Apple é uma empresa bilionária que faz um absurdo de dinheiro, dentre outros meios, por ofertar itens proprietários. Mas isso não se limita somente ao macOS ou dispositivos da marca em si. Até o formato de um iPad pode fazê-lo custar mais caro por ser “exclusivo”.
Entretanto, a União Europeia parece ter se cansado disso. A Comissão Europeia, que deliberava sobre a matéria desde 2019, decidiu pela padronização de cabos para smartphones e outros dispositivos. Segundo eles, é um desperdício de recursos e dinheiro ter tantos padrões assim.
E muitos usuários concordam. De acordo com a nova lei, todo dispositivo móvel recarregável via cabo deverá contar com uma porta USB-C. Não importa qual seja a fabricante, o que inclui a Apple.
Qual cabo a Apple usa atualmente?
Atualmente, a maioria dos produtos da Apple utilizam cabos Lightning. Os quais são inferiores ao padrão USB-C por uma série de motivos. Como menores taxas de transferência de dados e baixa amperagem. Sem falar que praticamente todas as outras fabricantes já adotam USB-C.
Mas principalmente por que são compatíveis apenas com dispositivos da marca. Ironicamente, a Apple oferece cabos Litghning para USB-C, para carga rápida de dispositivos. Não seria melhor só mudar para o padrão de vez? Afinal, ele já é utilizado na linha iPad Pro desde 2018.
Mas e você? Qual sua opinião sobre isso? Conte para a gente nos comentários.
Leia também: Instalar novas antenas Wi-Fi no notebook melhora o sinal?
Como transformar seu smartphone num roteador Wi-Fi (hotspot)