Embora ainda estejamos à espera do lançamento do padrão PCIe 6.0 (que supostamente deve ocorrer no fim do ano), o PCI Express 7.0 já tem estreia marcada para 2025. O novo padrão oferecerá taxas de transferência até 512 GB/s. Sendo 8 vezes mais rápido que o PCIe 5.0.
As velocidades bidirecionais de 512 GB/s do PCI Express 7 estarão disponíveis em conexões x16. Porém, serão consideravelmente reduzidas na prática. Devido à sobrecarga de codificação, entre outros fatores.
Ainda assim, é o dobro da velocidade máxima alcançável com o padrão PCI Express 6.0. O comitê PCI-SIG, que está realizando sua conferência anual de desenvolvedores, disse que está à frente de seu objetivo. Que é dobrar as velocidades do padrão PCIe a cada 3 anos.
A velocidade dependerá dos fabricantes
Toda essa velocidade, entretanto, dependerá dos dispositivos e fabricantes. Os chips Alder Lake de 12ª geração da Intel lançados em janeiro de 2022, por exemplo, suportam PCIe 5.0. Mas os chips de desktop Ryzen 7000 Zen 4 da AMD com suporte PCIe 5.0 não chegarão tão cedo.
Além disso, os primeiros SSDs PCIe 5.0 para consumidores acabaram de chegar no mercado. Com velocidades de leitura de até 13 GB/s.
Principais características do PCI Express 7
Contudo, para além das altas velocidades, o padrão PCI Express 7 conta com outras características interessantes. Como eficiência energética, baixa latência e retrocompatibilidade com gerações anteriores.
O PCIe 7.0 exigirá “traces” mais curtos para atingir essas velocidades, todavia. Desse modo, as placas-mãe podem acabar mais caras. Pois provavelmente exigirão componentes extras e PCBs mais grossos.
Mas olhando pelo lado positivo, mesmo as pistas PCI Express 7.0 x1 serão tão rápidas quanto as PCIe 4.0 x16 (32 GB/s). De modo que o armazenamento e outros dispositivos podem ser menores e consumir menos recursos.
Ou seja, você poderia ter quatro slots de unidade SSD NVME, cada um usando apenas uma pista PCI Express. E todos eles seriam duas vezes mais rápidos que um slot NVMe PCIe 5.0 x4. Mas por mais que isso seja empolgante, é melhor conter a animação.
Já que produtos PCI Express 7 só devem ser comercializados oficialmente em 2027. Apesar do lançamento marcado para 2025.
Leia também: POCO X4 GT e POCO F4 têm especificações reveladas
Brasil é um dos países que menos investe em inovação tecnológica
Netflix pode começar a liberar episódios de séries semanalmente