- Publicidade -

Wi-Fi 2.4 vs 5GHz: Entenda de uma vez por todas

- Publicidade -

Wi-Fi 2,4 ou 5 GHz…? Entenda a diferença!

- Publicidade -

Seja por mera curiosidade ou por já ter se frustrado ao tentar se conectar a uma banda de 5 GHz, não conseguindo acesso, você certamente já deve ter se perguntado: “Afinal, o que é esse Wi-Fi de 5 GHz? Ele é melhor que o Wi-Fi de 2,4 GHz? O que difere os dois? ”. Pois então fique tranquilo, porque nós vamos te contar tudo o que precisa saber sobre o assunto!

Um Breve Histórico do Wi-Fi

- Publicidade -

Siga o Max Dicas: Canal no Youtube | Instagram | Facebook | Twitter

Durante a década de 90, acompanhando o rápido surgimento e a popularização de computadores pessoais e portáteis, surgiu a necessidade de adaptar as redes locais de internet convencionais (também conhecidas como LANs) às novas demandas de conectividade sem fio, mais conveniente, por parte dos usuários.

Por isso, e por questões relacionadas ao aumento de alcance, maior mobilidade e menor custo infraestrutural, foi criada como solução a rede WLAN, ou rede local sem fio, concebendo, assim, o que viria a ser conhecido como Wi-Fi (do termo em inglês “Wireless Fidelity” – fidelidade sem fio).

- Publicidade -

Essa rede utiliza sinais de rádio, produzindo ondas eletromagnéticas por meio de roteadores, que vibram numa certa frequência medida em Hertz (Hz).

Porém, a fim de evitar interferências com outros aparelhos eletrônicos que também emitem ondas de rádio, como TVs, forno micro-ondas, telefones sem fio, etc, os sinais são divididos em partes menores. Conhecidas como “bandas”.

São três as principais bandas ISM (Industrial Sientific and Medical) utilizadas: a de 900 MHz, a de 2,4 GHz e a de 5 GHz, embora possam atingir outros valores.

Com a difusão dessas bandas para uso em redes WLAN, tornou-se necessária a formação de um padrão, ou protocolo, para que fabricantes pudessem gerar produtos que se comunicassem entre si. Este protocolo é o IEEE 802.11, publicado pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos em 1997.

Ao passar dos anos esse padrão adquiriu diversas variações, sendo as mais recentes a “802.11ac” (comumente referida como Wi-Fi 5) e “802.11ax” (também conhecida como Wi-Fi 6, que será abordado em artigo próprio). Mas chegaremos nisto daqui a pouco!

Frequências e Protocolos

A princípio, a banda de 900 MHz era a mais utilizada, entretanto, possuindo largura de apenas 26 MHz, seu uso não é mais tão interessante. Já a banda de 2,4 GHz, possuindo largura de banda de 100 MHz, ainda é a mais utilizada devido ao seu grande alcance.

Esta banda possui 11 canais de 22 MHz cada, com apenas 3 canais que não se sobrepõem, sendo muito suscetível a interferências. Os padrões que comumente atuam nessa frequência são: “802.11b”, “g” e “n”.

Enquanto isso, em 5 GHz, com uma largura de banda de 150 MHz, temos 23 canais que não se sobrepõem. Isso significa que haverá menos interferências utilizando uma rede nessa frequência.

Contudo, é importante ressaltar que, por ser uma frequência bem maior, seu alcance é inferior ao de uma rede de 2,4 GHz.

Apesar de conseguir obter velocidades superiores, devido a características relacionadas à propagação de ondas de rádio. Fora que, assim como em outras frequências, a velocidade tende a cair caso haja muitos dispositivos conectados a essa rede. Os padrões “802.11ac” e “ax” trabalham em 5 GHz.

Lembrando que, para se conectar a uma rede 5 GHz, é necessário que o dispositivo a ser conectado suporte ao menos um dos padrões que a utilizam. Do contrário, será impossível. Existem roteadores dual band que emitem as duas frequências, desta forma, você pode alternar entre elas sempre que precisar.

Qual Escolher, Então?

A resposta é simples: depende. Se você carecer de maior alcance e não possuir acesso a repetidores, conectar-se a uma rede 2,4 GHz é o mais indicado, mesmo que ela tenha menor estabilidade e não alcance velocidades tão altas.

Já se não for esse o caso, e você queira aproveitar o máximo que a sua internet é capaz de oferecer, pode ir se conectando ao 5 GHz sem medo algum! Gostou do nosso artigo? Não esqueça de deixar quaisquer dúvidas e/ou comentários.

Para mais informações, confira nosso vídeo abaixo:

🔵 Canal no Youtube | Inscreva-se! 🔵

Siga o Max Dicas: Canal no Youtube | Instagram | Facebook | Twitter

Autor: Guilherme Barbosa

Leia também – Qual cabo de rede usar? Cat5e? Cat6? Cat7? ou Cat8?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais