A série Intel Core Ultra é a próxima geração de processadores da Intel, que promete trazer o início de uma nova era para a empresa e para a computação. Isto pois as novas CPUs da empresa são as primeiras a trazer NPUs movidas a Inteligência Artificial para PCs Windows.
Os novos processadores Intel Core Ultra (de codinome “Meteor Lake”) serão os primeiros da marca a ostentar uma unidade de processamento neural dedicada. A qual ficará encarregada de lidar com tarefas movidas a IA para os consumidores, de acordo com o CEO Pat Gelsinger.
Sobre o futuro da Inteligência Artificial na computação, Gelsinger diz:
“A IA transformará, remodelará e reestruturará fundamentalmente a experiência do PC. Liberando a produtividade e a criatividade pessoais por meio do poder da nuvem e do PC trabalhando juntos. Estamos inaugurando uma nova era, a do PC com IA.”
Novo design de chiplet e GPU melhorada
Além da NPU, as CPUs Intel Core Ultra terão performance energética aprimorada, graças ao processo de fabricação avançado Intel 4 de 7 nm. E uma GPU integrada aperfeiçoada com arquitetura gráfica Intel Arc. O que é uma boa notícia para gamers com orçamento modesto.
Fora isso, a série Intel Core Ultra é a primeira da companhia voltada ao consumidor a contar com design de módulo multi chiplet (MCM). Este desenho utiliza duas ou mais fatias de silício que contém transistores que alimentam o PC, chamados matrizes.
As quais, por sua vez, são ligadas entre si a nível microscópico. Permitindo um desenvolvimento de chip mais flexível do que usar uma única grande placa de silício. Como era feito pelas empresas desenvolvedoras de chips no passado.
Sem falar que este novo design será sustentado pela tecnologia de empacotamento Foveros da Intel. Que é a mesma tecnologia de ligação de chips usada na descontinuada série de chips Lakefield. Representando uma mudança de arquitetura maior do que a da série Alder Lake.
Kit de ferramentas OpenVINO AI
Demonstrando a fé na série Intel Core Ultra que empresa tem. Mas nem só de CPUs foi a última conferência de inovações da Intel. Pois também tivemos atualizações para o kit de ferramentas OpenVINO AI. Que mune desenvolvedores com uma linguagem comum para criar apps com IA.
A última versão do kit teve uso da NPU otimizado para a série Ultra. O que desenvolvedores e a própria Intel esperam facilitar a criação de aplicações de IA para PCs. Inclusive, a empresa aproveitou a oportunidade para realçar sua parceria com a Acer nessa frente.
Jerry Kao, oficial chefe de operações da Acer, disse durante o evento:
“Estamos co-desenvolvendo com as equipes da Intel um conjunto de aplicativos Acer AI para aproveitar as vantagens da plataforma Intel Core Ultra, desenvolvendo com o kit de ferramentas OpenVINO e bibliotecas de IA co-desenvolvidas para dar vida ao hardware.”
Para ilustrar, Kao demonstrou um notebook Acer Swift equipado com os novos chips. Que, usando um app de criação de imagem movido a IA generativa. Criou um papel de parede de astronauta do zero em menos de 1 min, baseando-se apenas em uma foto de bailarina.
Lançamento das CPUs Intel Core Ultra
A moda da vez no mundo da tecnologia com certeza é a Inteligência Artificial. E com muito do seu potencial ainda esperando para ser descoberto, não surpreende que a Intel queira entrar na onda e ser uma das pioneiras do ramo com suas CPUs Intel Core Ultra.
Chips com IA, principalmente em smartphones e outros dispositivos móveis. Têm ajudado a alcançar grandes marcos em fotografia e vídeo.
Todavia, ainda estamos para ver algum app inovador que leve essa tecnologia ao limite de todo o seu potencial. Segundo o CEO da Intel, os novos processadores serão lançados dia 14 de dezembro.
E aí, curtiu nossa matéria sobre a série Intel Core Ultra? Compartilhe-a, então! E o que você acha das novas CPUs Intel? Comente! Fique ligado no site Max Dicas para mais notícias tecnológicas imperdíveis. E não esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube.
Siga-nos também no Telegram e no Facebook. Para ficar a par das melhores ofertas, promoções e lançamentos do mundo tech! E, também, para interagir conosco. Trocando ideias, experiências e conhecimento. Para mais conteúdo sobre PCs e IA, confira nossos vídeos:
Leia também: Oscal Pad 15: Tablet chinês com 16GB de RAM, 512GB de ROM e tela de 10,36” (Oferta!)
Unity adota modelo de negócio que enfurece desenvolvedores de jogos
Xiaomi AX3000T: Novo roteador Wi-Fi 6 CUSTO-BENEFÍCIO