- Publicidade -

Google Tensor G3: Vazamento dá pistas sobre CPU do Google Pixel 8

- Publicidade -

O Google Tensor G3 é a CPU do tão aguardado Google Pixel 8. Um smartphone que, presumidamente, deve chegar ao mercado dentro dos próximos três a quatro meses. Mas quais são as novidades que este processador traz? Vamos conferir o que os vazamentos dizem!

- Publicidade -

Especificações técnicas

Sucessor do poderoso chip Tensor G2, que equipa os celulares da linha Pixel 7. O Google Tensor G3, também conhecido pelo codinome Zuma, teve detalhes revelados recentemente. Mais especificamente, pela famosa vazadora Kamila Wojciechowska.

Escrevendo para o site Android Authority, a vazadora diz que obteve essas informações de uma fonte interna na Google. Segundo ela, o novo chip supostamente oferecerá 9 núcleos de processamento. Na configuração de aglomerado 4+4+1, com 1 núcleo Cortex-X3 de 3 GHz.

- Publicidade -

Acompanhado de 4 núcleos Cortex-A510 e 4 núcleos Cortex-A75. Outra novidade que o Google Tensor G3 traz é o suporte nativo a apps de 64 bits apenas. Enquanto os smartphones equipados com o Tensor G2 ficavam limitados a apps de 32 bits.

Quanto à GPU, o Google Tensor G3 utilizará a ARM Mali-G715 Immortalis. Uma atualização razoável em comparação à GPU Mali-G710 de 7 núcleos usada na geração anterior. Esta nova GPU possui configuração de 10 núcleos, desbloqueando recursos como ray-tracing.

Codificador AV1, nova TPU, DSP e UFS 4.0

- Publicidade -

Além disso, um dos grandes destaques do novo chip Tensor deve ser a presença de um codificador AV1 de fábrica. Tornando o Pixel 8 o primeiro da família Pixel a oferecer o recurso direto da caixa. Uma cortesia do novo bloco decodificador de vídeo “BigWave” da CPU.

Isso faz com que o Pixel 8 seja capaz de oferecer decodificação de vídeo até a resolução 4K a 30/60 fps. Fora que o Google Tensor G3 também contará com um bloco MFC (codec multifunção). Que suportará codificação/decodificação de vídeo em 8K a 30 fps (H.264/HEVC).

Contudo, isto não significa necessariamente que o Pixel 8 terá uma câmera com gravação em 8K por padrão. Fora isso, temos uma nova TPU (“Tensor Processing Unit”) com frequência de 1,1 GHz. Basicamente, este processador foca em tarefas envolvendo Inteligência Artificial.

Temos também um novo DSP (processador de sinal digital), também conhecido como GXP. Este novo DSP deve trazer um modesto salto de processamento. O processador é, basicamente, um meio de aliviar a carga de trabalho da GPU ajudando a processar imagens e afins.

O Google Tensor G3 também deve contar com um modem Exynos 5300 (mesmo do G2). E ser compatível com padrão de armazenamento UFS 4.0. Graças à nova versão do controlador UFS Samsung, aprimorando a velocidade de leitura e escrita da armazenagem.

Disponibilidade do Google Tensor G3

O Google Tensor G3 equipará a linha Google Pixel 8, que deve chegar ao mercado por volta de setembro ou outubro de 2023
O Google Tensor G3 equipará a linha Google Pixel 8, que deve chegar ao mercado por volta de setembro ou outubro de 2023 (Imagem: Google)

Espera-se que o Google Pixel 8 seja lançado por volta de setembro ou outubro de 2023. Então, teremos de esperar apenas alguns meses para descobrir mais sobre o novo chip. Enquanto isso, ficaremos de olhos bem abertos para mais novidades sobre a linha Pixel.

E aí, curtiu nossa matéria sobre o chip Tensor G3? Compartilhe-a, então! E o que você achou dos vazamentos sobre a CPU? Comente! Fique ligado no site Max Dicas para mais notícias tecnológicas imperdíveis. E não esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube.

Siga-nos também no Telegram e no Facebook. Para ficar a par das melhores ofertas, promoções e lançamentos do mundo tech! E, também, para interagir conosco. Trocando ideias, experiências e conhecimento. Aproveite, e confira ainda algumas de nossas análises de celulares:

Artigo redigido com informações de Android Police

Leia também: Google Pixel 8: Rumores, lançamento e futuro da linha Pixel

Google Pixel Fold: Tudo que sabemos sobre o smartphone!

Motorola Razr 40 Ultra: Novos dobráveis chegam ao Brasil

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais