
- Publicidade -
Os táxis voadores autônomos acabaram de dar um grande passo em direção à sua adoção em massa! Isto pois há mais de uma semana a empresa EHang Holdings anunciou ter recebido aval do governo chinês para testar comercialmente seu eVTOL movido a IA.
- Publicidade -
Para quem não sabe, os eVTOLs são aeronaves de decolagem e pouso vertical que usam eletricidade como “combustível”. Além disso, elas parecem bastante com os populares drones usados para filmagens ou lazer. E não poderia ser diferente com o E216-S da EHang.
Segundo a Administração de Aviação da Civil da China, o primeiro modelo autorizado de táxi voador autônomo está em total conformidade com padrões de segurança e requisitos aéreos. Garantindo assim, o certificado para uso comercial do UAV (“veículo aéreo não tripulado”).
Capacidades da aeronave e período de testes
- Publicidade -
Mas já que o veículo está prestes a entrar em testes, quais as capacidades dele? Bem, o E216-S pode carregar até 2 passageiros e leva-los de forma autônoma por curtas distâncias. Utilizando navegação de bordo movida a Inteligência Artificial e outras tecnologias recém-desenvolvidas.
De acordo com a Bloomberg, o veículo tem autonomia de voo de aproximadamente 25 minutos voando a cerca de 100 Km/h. Sendo capaz de carregar de 226 Kg a 272 Kg de passageiros mais bagagem. O táxi voador autônomo será testado em passeios limitados em Xinjiang e Shenzhen.
Só que, embora sejam apenas testes, os passeios não serão gratuitos. A empresa cobrará um valor ainda não revelado dos passageiros participantes das avaliações.
- Publicidade -
Ressaltando que eVTOLs são feitos para transportar pessoas dentro de uma mesma cidade, ou para cidades vizinhas. Então, faz sentido que os testes sejam conduzidos em 2 províncias.
Táxis voadores autônomos vão ser o novo normal?
Agora, você pode estar se perguntando: será que veículos autônomos voadores serão o novo normal em breve? Embora o sonho de ter “carros voadores” como parte do dia-a-dia seja antigo, esta realidade ainda está um tanto longe de se concretizar.
Nos EUA, os táxis voadores autônomos devem começar a serem produzidos em massa a partir de 2024. Todavia, a estrutura aeroviária que permitirá a utilização de eVTOLs para transporte de passageiros só estará disponível a partir de 2028.
Enquanto isso, no Brasil, empresas aéreas já receberão seus primeiros eVTOLs em 2025. Mas isso não significa que a implantação e adoção total destes veículos em larga escala será instantânea. Principalmente por fatores como custo, infraestrutura, confiança do público, etc.
É só olhar para o exemplo dos carros autônomos que, apesar de já existirem no mercado, ainda estão restritos a um nicho específico de usuários.
E aí, curtiu nossa matéria sobre táxis voadores autônomos? Compartilhe-a, então! E o que você acha do conceito? Comente! Fique ligado no site Max Dicas para mais notícias tecnológicas imperdíveis. E não esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube.
Siga-nos também no Telegram e no Facebook. Para ficar a par das melhores ofertas, promoções e lançamentos do mundo tech! E, também, para interagir conosco. Trocando ideias, experiências e conhecimento. Para mais conteúdo sobre IA e tecnologia, confira nossos vídeos:
Leia também: Lenovo Legion 9i: Notebook gamer BRUTO com RESFRIAMENTO LÍQUIDO!
Novo PlayStation Portátil?! Sucessor do PSP é revelado e chega em 2023!
Intel Core Ultra: CPUs com IA chegam em dezembro