- Publicidade -

Intelbras W5-2100G: Roteador mesh Intelbras vale a pena?

O roteador Intelbras W5-2100G é o primeiro da linha Wi-Force que testamos por aqui. E uma das grandes vantagens dessa linha é a possibilidade de criar uma rede mesh! Isso mesmo, ele permite conectar roteadores Intelbras compatíveis para estender sua rede. Vamos conferir?

- Publicidade -

Especificações técnicas e unboxing

Começando pela categoria do Intelbras W5-2100G, trata-se de um roteador Wi-Fi dual-band AC2100. Ou seja, ele é um roteador que emite duas redes, sendo elas as tradicionais de 2,4 GHz e 5 GHz. E opera com o padrão “AC” (Wi-Fi 5) na banda de 5 GHz.

Na qual ele pode alcançar máximas velocidades teóricas de 1.733 Mbps, e de 300 Mbps em 2,4 GHz. Ele conta com 6 antenas externas de 5 dBi, 4 portas Ethernet Gigabit (1 WAN e 3 LANs). Além de CPU Realtek de 1 GHz, 128 MB de RAM e 16 MB de ROM (armazenamento).

- Publicidade -

Segundo a própria marca, o Intelbras W5-2100G pode cobrir até 180 m2. Sem falar de atender até 60 dispositivos conectados simultaneamente e planos de até 500 Mbps. Ademais, o dispositivo também é compatível com Beamforming, MU-MIMO e WPA3.

Desembalando o produto

Fora que o Intelbras W5-2100G também oferece suporte ao app de gerenciamento “Meu Wi-Fi Intelbras”. Além de IPv6, protocolo TR-069 (ferramenta para provedores) e 5 anos de garantia de fábrica. E, obviamente, não podemos esquecer do suporte a redes mesh!

Desempacotando o produto, temos logo de cara o nosso roteador Intelbras. Que tem um desenho arredondado bem interessante e até atraente. Com um detalhes em black piano na parte frontal do produto. Também notamos várias entradas de ar e um baita dissipador interno.

- Publicidade -

Além de buracos de suporte de parede na parte de baixo. Na traseira, encontramos as portas de rede, entrada para fonte de alimentação e botão WPS/Reset. Na caixa, ainda temos a fonte de 18 W, um cabo de rede CAT.5e e um guia de instalação do Intelbras W5-2100G.

Configurando o roteador Intelbras W5-2100G

Sistema web do Intelbras W5-2100G
Sistema web do Intelbras W5-2100G (Imagem: Max Dicas)

Para configurar o roteador Intelbras é bastante simples. Primeiro, vamos ligar o roteador e conecta-lo ao equipamento da nossa provedora de internet. Com isso, vamos nos conectar à rede gerada pelo roteador e utilizar o app “Meu Wi-Fi Intelbras” para configura-lo.

Antes de qualquer outra coisa, vamos ter de permitir que ele procure dispositivos na rede. Então, vamos clicar em buscar roteador e clicar no W5-2100G quando encontrado. Em seguida, vamos fazer as definições de acesso ao sistema, modo de operação do aparelho e Wi-Fi.

Explorando o app

É um processo bem rápido e intuitivo, e feitas as configurações podemos agora explorar o app! Na página inicial do aplicativo de gerenciamento do Intelbras W5-2100G, podemos visualizar todos os dispositivos conectados à rede. Além de realizar alguns controles sobre eles.

Temos também várias configurações avançadas para o roteador, como DMZ, redirecionamento de portas e atualização de firmware. O tempo de resposta do app precisa melhorar um pouco, mas nos surpreendemos positivamente com as opções de configuração que ele oferece.

Sistema web

Vamos aproveitar também para dar uma espiadinha no sistema web. Para acessa-lo, vamos digitar o endereço IP do roteador na barra de endereços de um navegador qualquer. Isto nos redirecionará a uma tela de login de administrador, onde vamos entrar com nossos dados.

Na página inicial do sistema do Intelbras W5-2100G já podemos notar que é um sistema diferente. Se comparado ao que vimos durante nossa análise do último roteador Intelbras. Mas a interface é bem limpa e nos dá acesso a uma série de configurações rápidas.

Mas se a opção que você está procurando não estiver aqui, não se preocupe. Clicando no ícone de três linhas verticais no canto superior esquerdo do sistema, podemos navegar pelas configurações avançadas. Onde achamos controle parental, QoS, agendamento Wi-Fi, etc.

Uma das funcionalidades mais interessantes que temos no sistema é a “site survey”. Uma ferramenta de varredura de canais Wi-Fi que indica qual o melhor deles para o seu roteador. O Intelbras W5-2100G ganha muitos pontos pela ferramenta, e por apresenta-la de forma simples.

Testes Wi-Fi

Testes Wi-Fi a distância do Intelbras W5-2100G
Testes Wi-Fi a distância do Intelbras W5-2100G (Imagem: Max Dicas)

E é agora, a hora da verdade! Quanta velocidade será que este roteador Intelbras passa no Wi-Fi? Primeiro, é preciso esclarecer que estamos injetando 1 Gbps de internet neste roteador. Que é a nossa velocidade máxima contratada. Dito isso, então, vamos aos testes.

Lembrando que se o controle de banda estiver ativado é bem provável que a velocidade do Wi-Fi caia. Isso é uma característica que notamos em vários roteadores, por falar nisso. Enfim, nos testes próximos ao roteador, obtivemos 537 Mbps em download e 401 Mbps em upload.

Isso em 5 GHz, pois em 2,4 GHz o Intelbras W5-2100G atingiu 79 Mbps em download e 87 Mbps em upload. No cabo, ele transmite toda a velocidade contratada. Já nos testes a distância, o destaque ficou para a rede de 5 GHz. Tanto a média quanto a longa distância.

Pontos nos quais alcançamos máximas de 159 Mbps de download e 150 Mbps de download. E 123 Mbps de download e 99 Mbps de upload, respectivamente. Resultados bastante impressionantes para a rede de 5 GHz do W5-2100G.

Infelizmente, não pudemos testar o roteador em rede mesh por ainda não termos outro roteador Wi-Force da Intelbras para usar como nó.

Considerações finais sobre o Intelbras W5-2100G

O que achamos do Intelbras W5-2100G?
O que achamos do Intelbras W5-2100G? (Imagem: Max Dicas)

Essa foi nossa análise do Intelbras W5-2100G, roteador mesh brasileiro! O que podemos dizer sobre ele? Bem, quanto ao design, isso varia de acordo com o gosto do usuário. Ele não tem a aparência mais premium do mundo, como muitos roteadores de entrada, mas não desagrada.

Porém, podemos dizer que ele é bem construído. O sistema e o app de gerenciamento do roteador, por outro lado, nos surpreenderam bastante. Sendo bastante completos e capazes de atender tranquilamente à maioria dos usuários domésticos.

Apesar de sempre haver espaço para melhorias, obviamente. No quesito de performance, diríamos que a rede de 2,4 GHz ficou bem abaixo da média. Entretanto, em compensação a rede de 5 GHz não decepciona! Entregando excelente alcance e velocidade. Resumindo: produto recomendado!

Abaixo disponibilizamos links de compra, confira:

E aí, curtiu nossa resenha do Intelbras W5-2100G? Compartilhe-a, então! E o que você achou do produto? Comente! Fique ligado no site Max Dicas para mais análises tecnológicas imperdíveis. E não esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube.

Siga-nos também no Telegram e no Facebook. Para ficar a par das melhores ofertas, promoções e lançamentos do mundo tech! E, também, para interagir conosco. Trocando ideias, experiências e conhecimento. Para mais detalhes sobre o roteador mesh Intelbras, confira nosso vídeo:

Leia também: Roteadores Mesh: Confira os melhores modelos para comprar!

Intelbras RX 1500: Roteador Wi-Fi 6 nacional vale a pena?

Roteadores custo-benefício 2023: Top 10!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais