- Publicidade -

TP-Link Archer BE220, novo ROTEADOR Wi-Fi 7 BARATO chegou!

- Publicidade -

O TP-Link Archer BE220 é o novo roteador Wi-Fi 7 barato que chegou ao Brasil para completar a oferta ao público, que carecia de um modelo mais custo-benefício. Equipado com o padrão Wi-Fi mais recente, fácil gerenciamento e suporte a rede mesh. Vamos conhecê-lo melhor, então?

- Publicidade -

Unboxing e Especificações do Archer BE220

Antes de abrirmos a caixa do produto, vale ressaltar que o BE220 é um dispositivo de entrada. Porém, não se engane por isso, pois até o final deste artigo ele pode te surpreender! Enfim, logo na frente da caixa temos um vislumbre do visual do roteador, que é padrão.

Entretanto, com um toque minimalista bastante elegante. Ao abrir a caixa, temos o próprio roteador, que possui uma construção bem robusta. Em seguida temos guias de instalação e manuais, adesivo de informações de rede, cabo de rede flat e fonte de 24 W.

- Publicidade -

Quanto ao desenho e à construção do Archer BE220 da TP-Link, temos uma carcaça estilo padrão. Com acabamento fosco e detalhes angulares nas laterais e parte frontal, que dão um ar bem moderno ao roteador. No topo dele, temos LEDs indicadores, saídas de ar e logo da marca.

Detalhes técnicos

Enquanto embaixo temos entradas de ar e apoios de superfície em borracha. Pelo peso do dispositivo, ele deve contar com um bom dissipador de calor interno. Já na traseira, temos 5 portas Ethernet Gigabit (1 WAN, 4 LAN), entrada de energia, botões liga/desliga, Wi-Fi/LED, WPS e reset.

- Publicidade -

Segundo a TP-Link, o roteador cona com 4 antenas de alto desempenho com Beamforming, para detectar e concentrar a força do sinal para cada cliente da rede. O BE220 emite 2 redes, de 2,4 GHz e 5 GHz, com velocidades máximas teóricas de até 688 Mbps e 2.882 Mbps, respectivamente.

Ainda falando sobre tecnologias Wi-Fi, o TP-Link Archer BE220 tem MLO, que permite usar 2 bandas Wi-Fi simultaneamente. Além de 4K QAM (mais bits por transmissão), Multi-RUs (maior velocidade, menor latência) e EasyMesh, que permite conectar outros roteadores compatíveis.

Da linha Archer, Mercusys ou Aginet para expandir o alcance da sua rede. Dito isso, chegou a hora de passarmos à etapa de configuração do roteador.

Configuração básica do Archer BE220 da TP-Link

Configurando o TP-Link Archer BE220
Configurando o TP-Link Archer BE220 (Imagem: Max Dicas)

Antes de iniciarmos a configuração, precisamos ligar o roteador e conectá-lo ao equipamento da nossa provedora de internet que recebe a conexão. Depois basta nos conectarmos a uma das redes emitidas por ele (senha embaixo do roteador) e usaremos o app Tether para configurá-lo.

Se você ainda não tem uma conta TP-Link, será necessário criar uma. Dentro do app, adicionaremos nosso Archer BE220 da TP-Link. Se ele não aparecer, será preciso adicioná-lo manualmente usando o botão “+”. Em seguida faremos o passo a passo da configuração.

Que inclui configurações de rede básicas como criação de nome e senhas de rede, e nome e senhas de usuário, por exemplo. É um processo bastante simples.

Visão geral do App e Sistema Web

Logo na página inicial do app já temos vários atalhos úteis, como status da rede, clientes conectados, uso de tráfego e rede para convidados. A próxima aba é a de segurança, e ao entrar nela já é feita uma varredura de riscos automática.

Que aponta ações possíveis para melhorar a segurança da sua rede, no nosso caso uma das ações era atualizar o firmware. Então, tratamos de atualizá-lo logo. O TP-Link Archer BE220 também possui uma aba de controle parental e outra de configurações avançadas.

A qual inclui opções como otimização e diagnóstico de rede, QoS, rede de convidados, entre outras. Já para entrar no sistema, é necessário digitar o IP do roteador ou “tplinkwifi.net” na barra de endereços de um navegador qualquer. Em seguida, entra-se com a senha de administrador.

Quanto às funções disponíveis, temos todas aquelas no app e algumas ainda mais avançadas. Só que com controles mais detalhados, então se você for um usuário avançado ou, quiser configurar a rede mesh, deve usar o sistema web.

Testes de velocidade e alcance Wi-Fi

Reesultados dos testes Wi-Fi do Archer BE220 da TP-Link em rede mesh
Reesultados dos testes Wi-Fi do Archer BE220 da TP-Link em rede mesh (Imagem: Max Dicas)

Agora vamos à parte favorita de muitos, os testes de alcance e velocidade Wi-Fi! Usando um Galaxy Z Fold 7 e próximos ao Archer BE220 da TP-Link, obtivemos máximas de 954/981 Mbps na rede local com servidor de 10 Gbps. Bons resultados, mas que ficam dentro do esperado.

Já a médio e longo alcance, a 12 metros e 21 metros respectivamente, atingimos 108/84 Mbps e 9/22 Mbps em download/upload. Ou seja, o BE220 definitivamente não é o roteador para quem quer longo alcance com apenas 1 unidade. Mas ele compensa com o recurso EasyMesh!

Ao formarmos uma rede de malha com um Archer BE550, obtivemos 351/462 Mbps e 270/231 Mbps nos mesmos pontos. Resultados significativamente melhores. Também fizemos um teste de roaming andando por diversos cômodos ao fazer uma vídeo chamada, e ficamos bem satisfeitos.

Vale lembrar que ao usar o TP-Link Archer BE220 ou qualquer outro roteador em mesh, é sempre melhor fazer a conexão entre eles via cabo de rede (se possível). Pois é mais estável e passa mais “velocidade”, de preferência com todos os nós conectados ao roteador principal diretamente.

Considerações Finais Sobre o TP-Link Archer BE220

Muito bem, então, o que podemos dizer sobre BE220 após esta análise? Começando pelo design e construção, apesar de o desenho da carcaça do produto não fugir do óbvio, ela realmente passa a impressão de robustez. O gerenciamento dele é muito bom, tanto pelo app quanto pelo sistema.

Nos testes de velocidade e alcance, ele ficou dentro do esperado e da média, respectivamente. É um daqueles roteadores que fazem o básico bem feito. Mas, se for necessário expandir o alcance da rede, sempre é possível adicionar outro roteador em mesh. Modo em que trabalha muito bem!

Então, para quem recomendamos o TP-Link Archer BE220? Para aqueles usuários que tem até 1 Gbps de internet, valorizam a garantia de 5 anos oferecida pela TP-Link e querem migrar para o Wi-Fi 7 sem ter que gastar uma grana muito alta. Interessados podem conferir mais nos links abaixo:

E aí, curtiu nosso artigo sobre o Archer BE220? Compartilhe-o, então! E o que achou deste novo roteador Wi-Fi 7? Comente! Fique ligado no site Max Dicas para mais resenhas tecnológicas imperdíveis. E não esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube.

Siga-nos também no Telegram. Para ficar a par das melhores ofertas e lançamentos do mundo tech! E, também, para interagir conosco. Trocando ideias, experiências e conhecimento. Para mais detalhes sobre o produto, confira nosso vídeo:

Leia também: MELHOR IMPRESSORA CUSTO-BENEFÍCIO 2025? Brother DCP-T530DW e DCP-T430W!

Samsung Galaxy S25 Plus, o topo de linha com melhor custo-benefício?

Qual a melhor Starlink, Mini ou Gen 3? Testes e diferenças REAIS!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais