- Publicidade -

Ransomware: Conheça os 4 Ataques mais Comuns

- Publicidade -

Ransomware: Conheça os 4 Golpes mais Comuns e Saiba Como se Proteger

- Publicidade -

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do blog Max Dicas

Tela de computador com códigos
Tela de computador com códigos (Imagem: Pexels / Markus Spiske)

O ransomware é um dos ataques online mais praticados pelos cibercriminosos no mundo. O golpe envolve o pagamento de resgate para conceder o acesso de volta ao usuário. Assim, tem feito vítimas em diferentes esferas da sociedade, como indivíduos, empresas e grandes corporações.

- Publicidade -

A ameaça possui diferentes tipos de aplicação, dificultando as medidas de segurança digital e aumentando as chances de contaminação.

Pensando nisso, separamos 4 formatos de ransomware mais comuns, e mostramos como você pode se proteger deles.

Confira a seguir:

- Publicidade -

1.  Ransomware WannaCry

Uma das ações mais impactantes aconteceu em 2017, quando o ransomware WannaCry paralisou inúmeras atividades essenciais ao redor do mundo.

O malware utilizou uma brecha no sistema de segurança do Windows para “sequestrar” milhares de arquivos, solicitando resgate para as vítimas restabelecerem o acesso às informações.

Com isso, o ataque afetou mais de 200 mil computadores e segue como um dos maiores de todos os tempos.

Por isso, fique atento aos dispositivos desatualizados, pois são a porta de entrada para o WannaCry, uma vez que o programa opera através de falhas presentes nos sistemas operacionais.

2.  Locker

Outra maneira dos cibercriminosos conseguirem lucrar com ações digitais ilegais é através do ransomware Locker.

Assim, como o próprio nome diz, o software bloqueia o acesso do usuário ao sistema, mantendo sob seu domínio todos os arquivos do dispositivo.

Com isso, o hacker pode alterar as senhas ou impedir o login, entre outras maneiras de bloquear a ação do usuário.

E, se a vítima desejar restabelecer o controle de suas informações, é preciso pagar um valor aos criminosos para a liberação do acesso.

3.  GoldenEye Ransomware

Hacker usando notebook
Hacker usando notebook (Imagem: Pexels / Mati Mango)

O golpe também ganhou fama devido a seu impacto nos sistemas essenciais da Ucrânia, incluindo bancos, companhias de energia e, até mesmo, o aeroporto.

O ransomware GoldenEye consegue corromper os computadores, impedindo que as máquinas sejam iniciadas na tentativa de recuperação dos arquivos.

Ou seja, os usuários não conseguem restabelecer a conexão com seus dados, colocando em risco o sistema por completo. Assim, as instituições param de operar, gerando um caos coletivo em diferentes setores do país.

4.  Petya

Com efeitos de destruição poderosos, o Petya é um trojan que opera de maneira similar ao GoldenEye, porém instalando-se no Master Boot Record.

Assim, é possível ter acesso ao sistema apenas com o pagamento de resgate, gerando transtornos para empresas, usuários e órgãos governamentais.

Como se Proteger de um Ataque deRansomware

Com alguns cuidados básicos é possível proteger suas informações e garantir sua privacidade online.

Confira:

  • Baixe arquivos de sites confiáveis
  • Verifique a identificação do remetente
  • Não abra e-mails suspeitos ou de remetentes desconhecidos
  • Desconfie de links enviados em redes sociais e aplicativos de mensagem
  • Mantenha o sistema atualizado.

Além disso, você pode contar com um programa antimalware para manter seus dados em segurança, como a solução Total Security, da Bitdefender.

Com tecnologia inovadora, o software bloqueia até os ataques de malware mais sofisticados, protegendo seus arquivos sem comprometer o desempenho da bateria.

Agora que você já sabe bem sobre os detalhes dos quatro principais ransomware, e como se proteger, pode navegar com mais tranquilidade e sempre manter os seus dados em segurança.

E você, já foi vítima de um ataque de ransomware? Como você protege seu computador? Compartilhe com a gente!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais