Rumores sugeriam que os processadores Intel Core passariam por uma etapa de reformulação. E parece que eles acertaram! A empresa recentemente anunciou as novas denominações Intel Core e Intel Core Ultra para seus chips.
Dando adeus às antigas séries “Core iX”, mas será essa uma boa ideia? Afinal, todos os consumidores já estão acostumados aos processadores Intel Core com a nomenclatura antiga. Que tem sido usada em seus produtos por mais de uma década.
Segundo a própria empresa, a nova nomenclatura começa a valer com os processadores com arquitetura Meteor Lake. Que inicialmente incluirá CPUs Intel Core 3, Intel Core 5 e Intel Core 7. Não há informações sobre uma possível opção Intel Core 9, entretanto.
Intel Core Ultra e tchau identificação de geração
Porém, sabemos que processadores Intel Core desse nível virão com o título Intel Core Ultra. Pois elas serão lançadas ainda no segundo semestre de 2023, de acordo com a Intel. A designação Ultra serve para separar as categorias “populares” e “avançadas” dos chips.
Esse processo de reelaboração da marca é uma grande modificação para a empresa. Haja vista que os últimos 15 anos foram construindo a reputação de seus chips com os nomes antigos. Até porque os novos processadores Intel Core devem abandonar também o número da geração.
Isso mesmo, parece que a Intel deixará de especificar a geração do produto, pelo menos no marketing. Pois a identificação da geração ainda será incluída no número de série dos seus processadores. Contudo, a Intel ainda não se decidiu sobre como fazer isso.
Intel acertou na mudança?
Tá, mas a pergunta que não quer calar é: por quê? Por que abandonar a nomenclatura que os compradores já conhecem? Para jogar um pouco de luz sobre o tema, Caitlin Anderson, vice-presidente e gerente geral de vendas da Intel, diz:
“Nosso mapa de clientes demonstra como a Intel está priorizando a inovação e a liderança tecnológica com produtos como o Meteor Lake, focados em eficiência de energia e IA em escala.
Para um melhor alinhamento com nossas estratégias de produtos, estamos introduzindo uma estrutura de marca que ajudará os compradores de PCs a melhor diferenciar o melhor de nossa tecnologia mais recente e nossas ofertas principais.”
Faz sentido que os processadores Intel Core passem por mudanças ao longo do tempo, inclusive no marketing. Porém, não é como se a nova nomenclatura dos chips ajudasse muito. Principalmente em casos como os do Intel Core 5 e Core 7, e suas respectivas versões Ultra.
Tecnicamente, todos são processadores intermediários. Então, como exatamente um comprador leigo vai saber qual é o melhor para suas necessidades? Bem, provavelmente não vai, e comprará aquele que achar mais em conta para o seu bolso.
Essa diferença pode até ficar mais clara com o tempo, mas não parece que a mudança vai deixa-la mais clara para os consumidores gerais. Pelo menos, não logo de início.
Encerramento processadores Intel Core
E aí, curtiu nossa matéria sobre os processadores Intel Core? Compartilhe-a, então! E o que você achou dos novos nomes? Comente! Fique ligado no site Max Dicas para mais notícias tecnológicas imperdíveis. E não esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube.
Siga-nos também no Telegram e no Facebook. Para ficar a par das melhores ofertas, promoções e lançamentos do mundo tech! E, também, para interagir conosco. Trocando ideias, experiências e conhecimento. Aproveite, e confira ainda nossos melhores vídeos sobre PCs e notebooks:
Leia também: Wi-Fi 7 Intel: Demonstração alcança velocidade incrível de 5 Gbps
GPUs Nvidia/MediaTek: Novo futuro para consoles portáteis
AMD Dragon Range: Nova linha de CPUs gamer é lançada