Lançado em maio de 2020, o HBO Max rapidamente se tornou um dos maiores serviços de streaming do mercado. Competindo diretamente com outros “pesos-pesados”, como Netflix e Disney+.
O serviço da Warner viu um crescimento de 3 milhões de assinantes no primeiro trimestre de 2022. Totalizando 76,8 milhões de usuários divididos entre HBO Max e HBO. Enquanto a Netflix perdeu cerca de 200 mil assinantes.
Além disso, o HBO Max agora tem a terceira maior participação de mercado no setor. Ficando atrás apenas da Netflix e do Prime Video. Graças não apenas á sua extensa coleção de títulos famosos, mas também títulos originais que ganharam o público.
Por isso, alguns vêm especulando que o serviço pode acabar dominando o mercado. Mas como? Afinal, ainda falta um caminho relativamente longo para o serviço ocupar a 1a posição no ranque das plataformas de streaming.
Fusão entre HBO Max e Discovery+?
Um dos palpites mais populares sugere que a Warner Bros. Discovery poderia estar trabalhando em uma fusão. Entre o HBO Max e o Discovery+, sua outra plataforma de streaming. Que, apesar de ser menos popular, experimentou um crescimento significativo desde seu lançamento.
Em abril deste ano, uma teleconferência da Warner declarou que a receita de distribuição da Discovery nos EUA havia crescido 11% no primeiro trimestre. Impulsionada principalmente pelo crescimento do Discovery+.
A mesma conferência ainda apontou que o serviço tem uma ótima taxa de retenção de inscritos. Em grande parte, devido ao modelo de plataforma com anúncios. Oferecendo assinaturas baratas com algumas poucas propagandas.
Já que a rotatividade de clientes é atualmente um grande desafio para todas as plataformas de streaming, essa é uma habilidade crucial para sobreviver no mercado. Então, o HBO Max poderia se beneficiar bastante de uma fusão com ele.
Indícios que podem confirmar a previsão
Além do mais, o HBO Max oferece um plano de assinatura anual. Enquanto o Discovery+ não. Tornando uma possível fusão ainda mais fácil e vantajosa para ambas as plataformas. E uma recente mudança no catálogo europeu do HBO Max aponta nesse sentido.
Se o serviço continuar a crescer no ritmo atual, e a fusão se concretizar, a Warner estaria em uma posição em que dominar a indústria seria totalmente possível. Mas só depois de vermos os novos preços das assinaturas e a taxa de inscritos poderemos afirmar algo concreto.
Leia também: Netflix e Microsoft anunciam parceria na plataforma
Netflix confirma plano baseado em anúncios
Netflix pode começar a liberar episódios de séries semanalmente