- Publicidade -

Xiaomi AX6000: Um roteador Wi-Fi 6 IMPRESSIONANTE

- Publicidade -

Finalmente trazemos a vocês o roteador Xiaomi AX6000. Que é simplesmente um dos melhores roteadores da marca. E o roteador Wi-Fi 6 mais potente que já testamos até hoje! Já ficou curioso? Pois venha com a gente e descubra mais sobre ele.

- Publicidade -

Especificações técnicas

O Xiaomi AX600 é um roteador dual-band, que opera com padrão “ax” em suas duas bandas. De 2,4 GHz e 5 GHz, respectivamente. Na primeira, ele pode atingir máximas teóricas de até 574 Mbps (583 Mbps na antena IoT). Enquanto, na segunda, pode atingir até 4.804 Mbps.

Ele possui 7 antenas ao todo, das quais uma é dedicada a dispositivos inteligentes (IoT). Além de 512 MB de RAM, 128 MB de ROM e CPU dual-core de 1 GHz. E temos ainda uma NPU de 1 GHz, que reduz a carga de trabalho do processador. Ajudando a dar estabilidade à rede.

- Publicidade -

Segundo a marca, o roteador Xiaomi AX6000 pode suportar até 248 dispositivos clientes. Conectados simultaneamente. Mas esses testes são conduzidos sob condições laboratoriais. Não recomendamos atingir esse valor limite de conexões.

Tecnologias abarcadas

Quanto às tecnologias englobadas pelo Xiaomi AX6000, estamos muito bem servidos. Com suporte a MU-MIMO 4×4 e OFDMA. Além disso, temos 160 MHz de largura de banda e tecnologia 4K QAM. Aumentando em 20% a taxa de transmissão de dados.

- Publicidade -

Se comparado ao tradicional 1.024 QAM da maioria dos roteadores Wi-Fi 6. Todavia, para desfrutar de todos os benefícios trazidos por isso. Os clientes conectados à rede Wi-Fi também precisam suportar essas tecnologias. Obviamente.

Fora isso, ainda temos a tecnologia BSS Coloring. Que otimiza a rede Wi-Fi por meio de um algoritmo. Evitando problemas de interferência com roteadores vizinhos. E, por fim, temos o padrão de segurança WPA3 (o mais recente e seguro). Além de um acelerador de jogos.

Unboxing do Xiaomi AX6000

Agora, vamos remover o Xiaomi AX6000 de sua caixa para olhar mais de perto esse “monstro”. Começando, primeiramente, com alguns breves comentários sobre a caixa. É realmente um pacote bem grande e imponente. Porém, com um design simples e sóbrio.

A caixa está recheada de informações em Chinês, já que este é um produto importado. Mas podemos ter uma boa ideia dos seus principais destaques. Abrindo-a, vemos que a tampa da caixa conta com uma espuma protetora.

Um detalhe interessante, que não está presente na embalagem de muitos outros roteadores. Pelo menos não na maioria dos roteadores Xiaomi que testamos. De cara, temos um cabo de rede CAT.5e. Que poderia muito bem já ser CAT.6 para um produto desse, né?

O Xiaomi AX6000 também vem acompanhado de uma fonte de energia de 24W (padrão chinês). Ainda temos o próprio AX6000, que tem uma presença de fato marcante. Envolto por plásticos protetores. E, para finalizar, um guia de instalação em chinês.

Design e construção

Design e construção do Xiaomi AX6000
Design e construção do Xiaomi AX6000 (Imagem: Max Dicas)

O AX6000 possui um design único em estilo piramidal, por assim dizer. Com suas sete antenas às laterais e atrás dele. Com destaque especial para a antena do meio, que é a dedicada a IoT. E junto dela, temos várias vantagens. Ao utilizar dispositivos inteligentes da Xiaomi.

Dentro do roteador, temos 6 amplificadores de sinal independentes de alto desempenho. E quanto ao sistema de arrefecimento, temos várias entradas de ar. Em cima, embaixo e ao redor do corpo do aparelho também. Além de um dissipador de calor interno.

O Xiaomi AX6000 tem 4 apoios em borracha, mas nenhum encaixe para pendurá-lo na parede. Na traseira dele, temos 4 portas Ethernet. Sendo uma delas uma WAN Multi-Gigabit (destacada em azul), e o resto LANs Gigabit. Mais entrada para fonte e botão Mesh/Reset.

Configuração básica e app de gerenciamento

Em seguida, vamos ligar o AX6000 e conectá-lo ao aparelho da nossa provedora. Para que possamos passar à etapa de configuração inicial. Essa configuração pode ser feita utilizando um navegador web ou o app Mi Home. Que é o novo aplicativo de gerenciamento da Xiaomi.

E o meio pelo qual realizaremos a configuração básica. Bem, primeiramente vamos nos conectar à rede do Xiaomi AX6000. Ao abrir o aplicativo, o nosso roteador deve ser detectado automaticamente. E vamos clicar na opção destacada em verde.

A seguir, vamos clicar em continuar para iniciar as configurações. Depois, o app rodará um teste de rede, para determinar o tipo de conexão. Na próxima página, selecionaremos a opção de configurações avançadas. Aqui, podemos ativar/desativar a opção de unificação de bandas.

Que, no geral, funciona muito bem em roteadores da Xiaomi. E também configurar cada rede Wi-Fi individualmente. Definindo nome e senha de cada uma delas. Vamos ainda criar uma senha de administrador. E deixar as duas opções abaixo marcadas.

Aplicativo

Clicaremos em “próxima etapa”, e avançaremos na próxima página. Para que o Xiaomi AX6000 aplique as configurações. Vamos, então, nos conectar a uma das novas redes criadas. Voltaremos ao aplicativo, adicionaremos o AX6000 e entraremos com a senha de admin.

Agora podemos selecionar o cômodo de localização do roteador. E até renomeá-lo, para facilitar o gerenciamento da rede. E com isso, a etapa de configuração básica está concluída. Agora já podemos dar uma olhada no app.

Atualmente, o aplicativo Mi Home já se encontra quase totalmente em Português. E, logo de início, já temos algumas opções de configuração e monitoramento da rede. Podendo visualizar os dispositivos conectados, adicionar nós de rede Mesh e muito mais.

Incluindo acesso a opções de configuração avançada da rede do Xiaomi AX6000. Além de reinicializações programadas, atualização de firmware e otimização de Wi-Fi. É um aplicativo bastante completo, intuitivo, prático e que vale a pena explorar mais a fundo.

Sistema web

Sistema Web do Xiaomi AX6000
Sistema Web do Xiaomi AX6000 (Imagem: Max Dicas)

Para acessar o sistema web do AX6000, vamos digitar seu endereço IP. Na barra de endereços de um navegador qualquer. Recomendamos fazer isso num PC ou notebook, aliás. Pelo fato de a visualização e navegação pelo sistema ser melhor do que no celular.

O sistema estará em Chinês, mas é possível usar uma extensão de tradutor. Para contornar essa situação. Só tenha em mente que será preciso desativar a tradução em alguns momentos. Mas, enfim, logo na página inicial já temos algumas configurações básicas do Xiaomi AX6000.

E temos 3 abas principais pelas quais podemos navegar, incluindo a aba inicial. As outras duas abas são referentes às configurações Wi-Fi padrão. E às configurações avançadas, respectivamente. O sistema cobre o básico e um pouco mais.

Não é o sistema web mais completo que já vimos. Inclusive, ele precisa bastante de uma atualização. Uma recauchutada geral em funcionalidades e visual. Porém, ele é estável e quebra um galho. Mas é interessante usar o app Mi Home em complemento a ele.

Testes de velocidade e alcance Wi-Fi

Vamos passar agora ao teste de velocidade e alcance Wi-Fi. Injetando 1 Gbps de internet no AX6000 da Xiaomi. Conseguimos aproximadamente 289 Mbps de download e 237 Mbps de upload na rede de 2,4 GHz. Isso próximo ao roteador Xiaomi AX6000.

Enquanto isso, em 5 GHz, conseguimos passar quase toda a velocidade injetada. À mesma distância. Com máximas de cerca de 947 Mbps de download e upload. Já nos testes de transferência de arquivo na rede local. Obtivemos picos de 700 Mbps a 800 Mbps.

É muita velocidade! E vimos uma perda mínima na velocidade conforme nos distanciamos mais. Com destaque especial para a rede de 5 GHz. Que atingiu 426 Mbps de download e 202 de upload a média distância. E 463 Mbps de download e 195 Mbps de upload no ponto mais crítico.

Esses resultados são absolutamente insanos! Facilmente superando a maioria dos outros roteadores topo de linha que já testamos. Se não todos. E o Xiaomi AX6000 ainda é compatível com tecnologia mesh. Assim, é possível comprar outro AX6000.

Ou qualquer outro roteador compatível. E criar uma rede ainda mais veloz e abrangente. Lembrando que esta é a versão chinesa do AX6000. E o que podemos observar comparando com roteadores homologados no Brasil. E roteadores versão global também.

É que os roteadores chineses geralmente passam muito mais velocidade e têm maior alcance. Isso pois as marcas costumam restringir o hardware de seus dispositivos. Para que eles se adequem aos padrões e regularizações de outros países.

Considerações finais sobre o Xiaomi AX6000

Testes Wi-Fi do Xiaomi AX6000
Testes Wi-Fi do Xiaomi AX6000 (Imagem: Max Dicas)

Então, vamos às considerações finais sobre o AX6000 da Xiaomi. Quanto ao design e construção, o Xiaomi AX6000 é um produto muito bonito. Com um desenho discreto e bem construído. Mas não é um roteador pequeno. Então pode ser difícil encontrar um lugar para ele em casa.

Ainda mais considerando que o AX6000 da Xiaomi não tem encaixes para suporte de parede. Sobre o app Mi Home, ele é completinho e uma verdadeira mão na roda. Principalmente para usuários mais leigos. O sistema, apesar de antigo, é estável.

E tem a maioria das funções necessárias também. Em relação à performance, o AX6000 dispensa comentários. Qualquer um que adquirir um roteador desse estará muito bem servido. Tanto em alcance quanto em velocidade.

Preço e disponibilidade

Mas faltam algumas coisas no Xiaomi AX6000 para deixá-lo perfeito. Como portas Ethernet extras, para mais conexões cabeadas. Considerando que 4 portas pode ser um número pequeno para usuários avançados. Quem sabe até uma porta USB 3.0. E um botão de ligar/desligar.

Atualmente, AX6000 pode ser encontrado para importação a partir de R$ 500. E pode ser encontrado no mercado brasileiro por preços a partir de R$ 800. Nesse caso, muitos provavelmente são pessoas que importaram o produto. E estão vendendo no Brasil. Também é possível vê-lo na loja da Xiaomi.

E aí, curtiu nossa análise? Compartilhe-a, então! E o que você achou do AX6000 da Xiaomi? Vale a pena? Deixe sua opinião nos comentários! Fique ligado no site Max Dicas para mais análises e artigos de primeira. E não esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube.

Siga-nos também no Telegram e no Facebook. Para ficar a par das melhores ofertas, promoções e lançamentos do mundo tech! E, também, para interagir conosco. Trocando ideias, experiências e conhecimento. Para mais detalhes sobre o produto, confira nossos vídeos:

Leia também: Redmi AX5400: O novo roteador GAMER com Wi-Fi 6 da Xiaomi

Wi-Fi doméstico: Entenda tudo sobre como funciona o Wi-Fi

Roteadores custo-benefício 2022 (atualizado)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais