- Publicidade -
O TP-Link Archer BE220 é o novo roteador Wi-Fi 7 barato que chegou ao Brasil para completar a oferta ao público, que carecia de um modelo mais custo-benefício. Equipado com o padrão Wi-Fi mais recente, fácil gerenciamento e suporte a rede mesh. Vamos conhecê-lo melhor, então?
- Publicidade -
Unboxing e Especificações do Archer BE220
Antes de abrirmos a caixa do produto, vale ressaltar que o BE220 é um dispositivo de entrada. Porém, não se engane por isso, pois até o final deste artigo ele pode te surpreender! Enfim, logo na frente da caixa temos um vislumbre do visual do roteador, que é padrão.
Entretanto, com um toque minimalista bastante elegante. Ao abrir a caixa, temos o próprio roteador, que possui uma construção bem robusta. Em seguida temos guias de instalação e manuais, adesivo de informações de rede, cabo de rede flat e fonte de 24 W.
- Publicidade -
Quanto ao desenho e à construção do Archer BE220 da TP-Link, temos uma carcaça estilo padrão. Com acabamento fosco e detalhes angulares nas laterais e parte frontal, que dão um ar bem moderno ao roteador. No topo dele, temos LEDs indicadores, saídas de ar e logo da marca.
Detalhes técnicos
Enquanto embaixo temos entradas de ar e apoios de superfície em borracha. Pelo peso do dispositivo, ele deve contar com um bom dissipador de calor interno. Já na traseira, temos 5 portas Ethernet Gigabit (1 WAN, 4 LAN), entrada de energia, botões liga/desliga, Wi-Fi/LED, WPS e reset.
- Publicidade -
Segundo a TP-Link, o roteador cona com 4 antenas de alto desempenho com Beamforming, para detectar e concentrar a força do sinal para cada cliente da rede. O BE220 emite 2 redes, de 2,4 GHz e 5 GHz, com velocidades máximas teóricas de até 688 Mbps e 2.882 Mbps, respectivamente.
Ainda falando sobre tecnologias Wi-Fi, o TP-Link Archer BE220 tem MLO, que permite usar 2 bandas Wi-Fi simultaneamente. Além de 4K QAM (mais bits por transmissão), Multi-RUs (maior velocidade, menor latência) e EasyMesh, que permite conectar outros roteadores compatíveis.
Da linha Archer, Mercusys ou Aginet para expandir o alcance da sua rede. Dito isso, chegou a hora de passarmos à etapa de configuração do roteador.
Configuração básica do Archer BE220 da TP-Link

Antes de iniciarmos a configuração, precisamos ligar o roteador e conectá-lo ao equipamento da nossa provedora de internet que recebe a conexão. Depois basta nos conectarmos a uma das redes emitidas por ele (senha embaixo do roteador) e usaremos o app Tether para configurá-lo.
Se você ainda não tem uma conta TP-Link, será necessário criar uma. Dentro do app, adicionaremos nosso Archer BE220 da TP-Link. Se ele não aparecer, será preciso adicioná-lo manualmente usando o botão “+”. Em seguida faremos o passo a passo da configuração.
Que inclui configurações de rede básicas como criação de nome e senhas de rede, e nome e senhas de usuário, por exemplo. É um processo bastante simples.
Visão geral do App e Sistema Web
Logo na página inicial do app já temos vários atalhos úteis, como status da rede, clientes conectados, uso de tráfego e rede para convidados. A próxima aba é a de segurança, e ao entrar nela já é feita uma varredura de riscos automática.
Que aponta ações possíveis para melhorar a segurança da sua rede, no nosso caso uma das ações era atualizar o firmware. Então, tratamos de atualizá-lo logo. O TP-Link Archer BE220 também possui uma aba de controle parental e outra de configurações avançadas.
A qual inclui opções como otimização e diagnóstico de rede, QoS, rede de convidados, entre outras. Já para entrar no sistema, é necessário digitar o IP do roteador ou “tplinkwifi.net” na barra de endereços de um navegador qualquer. Em seguida, entra-se com a senha de administrador.
Quanto às funções disponíveis, temos todas aquelas no app e algumas ainda mais avançadas. Só que com controles mais detalhados, então se você for um usuário avançado ou, quiser configurar a rede mesh, deve usar o sistema web.
Testes de velocidade e alcance Wi-Fi

Agora vamos à parte favorita de muitos, os testes de alcance e velocidade Wi-Fi! Usando um Galaxy Z Fold 7 e próximos ao Archer BE220 da TP-Link, obtivemos máximas de 954/981 Mbps na rede local com servidor de 10 Gbps. Bons resultados, mas que ficam dentro do esperado.
Já a médio e longo alcance, a 12 metros e 21 metros respectivamente, atingimos 108/84 Mbps e 9/22 Mbps em download/upload. Ou seja, o BE220 definitivamente não é o roteador para quem quer longo alcance com apenas 1 unidade. Mas ele compensa com o recurso EasyMesh!
Ao formarmos uma rede de malha com um Archer BE550, obtivemos 351/462 Mbps e 270/231 Mbps nos mesmos pontos. Resultados significativamente melhores. Também fizemos um teste de roaming andando por diversos cômodos ao fazer uma vídeo chamada, e ficamos bem satisfeitos.
Vale lembrar que ao usar o TP-Link Archer BE220 ou qualquer outro roteador em mesh, é sempre melhor fazer a conexão entre eles via cabo de rede (se possível). Pois é mais estável e passa mais “velocidade”, de preferência com todos os nós conectados ao roteador principal diretamente.
Considerações Finais Sobre o TP-Link Archer BE220
Muito bem, então, o que podemos dizer sobre BE220 após esta análise? Começando pelo design e construção, apesar de o desenho da carcaça do produto não fugir do óbvio, ela realmente passa a impressão de robustez. O gerenciamento dele é muito bom, tanto pelo app quanto pelo sistema.
Nos testes de velocidade e alcance, ele ficou dentro do esperado e da média, respectivamente. É um daqueles roteadores que fazem o básico bem feito. Mas, se for necessário expandir o alcance da rede, sempre é possível adicionar outro roteador em mesh. Modo em que trabalha muito bem!
Então, para quem recomendamos o TP-Link Archer BE220? Para aqueles usuários que tem até 1 Gbps de internet, valorizam a garantia de 5 anos oferecida pela TP-Link e querem migrar para o Wi-Fi 7 sem ter que gastar uma grana muito alta. Interessados podem conferir mais nos links abaixo:
E aí, curtiu nosso artigo sobre o Archer BE220? Compartilhe-o, então! E o que achou deste novo roteador Wi-Fi 7? Comente! Fique ligado no site Max Dicas para mais resenhas tecnológicas imperdíveis. E não esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube.
Siga-nos também no Telegram. Para ficar a par das melhores ofertas e lançamentos do mundo tech! E, também, para interagir conosco. Trocando ideias, experiências e conhecimento. Para mais detalhes sobre o produto, confira nosso vídeo:
Leia também: MELHOR IMPRESSORA CUSTO-BENEFÍCIO 2025? Brother DCP-T530DW e DCP-T430W!
Samsung Galaxy S25 Plus, o topo de linha com melhor custo-benefício?
Qual a melhor Starlink, Mini ou Gen 3? Testes e diferenças REAIS!