- Publicidade -

O que é o Protocolo IPv6 e como ele está mudando a internet?

- Publicidade -

O protocolo IPv6 pode ser algo do qual você já ouviu falar, mas nem todos sabem o que é. Pode até soar como algo técnico e complicado, mas não se preocupe. Pois vamos explicar esse assunto de extrema importância de forma simples e resumida! Vamos entender essa tecnologia?

- Publicidade -

O que é IP?

Antes de entendermos o que é o protocolo IPv6, precisamos entender o que é IP. Em termos simples, o protocolo IP é como o “correio” da internet. Este serviço é responsável por transportar mensagens e pacotes de dados de um ponto a outro digitalmente pela web.

E cada dispositivo conectado à internet possui um IP único. Ou, pelo menos, era assim que deveria ser na teoria. Vamos explicar esse ponto um pouco melhor daqui a pouco. Mas, enfim, o ponto é que o IP controla o compartilhamento de dados entre dispositivos na internet.

- Publicidade -

Como esses pacotes de dados são rotulados, como chegam ao endereço de destino, etc. Independentemente de onde estejam localizados no mundo. E como muitas tecnologias, o IP tem versões. Sendo o IPv4 a primeira versão a surgir, e o protocolo IPv6 a mais recente.

Principais vantagens do protocolo IPv6
Principais vantagens do protocolo IPv6 (Imagem: Max Dicas)

IPv4

- Publicidade -

Então, vamos falar primeiramente sobre o IPv4! Como a primeira versão do protocolo IP a ser utilizada na internet, ela foi criada pensando no contexto da sua época. Em que o acesso à internet era restrito a universidades, empresas, etc. Diferentemente do protocolo IPv6.

Que foi criado para atender às demandas de uma época moderna, muito mais conectada às redes. Dito isso, precisamos entender agora que o IPv4 funciona com endereços de 32 bits. O que possibilita alcançar cerca de apenas 4 bilhões de endereços disponíveis.

Então, é natural que o IPv4 se esgote em algum momento. Haja vista disso, a organização responsável por gerenciar os endereços IP na internet tem alocado endereços. Os quais são restritos aos provedores de internet (ISPs), que fornecem um mesmo IP a vários usuários.

E a questão é que isso pode ocasionar diversos problemas. Como limitar a capacidade dos dispositivos de se conectarem à internet, por exemplo. E até mesmo de se comunicarem eficientemente. Por isso, algumas vezes é preciso fazer redirecionamento de portas.

IPv6

O protocolo IPv6, por sua vez, soluciona estes e muitos outros problemas do protocolo IPv4. O IPv6 utiliza endereços de 128 bits, permitindo alcançar endereços IP ilimitados. Teoricamente falando, é claro. Assim sendo, podemos resumir seus principais benefícios em 5 pontos.

Começando pelo maior número de endereços, como dito anteriormente. Seguido pela maior segurança, com vários recursos integrados para esse propósito. Além de melhor suporte para dispositivos móveis, melhor qualidade de serviço e maior eficiência.

Entretanto, apesar de todos os benefícios trazidos pela tecnologia. Ela ainda não é tão amplamente utilizada quanto o protocolo IPv4. Isso pois nem todos os serviços presentes na web já são compatíveis com o protocolo IPv6. Essa transição completa ainda deve demorar.

Como descobrir se você já usa esse protocolo?

Mas, então, será que você já usa IPv6? Para descobrir, basta acessar o site “teste-ipv6.com” e esperar a análise ser feita. No final, você obterá uma pontuação de compatibilidade. Dizendo se você é capaz de utilizar serviços IPv6 com sua internet.

E não se assuste se o resultado da análise for negativo, pois é o caso da maioria dos brasileiros. De acordo com estatísticas do Google, no momento de redação deste artigo. Aproximadamente 42,55% dos usuários brasileiros acessam o buscador por meio de IPv6.

Ou seja, 57,45% de todos os brasileiros com internet ainda utilizam o protocolo IPv4. O que é muito, relativamente falando. Já que o protocolo IPv6 é intensamente adotado em apenas poucos países. Inclusive, o Brasil utiliza mais esse protocolo do que Canadá, Noruega e Suécia.

Configurando protocolo IPv6 no seu roteador

Configurando o protocolo IPv6 no roteador Huawei AX6
Configurando o protocolo IPv6 no roteador Huawei AX6 (Imagem: Max Dicas)

Então, agora, que tal aprendermos como ativar/configurar o IPv6 no seu roteador? Esse processo é bem simples, na verdade. O sistema web da maioria dos roteadores costuma ter uma seção à parte para IPv6. Nesse caso, basta acha-la e ativar a opção. Simples! Se você quiser sugestões de roteadores, confira:

E aí, curtiu nosso artigo sobre IPv6? Compartilhe-o, então! Você já utiliza esse protocolo? Comente sobre sua experiência! Fique ligado no site Max Dicas para mais artigos explicativos sobre tecnologia. E não esqueça de se inscrever em nosso canal no YouTube.

Siga-nos também no Telegram e Facebook. Para ficar a par das melhores ofertas, promoções e lançamentos do mundo tech! E, também, para interagir conosco. Trocando ideias, experiências e conhecimento. Para mais detalhes, confira nosso vídeo:

Leia também: Wi-Fi doméstico: Entenda tudo sobre como funciona o Wi-Fi

Teste Wi-Fi: Como saber a real velocidade da sua rede

Roteador para fibra óptica: qual o melhor?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais