- Publicidade -

Smartphone Motorola Edge 30 Pro: Wi-Fi 6E e 5G acessível

- Publicidade -

O smartphone Motorola Edge 30 Pro é um topo de linha Wi-Fi 6E/5G. Lançado em janeiro deste ano (2022). Que já caiu para metade do seu preço de lançamento, praticamente. Sendo uma excelente opção custo-benefício entre os celulares da categoria. Confira mais sobre ele!

- Publicidade -

Especificações técnicas

Sobre especificações técnicas, o smartphone Motorola Edge 30 Pro faz jus à sua categoria. Quanto à CPU, este foi o primeiro smartphone do mercado com o Snapdragon 8 Gen 1. Um poderoso processador Octa-Core com litografia de 4 nm. De configuração cluster “1+3+4”.

- Publicidade -

Isso significa que temos 1 núcleo Cortex-X2 de 3 Ghz, 3 Cortex-A710 de 2,5 GHz e 4 Cortex-A510 de 1,8 GHz. Acompanhados de uma GPU Adreno 730. Mais 128 GB a 512 GB de memória ROM (armazenamento) UFS 3.1. E de 8 GB a 12 GB de RAM.

Enquanto isso, em relação à tela do smartphone Motorola Edge 30 Pro. Temos um display OLED FHD+ (2.400 x 1.080) de 6,7” com capacidade de reprodução de 1 bilhão de cores. Além de proteção Gorilla Glass 3, suporte a HDR10+ e taxa de atualização de 144 Hz.

Câmeras, bateria e conectividade

- Publicidade -

Quanto às câmeras do smartphone Motorola Edge 30 Pro, temos um trio poderoso na traseira. Composto por uma câmera principal de 50 MP, uma ultra-wide/macro de 50 MP. E um sensor de profundidade de 2 MP. O conjunto vem com um flash/lanterna Dual-LED bem forte, aliás.

Além de uma câmera selfie de 60 MP. Já no que tange à bateria, o Edge 30 Pro vem com 4.800 mAh. O que garante uma boa autonomia, a depender do uso. Ainda mais com suporte a carregamento rápido de 68W.

Podendo ir de 0% a 100% de carga em 35 minutos, segundo a marca. Fora o suporte a carregamento sem fio de até 15W. O sistema de fábrica é o Android 12, a propósito.

E, por fim, não podemos deixar de falar sobre a conectividade. O smartphone Motorola Edge 30 Pro é compatível com o padrão Wi-Fi 6E, o mais atual no mercado hoje. E, também, com tecnologia de rede móvel 5G. Sem mencionar Bluetooth 5.2 e NFC.

Unboxing

Unboxing do smartphone Motorola Edge 30 Pro
Unboxing do smartphone Wi-Fi 6E/5G Motorola Edge 30 Pro (Imagem: Max Dicas)

Agora, vamos tirar esse produto premium da caixa! O nosso Edge 30 Pro veio na cor azul e na versão com 12 GB de RAM e 256 GB de ROM. A caixa é aquela embalagem padrão da linha Edge. Abrindo-a, sentimos um perfume arrebatador que preenche o ambiente.

Um diferencial bem marcante que a Motorola decidiu adicionar ao celular. E, logo de cara, temos o smartphone em si. Já com sua capinha protetora. Ademais, temos alguns manuais de usuário, ferramenta de remoção de chip, fones de ouvido P2. E um carregador USB-C de 68W.

O design do smartphone Motorola Edge 30 Pro é um verdadeiro deleite! A traseira é feita de um vidro fosco 3D acetinado de alta qualidade. E as câmeras traseiras são agrupadas numa “pílula” de vidro reflexivo, em contraste.

Áudio e chips

É interessante notar que toda a estrutura do celular parece seguir a mesma intenção. De transmitir uma sensação de suavidade. Utilizando, para tanto, várias bordas arredondadas. Em questão de saídas de áudio, temos duas (som estéreo). Uma em cima e outra embaixo.

E além disso, o Edge 30 Pro ainda suporta recurso de áudio Dolby Atmos. Isto é, seus alto-falantes trabalham juntos. Fazendo o som se movimentar de acordo com ação na tela. Mas, de acordo com a própria Motorola, é possível desfrutar disso também nos fones.

O smartphone Motorola Edge 30 Pro ainda tem uma entrada USB-C para carregamento rápido. Uma gaveta de chip SIM com espaço para 2 chips e borracha de vedação contra líquidos. Ou seja, ele tem um certo nível de proteção. Apesar de não termos certificação IP68.

Porém, não é compatível com expansão via cartão SD. Por fim, temos o sensor biométrico, que também é o botão ligar/desligar. Mais um botão para controle de volume.

Sistema e testes do smartphone Motorola Edge 30 Pro

A seguir, vamos explorar o sistema do Edge 30 Pro. Como dissemos anteriormente, o smartphone vem com o Android 12 de fábrica. E o sistema flui de forma bem rápida. Afinal, temos muito poder de processamento neste celular.

O smartphone Motorola Edge 30 Pro, assim como outros celulares da marca. Vem com várias opções de personalização. Além de um sistema de atalhos por gestos. São vários recursos que o usuário pode explorar, ativar ou desativar.

Nós também testamos a performance do celular em alguns jogos. Como “Asphalt 9” e “COD Mobile”. E, obviamente, o Edge 30 Pro se saiu muito bem. Provavelmente até ficando com poder de processamento de sobra.

Pois o Snapdragon 8 Gen 1 possui um recurso de otimização para jogos. E nossa versão dele veio com 12 GB de RAM e 256 GB de ROM. Um baita conjunto!

Teste Wi-Fi

Teste Wi-Fi do smartphone Motorola Edge 30 Pro
Teste Wi-Fi do Motorola Edge 30 Pro (Imagem: Max Dicas)

E, é claro, não poderíamos deixar de testar o Wi-Fi do smartphone Motorola Edge 30 Pro. Infelizmente, no entanto, não conseguimos testar a rede de 6 GHz. Pois ainda carecemos de um roteador compatível com a tecnologia Wi-Fi 6E.

Porém, o AX6000 da Xiaomi que utilizamos é um verdadeiro titã do Wi-Fi 6. Então, não há motivo para se preocupar muito com isso. Em 2,4 GHz, por exemplo, obtivemos 294 Mbps de download e 309 Mbps de upload. O que é algo realmente incrível para essa rede.

Curiosamente, em contrapartida, a rede de 5 GHz deixou a desejar. Atingindo máximas na casa de 500 Mbps de download e 700 Mbps de upload. Mas nesse caso não tinha nada a ver com o celular em si. Mas sim, com uma limitação com a qual nossa rede estava sofrendo no momento.

Mesmo assim, o smartphone Motorola Edge 30 Pro alcançou excelentes velocidades. Apesar de não ter conseguido passar toda a velocidade contratada de 1 Gbps.

Teste das câmeras

E quanto ao teste de câmeras? Bem, nós fizemos alguns testes de foto e vídeo. Os quais você pode conferir clicando . Ou assistindo ao vídeo de análise no fim deste artigo. E, no geral, podemos dizer que ficamos bastante satisfeitos!

Considerações finais sobre o smartphone Motorola Edge 30 Pro

Então, vamos às considerações finais sobre o Edge 30 Pro da Motorola. Começando pela construção e acabamento, não temos do que reclamar! Exceto, talvez, pelo fato de o grupo de câmeras ser tão saltado.

A ponto de ficar parecendo uma gangorra, se posto de costas numa mesa. Pois a traseira do smartphone Motorola Edge 30 Pro não irá encostar totalmente na superfície dela. Até mesmo com a capinha protetora. Que é um excelente acessório para enviar, por falar nisso.

Porque nem sempre é fácil de se encontrar isso na internet. Quanto a bateria e ao carregador, temos uma boa autonomia e o carregamento é de fato bem rápido! Em relação às câmeras, os resultados que obtivemos nos agradaram muito.

O sistema de áudio estéreo com Dolby Atmos, por sua vez, foi uma gratíssima surpresa! Tanto no próprio smartphone quanto nos fones, fez muita diferença. Infelizmente, em relação ao Wi-Fi, não conseguimos extrair o máximo do celular.

Mas, aquilo que conseguimos com o smartphone Motorola Edge 30 Pro. Já está de muito bom tamanho para a maioria dos usuários. Atualmente, é possível encontrar o Edge 30 Pro por praticamente metade de seu preço de lançamento. Mas isso pode variar com o tempo, etc.

E aí, o que você achou do Edge 30 Pro? Vale a pena pela metade do preço de lançamento? Deixe sua opinião nos comentários! Fique ligado no site Max Dicas para mais análises tecnológicas de primeira. E não esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube.

Siga-nos também no Telegram e no Facebook. Para ficar a par das melhores ofertas, promoções e lançamentos do mundo tech! E, também, para interagir conosco. Trocando ideias, experiências e conhecimento. Aliás, não deixe de conferir nosso vídeo de análise para mais detalhes:

Leia também: Motorola Edge 30 Pro é lançado no Brasil com suporte a Wi-Fi 6E

O incrível smartphone inquebrável com 5G (Blackview BL8800)

Motorola Edge 30: intermediário com 5G e Wi-Fi 6E

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais