A equipe Xbox desenvolve IA em parceria com a empresa “Inworld AI”. A colaboração espera criar um kit de ferramentas baseado em IA generativa para ajudar desenvolvedores de jogos a elaborar designs, histórias e diálogos. Tudo isso de forma mais rápida, econômica e dinâmica!
Segundo uma postagem da Inworld, trata-se de um “kit de ferramentas multiplataforma acessível e responsavelmente desenhado”. O kit, também chamado de “copiloto de desenho IA”, pode receber prompts de comando para gerar diálogos, missões e “scritps detalhados”.
E inclui um motor IA de personagens, que supostamente tornará os NPCs mais realistas. Esta IA desenvolvida pela equipe Xbox deve ser utilizada durante a pré-produção, como sugerido pela Inworld. Nesta fase, os desenvolvedores criam personagens, mecânicas e o universo do jogo.
De acordo com a própria Inworld, o uso simultâneo de múltiplos modelos de IA permite que NPCs entreguem respostas mais dinâmicas. Seja na forma de diálogos, expressões, ações e/ou gestos. Entregando uma experiência muito mais “expansiva e imersiva” aos jogadores.
Facilidade contra a controvérsia da Xbox desenvolver IA para criar jogos
Estas ferramentas são voltadas para desenvolvedores de todos os tipos, em qualquer lugar do mundo e para qualquer plataforma onde os jogadores estejam. Diz Haiyan Zhang, gerente-geral de inteligência artificial para jogos da Xbox. Sobre a IA desenvolvida pela Xbox, ela acrescenta:
“Queremos ajudar a tornar mais fácil para os desenvolvedores concretizarem suas visões, experimentarem coisas novas, ultrapassarem os limites dos jogos atuais e experimentarem para melhorar a jogabilidade, a conexão do jogador e muito mais.”
As possibilidades que vêm da aplicação desta tecnologia são realmente animadoras! Todavia, ela também trazem uma onda de preocupações. Primeiramente, por suscitar a ideia de que muitos profissionais, como dubladores e escritores, sejam demitidos e substituídos por uma IA.
Inclusive, vários movimentos trabalhistas nos EUA têm reivindicado uma proteção a estes profissionais contra o uso de IA. Mas ainda não se sabe se greves ocorrerão por conta disso. Pelo menos, existe uma ação de conscientização e tentativa de diálogo a respeito do tema.
E aí, curtiu nossa matéria sobre a Inteligência Artificial da Xbox? Compartilhe-a, então! E o que você acha da ideia? Comente! Fique ligado no site Max Dicas para mais artigos tecnológicos imperdíveis. E não esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube.
Siga-nos também no Telegram e no Facebook. Para ficar a par das melhores ofertas, promoções e lançamentos do mundo tech! E, também, para interagir conosco. Trocando ideias, experiências e conhecimento. Para mais conteúdo gamer, não deixe de conferir nossos vídeos:
Leia também: Haunted Chocolatier: Conheça o jogo que mistura “Fábrica de Chocolate” e “Caça-Fantasmas”
Unity adota modelo de negócio que enfurece desenvolvedores de jogos
Cubio: Rival de Roblox é plataforma de criação de jogos acessível