Em Bogotá, Colômbia, um tribunal decidiu por vedar a venda e a importação de iPhones 5G pela Apple no país. Embora a empresa tenha argumentado que não há redes 5G disponíveis para consumidores colombianos, para início de conversa.
A decisão judicial afeta os modelos mais recentes da marca. Incluindo iPhone 12, iPhone 13 e até o iPad Pro. Os quais o tribunal considerou infringir a patente da Ericsson referente à tecnologia 5G.
Por que os iPhones 5G estão sendo proibidos
Para usar a tecnologia patenteada em seus iPhones 5G, a Apple costumava pagar taxas de royalties à Ericsson. Porém, a companhia não conseguiu renovar as licenças quando expiraram. O que levou a Ericsson a acusar a Apple de violação de patente.
Em dezembro de 2021, então, a Apple processou a empresa sueca por alegações de violação de termos amigáveis, razoáveis e não discriminatórios. Segundo ela, as patentes eram essenciais para o padrão, mas as taxas eram muito caras.
Desde então, isso desencadeou uma batalha de processos de ambas as partes. Com o objetivo de obter proibições de importação de seus respectivos produtos em certos mercados internacionais. Incluindo a Colômbia.
O que a Apple foi proibida de fazer?
Na Colômbia, a ordem impede não apenas a Apple de vender e importar iPhones e iPads 5G. Mas também proíbe a comercialização e o anúncio deles. A empresa também é obrigada a avisar e se comunicar com lojas, varejistas, marketplaces, entre outros. Para garantir a conformidade.
A Apple também não pode buscar uma liminar antiprocesso. O que teria impedido a Ericsson de aplicar a decisão primeiramente. Em vez disso, a companhia está processando a Ericsson no Texas, por danos resultantes da decisão judicial na Colômbia.
Assim como quaisquer multas, taxas, penalidades e custos incorridos por causa disso. A proibição ocorre menos de seis meses após o início da atual onda de ações de violação de patentes “Ericsson Vs Apple”.
Leia também: Lançamento do Nothing Phone 1 acontecerá hoje às 12h
Alexa ganha novas funcionalidades no Fire TV
Xiaomi Home WiFi – Novo roteador tri-band tem cobertura de até 1.500m2