não cortar os fios internos. Com o cabo decapado, vamos cortar o separador de fios anti-interferência dentro dele, se houver. A seguir, vamos organizar os fios padronizadamente.
Depois, vamos utilizar o alicate de crimpagem para instalar os conectores. Nesse caso, optamos pela padronização T568A. Ou seja: fio branco com verde, fio verde, fio branco com laranja, fio azul, fio branco com azul, fio laranja, fio branco com marrom e fio marrom.
Se você preferir a padronização T568B, basta apenas trocar os pares laranja e verde de lugar entre si. Vamos colocar os conectores agora, deixando sobrar uma parte dos fios para fora. Lembrando que a trava de encaixe deles deve estar vira para baixo.
Então, vamos encaixar a ponta de crimpagem do alicate ao conector e pressionar para cortar os fios. Daí, é só puxar a capinha de proteção para finalizar o acabamento e repetir na outra ponta! Para mais detalhes, confira nosso vídeo de análise do alicate de crimpagem no fim do artigo.
Testador e macetes
Para testar se a nossa crimpagem foi bem-sucedida, podemos usar um testador de cabo de rede. Conectando as extremidades do cabo às entradas do testador, vamos liga-lo. E uma sequência de luzes se acenderão simultaneamente. Se houver “saltos” na sequência, algo está errado.
Vamos deixar links de compra do nosso testador no fim do artigo, caso você fique interessado. Outro ponto que merece ser ressaltado é que a trava de corte do alicate é bastante útil para não cortar os fios internos do cabo.
Considerações finais sobre o alicate de crimpagem
Então, ao final da nossa análise, o que exatamente podemos dizer sobre este nosso alicate de crimpagem? Primeiramente, que é um produto que realmente deve facilitar muito o trabalho de crimpagem para iniciantes/entusiastas. Ele também aparenta ter ótima construção.
O que deve garantir uma boa durabilidade, sem falar que ainda passa muita confiança. Principalmente pelo seu preço, o que o torna um excelente alicate custo-benefício. Por isso, sentimos muita segurança em recomendar o produto! Os links de compra seguem abaixo:
- Compre o alicate de crimpagem Xintylink na China
- Compre o alicate de crimpagem no Brasil (opção 1)
- Compre o alicate de crimpagem no Brasil (opção 2)
- Compre o alicate de crimpagem + RJ45 CAT.5e (opção 1)
- Compre o alicate de crimpagem + RJ45 CAT.5e (opção 2)
- Compre o alicate de crimpagem + RJ45 CAT.5e blindado
- Compre o alicate de crimpagem + RJ45 CAT.5e + capas
- Compre o conector vazado CAT.6
- Compre o testador de cabo de rede (opção 1)
- Compre o testador de cabo de rede (opção 2)
E aí, curtiu nossa resenha deste alicate de crimpagem? Compartilhe-a, então! E o que você achou do produto? Comente! Fique ligado no site Max Dicas para mais análises tecnológicas imperdíveis. E não esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube.
Siga-nos também no Telegram e no Facebook. Para ficar a par das melhores ofertas, promoções e lançamentos do mundo tech! E, também, para interagir conosco. Trocando ideias, experiências e conhecimento. Para mais detalhes sobre o alicate e cabos de rede, confira nossos vídeos:
Leia também: Roteadores Mesh: Confira os melhores modelos para comprar!
Tenda RX27 Pro: Roteador Wi-Fi 6E da Tenda! Vale a pena?
Roteadores custo-benefício 2023: Top 10!