Os táxis voadores autônomos acabaram de dar um grande passo em direção à sua adoção em massa! Isto pois há mais de uma semana a empresa EHang Holdings anunciou ter recebido aval do governo chinês para testar comercialmente seu eVTOL movido a IA.
Para quem não sabe, os eVTOLs são aeronaves de decolagem e pouso vertical que usam eletricidade como “combustível”. Além disso, elas parecem bastante com os populares drones usados para filmagens ou lazer. E não poderia ser diferente com o E216-S da EHang.
Segundo a Administração de Aviação da Civil da China, o primeiro modelo autorizado de táxi voador autônomo está em total conformidade com padrões de segurança e requisitos aéreos. Garantindo assim, o certificado para uso comercial do UAV (“veículo aéreo não tripulado”).
Capacidades da aeronave e período de testes
Mas já que o veículo está prestes a entrar em testes, quais as capacidades dele? Bem, o E216-S pode carregar até 2 passageiros e leva-los de forma autônoma por curtas distâncias. Utilizando navegação de bordo movida a Inteligência Artificial e outras tecnologias recém-desenvolvidas.
De acordo com a Bloomberg, o veículo tem autonomia de voo de aproximadamente 25 minutos voando a cerca de 100 Km/h. Sendo capaz de carregar de 226 Kg a 272 Kg de passageiros mais bagagem. O táxi voador autônomo será testado em passeios limitados em Xinjiang e Shenzhen.
Só que, embora sejam apenas testes, os passeios não serão gratuitos. A empresa cobrará um valor ainda não revelado dos passageiros participantes das avaliações.
Ressaltando que eVTOLs são feitos para transportar pessoas dentro de uma mesma cidade, ou para cidades vizinhas. Então, faz sentido que os testes sejam conduzidos em 2 províncias.
Táxis voadores autônomos vão ser o novo normal?
Agora, você pode estar se perguntando: será que veículos autônomos voadores serão o novo normal em breve? Embora o sonho de ter “carros voadores” como parte do dia-a-dia seja antigo, esta realidade ainda está um tanto longe de se concretizar.
Nos EUA, os táxis voadores autônomos devem começar a serem produzidos em massa a partir de 2024. Todavia, a estrutura aeroviária que permitirá a utilização de eVTOLs para transporte de passageiros só estará disponível a partir de 2028.
Enquanto isso, no Brasil, empresas aéreas já receberão seus primeiros eVTOLs em 2025. Mas isso não significa que a implantação e adoção total destes veículos em larga escala será instantânea. Principalmente por fatores como custo, infraestrutura, confiança do público, etc.
É só olhar para o exemplo dos carros autônomos que, apesar de já existirem no mercado, ainda estão restritos a um nicho específico de usuários.
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