Nós finalmente fizemos o teste da internet Starlink de Elon Musk. É isso aí! Vocês pediram, e nós atendemos. Neste artigo, vamos relatar nossas primeiras experiências com a internet da SpaceX. Passando pelo unboxing, instalação e configuração até chegarmos à performance.
Porém, antes de partirmos para o teste da internet Starlink. Gostaríamos de passar pelos custos dessa pequena experiência. Que não foram nada baratos, aliás. Só os equipamentos com impostos somaram R$ 3.196,02. E a mensalidade com impostos somando R$ 295,55.
Em relação ao tempo de chegada dos aparelhos, foram 19 dias corridos. Mas isso dependerá de onde exatamente você mora. Com a compra tendo sido realizada no dia 03 de setembro. O kit sendo enviado dia 13 do mesmo mês. E chegando a nós dia 22 de setembro.
Unboxing do equipamento
Para que possamos fazer o teste da internet Starlink de Elon Musk. Vamos, primeiramente, desembrulhar e montar o equipamento. E algo que podemos comentar logo de início é que a caixa é enorme. Dentro dela, temos uma ilustração de orientação.
As quais devemos seguir para fazer o teste da internet Starlink da maneira correta. Nelas, somos orientados a baixar o app de gerenciamento da Starlink. Além de não tocar na antena, pois ela é autoajustável. E como instalar o equipamento na sua casa.
Em seguida, temos uma estrutura plástica de proteção. Sob a qual estão os equipamentos que utilizaremos para receber o serviço. Em cima, temos a base da antena. Que, apesar de ser de metal, é até bastante leve. E o resto dos aparelhos, que já vêm conectados uns aos outros.
Facilitando a visualização de como tudo se encaixa no final da instalação. Dentre eles, temos a fonte de alimentação PoE de potência máxima de 180W. Um roteador Wi-Fi 5 dual-band com design geométrico e detalhe frontal em metal.
Para fazermos o teste da internet Starlink, devemos conectá-lo ao cabo que vem da antena. Ademais, temos ainda a antena, que se ajusta automaticamente. E os cabos de rede CAT.5e (os quais parecem ser blindados) que a acompanham.
Como funciona o serviço de internet Starlink?
Mas agora, antes de irmos para o processo de instalação dos equipamentos. Vamos tirar um tempo para explicar como funciona o serviço da Starlink. A Starlink é um projeto liderado por Elon Musk, fundador da SpaceX.
Com objetivo de fornecer internet rápida e de longo alcance a regiões remotas. Utilizando, para isso, transmissões via satélite. Atualmente, a SpaceX conta com cerca de 3 mil satélites em órbita. E o plano, seguindo adiante, é adicionar ainda mais satélites.
A essa “constelação” da internet Starlink que vamos testar. Só na primeira fase, espera-se chegar a 4,4 mil deles. Cada um dos satélites tem 4 antenas de alta performance. E agindo conjuntamente, transmitem sinais de forma veloz e barata.
Os satélites têm formato plano e pesam cerca de 260 Kg. E circundam a Terra em órbitas baixas de 550 Km. Assim, eles se desintegram mais facilmente na atmosfera depois de desativados. Cada um deles é alimentado por somente um painel solar.
A Starlink está disponível em 36 países diferentes, contando com o Brasil. Em maio deste ano (2022), o serviço atingiu o marco de 400 mil usuários ao redor do globo. E esse número crescerá muito mais, já que a Starlink pretende adentrar outros mercados.
Mais detalhes do serviço
O teste da internet Starlink que vamos fazer segue o princípio básico do serviço. Nossa antena se comunicará com os satélites em órbita. Que, por sua vez, vão se comunicar com os gateways. Um gateway nada mais é do que um intermediário na rede para trocas de informações.
E os gateways desempenham diversas funções. Como, por exemplo, controle de tráfego de dados. Além de fornecer recursos e camadas de segurança para sua rede. Ilustrativamente, seu roteador doméstico atua com um gateway para seus dispositivos.
Organizando a troca de informações entre eles e a internet. Os gateways da Starlink se conectam a um data center aqui no Brasil. Que, por enquanto, é o único existente aqui. Para o teste de internet da Starlink, é interessante falarmos de uma coisa.
O fato de que a Starlink utiliza satélites de baixa órbita possibilita baixíssimas latências. E o grande número de satélites possibilita ampla cobertura. Mas não cobertura em todos os lugares. Por isso, a Starlink está desenvolvendo novos satélites.
Que se comunicarão entre si via laser, para trazer sinais a clientes sem gateways próximos. Lembrando muito o modo como uma rede mesh opera. Assim, pessoas de lugares ainda mais remotos poderão acessar a internet. Mesmo que estejam em navios ou aeronaves.
Isso sem mencionar que eles também terão antenas bem maiores. Entre outros recursos.
Instalação, configuração e primeiro teste da internet Starlink
Chegou, então, a hora de instalarmos os equipamentos. Para realizarmos o teste da internet Starlink de Elon Musk. E para instalarmos, não há muita dificuldade. É só escolher um lugar firme, alto e estável o suficiente para colocar a antena.
A seguir, vamos utilizar o app Starlink para configurar a rede e os equipamentos. Contudo, é bom verificarmos se há obstruções no céu. Com a opção de escaneamento do aplicativo. O próximo passo é conectar todos os dispositivos corretamente.
Feito isso, o roteador já deve estar gerando uma rede Wi-Fi. À qual nos conectaremos para começar as configurações. Definindo o nome e a senha da rede. Vamos nos conectar novamente depois dessa etapa. E, então, aguardar para que a antena se configure.
O sinal deve demorar um pouco para se estabilizar. Mas já é possível fazermos um teste da internet Starlink. Pelo próprio app da Starlink, inclusive. E nós obtivemos 199 Mbps de velocidade de download e 20 Mbps de upload. Com latência de 31 ms.
Enquanto isso, no app do Speedtest, conseguimos 150 Mbps de download e 32 Mbps de upload. Nós até assistimos a um vídeo no YouTube em 4K de resolução. E a experiência foi bastante fluida. E é isso que temos para os testes iniciais.
Aplicativo e mais testes
Agora, 48 horas após a instalação do equipamentos. Para deixar o serviço se estabilizar adequadamente. Vamos explorar o aplicativo e realizar mais testes num ambiente interno. Na tela inicial do app, temos uma variedade de atalhos e funções.
Incluindo a que utilizamos para fazer o teste da internet Starlink, chamada “velocidade”. Além de uma função que checa por obstruções na visibilidade da antena. E outra que nos ajuda a “enxergar” o nível de força do sinal Wi-Fi pela sua casa num mapa.
Temos também opções de monitoramento dos dispositivos na rede. Além de estatísticas de uso, tempo de atividade e latência da rede. Fora isso, temos a loja de acessórios da Starlink, opções de configuração do Wi-Fi e algumas outras mais.
O único ponto negativo é que só é possível entrar em contato com o suporte técnico pelo app. O que pode se tornar impossível caso o usuário esteja passando por problemas. E não disponha de outra internet para utilizar o recurso do app.
Mais testes de velocidade
E vamos aproveitar para fazer outro teste da internet Starlink. Desta vez, conseguimos um pouco menos em velocidade. Com 181 Mbps de download e 16 Mbps de upload. Porém, em contrapartida, conseguimos uma latência menor, de 27 ms.
Já nos testes avançados, pudemos conferir algumas coisas interessantes. Apesar de, nesse momento de testes, termos obtido 137 Mbps de download e 42 Mbps de upload.
A conexão entre nosso smartphone e o roteador é capaz de entregar mais do que isso. Sendo até 280 Mbps em download e 161 Mbps de upload. Pelo menos, de acordo com o teste avançado que fizemos. E com um notebook, alcançamos até 276 Mbps de download.
Indicando que o teste da internet Starlink feito pelo app parece ter sido bastante preciso.
Considerações finais sobre o teste da internet Starlink
O que podemos dizer sobre o serviço de internet da Starlink, então? Bem, nós podemos dizer que realmente gostamos do que vimos! A Starlink oferece altas velocidades e baixa latência num nível bem acima da média. Com certeza, acima do que se esperaria de um serviço via satélite.
Para aqueles que vivem em áreas mais rurais e/ou isoladas. Onde não é tão fácil conseguir sinal de internet ou celular. A Starlink é uma verdadeira “solução milagrosa”. Por enquanto, é isso! Mas essa definitivamente não será a ultima vez que traremos conteúdo sobre ela aqui.
Confira nossas dicas e sugestões para usuários Starlink:
E aí, curtiu nosso teste da internet Starlink de Elon Musk? Que outros testes deveríamos fazer? Compartilhe suas sugestões nos comentários! Continue acompanhando o site Max Dicas para mais testes e análises de qualidade. E confira também nossos vídeos sobre a Starlink:
Leia também: Internet Starlink de Elon Musk mais barata no Brasil
Starlink no Brasil ganha sinal verde para vender internet
Wi-Fi Starlink para veículos em movimento