- Publicidade -

VPN: Vantagens, desvantagens e segurança online

- Publicidade -

VPN é um termo que se popularizou de alguns anos para cá, tornando-se sinônimo de privacidade e segurança no vocabulário popular. Porém, a verdade é que elas não são necessariamente palavras equivalentes. Há uma série de desvantagens em usar um serviço destes. E nós vamos explicar o porquê.

- Publicidade -

O que é VPN?

VPN é uma sigla em Inglês para rede privada virtual. É um método que cria uma conexão virtual dentro de uma estrutura de rede física. Para fazer um dispositivo em determinada localização ser parte de um sistema em outro lugar.

Por exemplo, você pode estar longe de casa, talvez em outro país, e usar uma conexão dessas para acessar sua rede doméstica. Por meio de qualquer dispositivo. E se isso soar estranho é porque é algo reservado para usos específicos.

- Publicidade -

Então, para que exatamente serve uma VPN?

Vantagens de usar VPN

A principal, e provavelmente única, vantagem de se usar VPN é que você pode “mascarar” a localização/identidade do seu dispositivo na rede a qual se está conectado. Isso é bem útil se quisermos acessar um site restrito por região, ou um catálogo estrangeiro da Netflix.

- Publicidade -

Mas temos alguns benefícios de segurança e privacidade. Por exemplo, se você estiver usando uma rede pública numa lanchonete, seu dispositivo será indetectável para outros usuários. Tornando sua navegação secreta, para a maioria. Porém, o inverso também vale para você.

Além disso, também temos vantagens no que tange ao trabalho remoto. Se você estiver viajando, para exemplificar, uma conexão privada pode lhe dar acesso à sua rede doméstica ou corporativa. Como se você estivesse lá. Mas é aí que entram as desvantagens.

Desvantagens de usar VPN

E a mais notável desvantagem de usar um serviço VPN é justamente o que dá origem a suas vantagens: ter que se conectar a um terceiro ponto antes estabelecer a conexão. Pode não parecer a princípio, mas isso gera uma lista de inconveniências.

Dentre as quais estão velocidade lenta e tempo de resposta muito alto. Já que a conexão precisa passar por um servidor remoto primeiro. A sua velocidade de download, por exemplo, ficará restrita à velocidade de upload do seu servidor VPN, no melhor cenário.

Temos também um risco de privacidade, pois o dono do servidor VPN tem acesso ao tráfego de todos os dispositivos conectados ao serviço. E, potencialmente, até da sua rede local.

Se o servidor VPN do seu provedor for hackeado, por exemplo, como aconteceu com a NordVPN em 2019, seus dados podem acabar nas mãos de cibercriminosos. Ademais, ainda temos o custo de pagar por um servidor VPN, ou manter um por conta própria. O que não é muito barato.

Fora a impossibilidade de acessar determinados serviços, dependendo da configuração do servidor ou do seu plano de assinatura.

Quando usar?

Em resumo, quando você precisar acessar uma rede remotamente, por algum motivo. Quando você estiver viajando ou fazendo trabalho remoto, a título de exemplo. Bem como quando quiser acessar um serviço prestado em outro local, ou esconder seu IP da sua provedora.

Só esperamos que não seja para fazer algo ilegal. Em outras situações, usar um servidor VPN pode atrapalhar sua navegação bem mais do que ajudar.

Considerações finais

Bem, até aqui já deve ter ficado claro que VPN não é sinônimo de segurança, nem privacidade online. Pelo menos, não em todos os casos. E usar sem saber o que está fazendo pode ser um estorvo. Mas isso não significa que não valha a pena usar, e fim de discussão.

Se você for usar uma rede cuja segurança seja duvidosa, é bom usar uma conexão de rede privada. Ou se precisar acessar um domínio com restrição de local. Só não faz sentido usar uma conexão privada em ambientes seguros, como sua rede doméstica.

E aí, entendeu o que é VPN e como funciona? Já pagou por um serviço desses ou montou uma VPN própria em casa? Deixe-nos saber nos comentários! E continue nos acompanhando para mais conteúdo como este. Para mais informações sobre VPN e cibersegurança, confira nossos vídeos:

Leia também: Wi-Fi 7 vem aí: A nova revolução da conectividade sem fio!

Como transformar seu smartphone num roteador Wi-Fi (hotspot)

Internet Gigabit: Entrega 1 Gbps mesmo?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais