- Publicidade -

China Vs EUA: A guerra dos semicondutores continua

- Publicidade -

A disputa China Vs EUA vem ganhando cada vez mais destaque ultimamente, com o acirrar dos atritos entre as duas grandes economias. O governo americano busca cada vez mais barrar e/ou taxar produtos e serviços chineses na América. E a China está cada vez mais vocal contra isso.

- Publicidade -

Mas por que os EUA estão fazendo isso, exatamente? E quais são as consequências dessa rixa China Vs EUA para o resto do mundo? Vamos entender isso juntos.

Por que os EUA estão barrando a China?

Presidente Biden em julho de 2022 dizendo que estava pronto para assinar a lei dos chips

- Publicidade -

Nós vivemos em um mundo globalizado e incrivelmente tecnológico. Portanto, bastante dependente de tecnologia. A tecnologia de chips avançados é utilizada em supercomputadores, inteligência artificial e até dispositivos militares. E a China é líder na produção destes chips.

O que, na opinião dos EUA, representa uma ameaça à sua segurança nacional. Tanto é, que em outubro de 2022 Washington anunciou uma série de medidas de controle de importação. As mais severas até agora, prejudicando muito a China, acirrando a disputa de China Vs EUA.

Entre elas, temos regras exigindo que as licenças de companhias que exportam para a china usem ferramentas e softwares estadunidenses. Não importa onde os produtos estejam sendo fabricados no mundo. E em julho de 2022, os EUA já atiçavam o fogo da briga China Vs EUA.

- Publicidade -

Quando o senado americano aprovou a lei de chips, sancionada um mês depois pelo presidente Joe Biden. Dando à indústria doméstica americana de semicondutores uma injeção de USD$ 53 bilhões (cerca de R$ 265 bilhões). Algo que “atrapalha alocação de recursos”, diz a China.

Segundo Alan Estevez, subsecretário do Departamento de Comércio americano. As medidas têm a intenção de prevenir “tecnologias críticas com aplicações militares” de serem adquiridas pela China. Disse ele que o ambiente de ameaças é variável, e as políticas precisam acompanha-lo.

China comenta medidas dos EUA

Obviamente, a China não ficou sem responder às medidas implementadas na América. Segundo um relatório da “South China Morning Post”, um representante chinês fez reclamações à OMC (Organização Mundial de Comércio).

Dizendo que o comportamento americano na disputa China Vs EUA “afeta seriamente a cadeia de suprimentos global de semicondutores”. E que demonstra a “mentalidade de Guerra Fria e comportamentos hegemônicos” que são danosos à China, aos EUA e seus aliados.

Em determinado ponto, segundo a BBC News, a China chamou as medidas americanas de “terrorismo tecnológico”. De fato, múltiplos países produtores de chips da Ásia têm demonstrado preocupação sobre os efeitos globais dessas medidas “antichinesas”.

Como Taiwan, Cingapura e Coreia do Sul. A China também está zangada com as negociações entre EUA, Holanda e Japão para que ambos imponham suas próprias restrições ao país asiático. Inclusive, a Holanda já confirmou que aplicará controles à exportação de máquinas de chips.

China Vs EUA: Quais as consequências para o resto do mundo?

A desaceleração da economia chinesa causada pela disputa China Vs EUA pode prolongar o cenário de recessão econômica generalizada atual
A desaceleração da economia chinesa causada pela disputa China Vs EUA pode prolongar o cenário de recessão econômica generalizada atual (Imagem: Tech Spot)

A rivalidade China Vs EUA teve início ainda durante o governo Trump, e parece que vai seguir firme e forte com o governo Biden. Mas independentemente de quem sairá vencedor, uma pergunta não quer calar. Quais são as consequências globais dessa rixa?

Bem, a China é uma das maiores fabricantes de chips no mundo. E a velocidade com que ela atingiu esse feito impressiona analistas da indústria. Todavia, com as sanções dos EUA, agora todo esse crescimento pode congelar ou até mesmo regredir.

O que está fazendo várias empresas, como a gigante Apple, a abandonar as fábricas do país. Mesmo que de forma lenta e gradual. Diminuindo a produtividade e o avanço da economia chinesa. Que, como parceira comercial de diversos países (incluindo Brasil), pode afetar a economia global seriamente.

E aí, curtiu nossa matéria sobre a disputa China Vs EUA? Compartilhe-a, então! E o que você acha que vai sair disso? Comente! Fique ligado no site Max Dicas para mais notícias tecnológicas imperdíveis. E não esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube.

Siga-nos também no Telegram e no Facebook. Para ficar a par das melhores ofertas, promoções e lançamentos do mundo tech! E, também, para interagir conosco. Trocando ideias, experiências e conhecimento. Aproveite, e confira nossos melhores vídeos sobre e-commerce da China:

Leia também: Xiaomi 13 Ultra: Celular tem imagens e especificações vazadas

Huawei Mate X3: Novo fold chinês traz specs de respeito

Roteadores custo-benefício 2023: Top 10!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais