
- Publicidade -
Os novos chips IA da Amazon revelados durante sua conferência “re:Invent” prometem trazer mais performance, eficiência e memória para aplicações em nuvem! Além de, obviamente, modelos de treinamento de Inteligência Artificial. Quer saber tudo sobre eles? Então, vamos lá!
- Publicidade -
Novos chips Trainium e Graviton
Um dos novos produtos anunciados foi o chip Trainium2, projetado especificamente para treinar modelos de IA. Segundo comunicado à imprensa da Amazon, este processador foi construído para treino de alta-performance de modelos fundacionais (FMs) e de linguagem ampla (LLMs).
O novo processador IA da Amazon supostamente entrega uma performance 4x melhor, 2x mais eficiência energética e 3x mais capacidade de memória do que seu antecessor. A companhia diz que tudo isso permite que programadores treinem modelos de IA numa fração de tempo.
- Publicidade -
Se comparado ao tempo de treinamento com os chips Trainium1. Além disso, permite que sejam utilizados até trilhões de parâmetros de treinamento. O Trainium2 entrega até 65 exaflops de poder computacional, ou 65 quintilhões de operações de ponto flutuante por segundo.
Oferecendo, segundo a Amazon, “desempenho de supercomputador”. Habilitando clientes a treinar um modelo LLM de 300 bilhões de parâmetros em semanas, em vez de meses. A firma de IA “Anthropic”, inclusive, já tem planos de usar os chips IA da Amazon T2 em seus modelos.
Graviton4 e aplicações em nuvem
- Publicidade -
Outro chip anunciado pela empresa é o Graviton4, baseado em tecnologia ARM. E referido pela própria Amazon como “o processador AWS mais potente e econômico até hoje”. O produto foi engenhado para uma vasta gama de aplicações rodando em servidores Amazon EC2.
Este chip supostamente oferece 30% melhor desempenho computacional, 50% mais núcleos e 75% mais memória de banda larga que o Graviton3. E ainda segundo a Amazon, ele pode garantir aos consumidores melhoria na execução de vários trabalhos.
Como em bases de dados de alto desempenho, caches “in-memory” e trabalho de análise de big data, por exemplo. O novo processador IA da Amazon pode ser utilizado para processar grandes quantidades de dados em menor tempo do que a 3ª geração, reduzindo custos operacionais.
Disponibilidade dos chips IA da Amazon no mercado

Os chips Trainium2 serão comercializados a partir de 2024, mas instâncias R8g equipadas com chip Graviton4 já estão disponíveis de forma limitada. Devendo ser disponibilizadas ao público empresarial mais amplo nos próximos meses.
E aí, curtiu nossa matéria sobre as novas CPUs AWS? Compartilhe-a, então! E o que você acha dos processadores? Comente! Fique ligado no site Max Dicas para mais notícias tecnológicas imperdíveis. E não esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube.
Siga-nos também no Telegram e no Facebook. Para ficar a par das melhores ofertas, promoções e lançamentos do mundo tech! E, também, para interagir conosco. Trocando ideias, experiências e conhecimento. Para mais conteúdo sobre tecnologia, confira nossos vídeos:
Leia também: Amazon Alexa: Qual comprar? Echo Dot, Echo Studio, Echo Show ou Echo Buds?
Amazon Eero Max 7: Roteador Mesh Wi-Fi 7 da Amazon passa até 20 Gbps!
Fire TV terá mais anúncios? Amazon adiciona mais publicidade