- Publicidade -

Intel Raptor Lake: chips devem chegar até dezembro

- Publicidade -

Segundo a própria Intel, os processadores Intel Raptor Lake estarão disponíveis ainda em 2022. Estima-se que os novos chips sejam lançados no último trimestre do ano. Para competir diretamente com a linha Zen 4 de CPUs da AMD. Que devem ser lançados em breve.

- Publicidade -

A Intel fez bastante sucesso com sua 12ª geração de processadores. Denominada Alder Lake. Com sua arquitetura híbrida que utiliza núcleos de alta e baixa performance. E tamanha foi sua popularidade, que eles devem repetir a fórmula com a série Intel Raptor Lake.

Além do codinome e da janela de lançamento dos novos chips, temos também algumas informações técnicas. Por exemplo, os novos processadores serão produzidos com um processo de 10 nm. O mesmo utilizado na geração anterior.

E assim como em suas predecessoras, as CPUs Intel Raptor Lake devem focar em dois elementos principais. Que são: reduzir o consumo de energia e aumentar velocidades de clock. Fora a possível adição de mais núcleos de processamento.

- Publicidade -

Espera-se que as placas-mãe da série Intel Raptor Lake utilizem o mesmo chipset da 12ª geração. Contudo, é totalmente possível que novos chipsets sejam lançados. Para maximizar a conectividade com os novos processadores.

Especificações da série Intel Raptor Lake

A 13ª geração de CPUs Intel trabalhará com memórias RAM DDR4 e DDR5. Além de PCIe 5.0. Para suportar diferentes configurações de hardware ao montar seu PC. E apesar de não termos informações oficiais, temos vários rumores de novidades nas especificações.

- Publicidade -

Incluindo um suposto plano da Intel de lançar uma CPU de 24 núcleos. Sem falar de uma provável nova microarquitetura. Aparentemente chamada Raptor Cove. Essas informações carecem de detalhes. Mas, se verídicas, podem abrir caminho para melhorias de performance.

Rumores apontam que a nova microarquitetura será reservada aos núcleos principais. Voltados para performance. Enquanto os núcleos secundários devem seguir com o mesmo design. Embora, com alguns “polimentos” em desempenho.

Acredita-se, também, que veremos um aumento. No número de núcleos dos chips Intel Raptor Lake. Mesmo que seja pequeno. Para “acompanhar” o novo chip de 24 cores. O qual, presume-se, que deva ser um i9. Uma aposta bastante provável.

Devemos ver ainda uma grande separação entre os Cores i5 e i3. Com o próximo Core i5 topo de linha tendo 14 núcleos de processamento. Sendo 6 deles núcleos de performance e 8 núcleos de eficiência. E o Core i3 mais básico tendo apenas 4 núcleos de performance.

Compatibilidade

Tabela de especificações da séries Intel Raptor Lake
Tabela vazada de especificações da séries Intel Raptor Lake (Imagem: Extreme Player)

Então, podemos ver um salto significativo de performance na próxima geração. Ainda mais conforme os softwares se tornarem melhor otimizados. Para lidar de forma mais eficaz com a arquitetura híbrida da Intel.

E emparelhados com pentes de memória DDR5, os chips devem ganhar mais desempenho ainda. Cerca de 20% de incremento na performance das CPUs da série Intel Raptor Lake. Isto, segundo benchmarks vazados pelo site Sweclockers.

Quanto à compatibilidade. Como mencionamos anteriormente, a 13ª geração de chips deve ser compatível com o mesmo chipset da geração anterior. O que significa que usuários de processadores Alder Lake não irão, necessariamente, precisar trocar de placa-mãe.

Mas isso quer dizer que eles não usufruirão totalmente. Dos benefícios de conectividade da próxima geração. Anteriormente, as CPUs Alder Lake suportavam 16 lanes PCIe 5.0. Para uma GPU, ou qualquer outra placa conectada à placa-mãe.

Agora, a Intel permitirá fabricantes de placas-mãe dividir essas lanes da CPU. Em uma configuração dual de 8 lanes. Dando suporte tanto a GPUs, quanto a SSDs PCIe 5.0. Além da série Intel Raptor Lake, a Intel também já está trabalhando nas suas próximas duas gerações de CPUs.

Leia também: Padrão Wi-Fi 7: PCs compatíveis devem chegar em 2025

PCs – Mercado mundial tem a maior queda desde 2013

Como ligar o PC com Alexa? Aprenda de forma fácil!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais