Pesquisadores alcançaram internet de 1 Petabit/s com apenas um chip e um feixe de luz. É isso mesmo, uma equipe de cientistas europeus desenvolveu um novo método. De transmissão de dados via fibra óptica, o qual faz a internet mais rápida de hoje parecer lenta!
A equipe que atingiu essa internet de 1 Petabit/s é composta de membros das universidades da Suécia e da Dinamarca. E eles desenharam um sistema que usa um chip fotônico para dividir um raio de luz em 8 mil frequências de cor. Cada uma delas carregando um fluxo de dados à parte.
Batizada de “pente de dados”, a tecnologia conseguiu atingir a velocidade impressionante de 1,8 Petabit/s em testes. Para quem não sabe, 1 Petabit é equivalente a cerca de 1 milhão de Gigabits, ou 125 mil Gigabytes. Em outras palavras, atingiu-se velocidade de 1,8 milhão de Mbps.
Só para efeito de comparação, a “ESnet”, rede privada da NASA, alcança “apenas” 91 Gbps. Ou seja, 91 mil Mbps. O que é apenas uma pequena fração do que a internet de 1 Petabit/s dos pesquisadores alcançou. Em só um milímetro quadrado de fibra óptica.
Tecnologia promissora, mas que ainda precisa se aperfeiçoar
Embora isso seja um feito impressionante, no entanto, não é a primeira vez que se atinge internet de 1 Petabit/s. Na verdade, o recorde de transmissão de dados via fibra óptica é de 10,66 Petabits/s. Porém, o equipamento necessário para tal façanha era muito parrudo.
E é aqui que entra o grande diferencial dessa nova tecnologia, pois ela é bem mais compacta. E também “escalável”, o que significa que a tecnologia pode ser miniaturizada. Mais precisamente, para o tamanho de uma caixa de fósforos.
Sendo assim, teoricamente, capaz de atingir velocidades significativamente maiores se aperfeiçoada. Um dos pesquisadores, Asbjørn Arvad Jørgensen, diz que segundo cálculos um único laser pode transmitir dados em velocidades de até 100 Petabits/s.
Com essa velocidade, seria possível baixar um jogo de 120 GB em 9.600 nanossegundos. Ou 0,0000096 (9×10-7) segundos, o que é absurdamente rápido! Porém, a tecnologia da internet de 1 Petabit/s ainda tem muito caminho a percorrer até chegarmos lá.
Não basta ter uma internet rápida, o hardware deve acompanhar
E o nosso hardware de uma forma geral também precisa progredir bastante para isso. Pois, além da velocidade de internet em si. A rapidez de um download ainda depende da velocidade de escrita do armazenamento do seu PC, notebook ou outro dispositivo.
Sem falar no suporte a um padrão Wi-Fi que consiga passar toda essa velocidade. O padrão mais recente, por exemplo. Conhecido como Wi-Fi 7, passa cerca de 20 Gbps no máximo. Isso em velocidades máximas teóricas somadas. Isto é, 2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz juntos.
E um SSD NVMe PCIe 5.0 se limita a uma velocidade aproximada de 13 GBps. Então, mesmo que a tecnologia de internet de 1 Petabit/s fosse disponibilizada hoje. Isso não significa que poderíamos extrair o máximo potencial dela em nosso dia-a-dia.
Até porque teríamos de esperar que toda uma atualização da infraestrutura de redes mundial. Um salto tecnológico de escala massiva que, infelizmente, requer tempo para acontecer. Do contrário, planos de internet com a velocidade da rede da NASA já seriam comuns.
Quando a internet de 1 Petabit/s estará disponível?
Dito isso, é de se esperar que leve, pelo menos, mais uma ou até duas décadas. Para que a tecnologia que permite velocidades tão altas seja propriamente implementada. E utilizada por pessoas em seus lares, como parte de seu cotidiano.
E aí, curtiu nossa matéria? Compartilhe-a, então! Você acha que internet de 1 Pbps é o futuro da fibra óptica? Deixe um comentário! Continue acompanhando o site Max Dicas para mais notícias incríveis sobre tecnologia. E não esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube.
Siga-nos também no Telegram e no Facebook. Onde sempre postamos as melhores promoções e ofertas do mundo tech. Assim, vocês podem comprar produtos de qualidade pelos menores preços possíveis! Para mais informações sobre fibra óptica e Wi-Fi 7, confira nossos vídeos abaixo:
Leia também: Google Fiber alcança 20 Gbps de velocidade de internet
O que é fibra óptica? Entenda como essa tecnologia funciona
10 Dicas para melhorar o Wi-Fi da sua casa