- Publicidade -

Wi-Fi Starlink para veículos em movimento

- Publicidade -

Com a licença em mãos, o serviço Wi-Fi Starlink da empresa agora poderá oferecer internet a diversos veículos. Como navios, barcos, aviões e caminhões. Este é um objetivo há muito procurado pela empresa, e uma expansão de suas capacidades de rede.

- Publicidade -

A SpaceX não anunciou quando os clientes Wi-Fi Starlink verão os benefícios imediatos dessa decisão. Muito menos se pretendem expandir esses benefícios para fora do território estadunidense.

Serviço de Wi-Fi Starlink

A Starlink fornece acesso a internet de alta velocidade para clientes em locais remotos de 36 países. Usando, para isso, antenas parabólicas para se conectar a uma série de satélites em órbita terrestre baixa.

- Publicidade -

Os clientes residenciais podem desfrutar de velocidades de download em torno de até 104 Mbps. Enquanto a empresa afirma que as empresas inscritas no Starlink Business podem obter velocidades de 150 Mbps a 350 Mbps.

Por enquanto, o serviço está disponível apenas para uso estático. Bem como em um pacote flexível chamado ‘Starlink para RVs’ (disponível nos EUA). No qual os clientes podem pausar e retomar sua conexão à medida que se deslocam entre os locais por um custo adicional.

Contratos de Wi-Fi Starlink

- Publicidade -

No início deste ano, a SpaceX assinou um acordo com a transportadora aérea independente JSX para fornecer Wi-Fi a bordo para seus voos. E também com a Hawaiian Airlines. O serviço está programado para entrar em operação no próximo ano.

Com a boa reputação da Starlink de ofertar forte conexão via satélite, é provável que outros setores assinem contratos com a SpaceX à luz da decisão da FCC. Como o setor de transportes. Assim, podemos esperar que ônibus venham a disponibilizá-lo também, por exemplo.

Expansão da rede

A SpaceX ampliou a implantação do serviço Wi-Fi Starlink nos últimos tempos. Com quatro lançamentos somente em maio deste ano. Adicionando 212 satélites à sua rede em constante expansão.

Mais de 2.200 satélites Starlink estão atualmente operando em órbita como parte da fase ‘Gen1’. Com um plano geral para 12.000 satélites que receberam permissão para avançar pela FCC há vários anos.

A SpaceX apresentou documentação para permitir uma maior expansão desta “constelação” de satélites para algo entre 30.000 e 42.000 deles na próxima década. Isso atraiu críticas de alguns membros da comunidade espacial.

Que está preocupada sobre o potencial de detritos dos satélites Wi-Fi da Starlink tornarem a atividade orbital mais perigosa. Ano passado, astrônomos pediram à ONU para investigar a crescente intrusão dos satélites em fotos de longa exposição do céu noturno.

Leia também: Nothing Phone 1 pode ter tido preço vazado antes do lançamento

Novos smartphones Xiaomi 12S serão lançados dia 4 de julho

Anatel apreende produtos ilegais em armazéns da Amazon

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais