O Intelbras RX 1500 é o primeiro roteador Wi-Fi 6 da prestigiada marca nacional a ser lançado. Trata-se de um modelo de entrada, com a proposta de ser um produto acessível. Mas será que ele entrega boa performance além de um preço barato? Vamos descobrir!
Especificações técnicas e unboxing
Começando por uma verificação das especificações do Intelbras RX 1500, temos duas bandas. As tradicionais de 2,4 GHz e 5 GHz, tornando-o um roteador dual-band. No que se refere a velocidades máximas teóricas, temos 300 Mbps e 1.200 Mbps, respectivamente.
A banda de 2,4 GHz ainda opera com o padrão 802.11n (Wi-Fi 4). Enquanto a de 5 GHz opera com o padrão 802.11ax (Wi-Fi 6). Em relação à capacidade e ao alcance, a marca diz que o RX 1500 cobre até 140 m2. E suporta até 128 dispositivos conectados (64 em cada rede).
Mas, como gostamos de enfatizar, esses valores são baseados em testes sob condições ideais. Conduzidos pelas fabricantes em ambiente laboratorial. E isso também vale para o Intelbras RX 1500. Raramente tais resultados são alcançáveis em ambientes de uso reais.
Quanto ao hardware, o Intelbras RX 1500 conta com uma CPU Realtek RTL8198. Acompanhada de 128 MB de memória RAM e ROM (armazenamento). Além de 4 antenas externas de 5 dBi e 4 portas Ethernet Gigabit (1 WAN e 3 LANs).
Unboxing
Além disso, temos a presença de algumas tecnologias características do Wi-Fi 6. Como MU-MIMO, OFDMA, TWT, Beamforming, WPA3 e BSS Coloring. Só não temos largura de banda de 160 MHz, pois isso não é tão comum em roteadores abaixo da categoria AX3000.
E tanto em 2,4 GHz como em 5 GHz, a potência efetiva de sinal é de 158 mW. Agora, vamos desempacotar o produto! A caixa é simples e bonita, com diversas especificações inscritas nela. Também temos o selo de 5 anos de garantia do Intelbras RX 1500.
Dentro da caixa, temos o roteador em si. Que possui uma construção bem leve em plástico. E um design até bastante interessante, para um produto da categoria. Quanto aos acessórios, temos destaque para uma fonte de 12 W, guia de instalação e um cabo de rede CAT.5.
No topo do roteador, temos nome da marca/modelo do roteador e indicadores LED. Na traseira, temos as 4 portas Ethernet, mais entrada para fonte, botões Reset e WPS. Enquanto nas laterais e embaixo do roteador encontramos entradas de ar. Além de apoios e suporte de parede.
Configuração básica
A seguir, é hora de fazer a configuração básica em nosso Intelbras RX 1500. Geralmente nós utilizamos o app de gerenciamento da marca nessa etapa. Mas não havia um compatível nesse caso, então, fizemos isso pelo smartphone via sistema web.
Para tanto, basta digitar o endereço IP do roteador na barra de endereços de um navegador. Esse IP pode ser encontrado embaixo do aparelho. O processo de configuração inicial é muito simples e intuitivo. Mas, se quiserem ver o passo-a-passo, confiram o vídeo no fim do artigo.
Sistema web
Vamos acessar o sistema web, então? Para melhor visualização, utilizaremos um notebook nessa etapa. Como antes, digitaremos o IP, e depois entraremos com a senha de administrador. Feito isso, estaremos na página inicial do sistema web. Onde temos alguns atalhos rápidos.
Na aba configurações do Intelbras RX 1500, teremos opções de controle de internet. Além de configurações Wi-Fi e LAN. Por falar nisso, esse roteador conta com função “smart connect”. Que “une” suas duas bandas sob um único SSID, alternando entre elas conforme a necessidade.
Mas nossa experiência com ela não foi muito boa, então recomendamos desliga-la. Fora isso, temos também as abas “avançado” e “gerenciamento”. Onde encontramos opções de controle mais avançadas, como DDNS, controle de LEDs e agenda de funcionamento do roteador.
Testes Wi-Fi
E chegamos à hora da verdade, a hora de pôr esse roteador à prova nos testes Wi-Fi! Antes de qualquer coisa, no entanto. Queremos esclarecer que injetamos 1 Gbps de internet nele durante os testes. Porém, nossa velocidade de upload principal estava limitada no dia.
Então, o Intelbras RX 1500 poderia ter se saído melhor em upload. Tanto é que refizemos os testes depois, conectando o roteador ao nosso provedor secundário. E obtivemos resultados melhores nesse quesito. Enfim, vamos aos testes! Começando próximos ao roteador.
Na banda de 2,4 GHz, conseguimos cerca de 137 Mbps de download e 50 Mbps de upload. Enquanto em 5 GHz alcançamos aproximadamente 651 Mbps de download. E 61 Mbps de upload. Para comparação, obtivemos respectivos 119 Mbps e 204 Mbps de upload no outro link.
Testes a distância
Esses testes foram realizados com um notebook. Interessantemente, conseguimos incríveis 769 Mbps de download com um smartphone gamer POCO. Também fizemos um teste de transferência local de arquivos com o Intelbras RX1500.
No qual obtivemos uma média de 303 Mbps de download e 411 Mbps de upload. Mas e a distância, como o primeiro roteador Intelbras Wi-Fi 6 se saiu? Bem, a média distância, alcançamos máximas de 34 Mbps e 17 Mbps de download e upload em 2,4 GHz.
Enquanto isso, em 5 GHz, atingimos 135 Mbps e 33 Mbps de download/upload. Já no ponto mais crítico, o destaque ficou para a rede de 5 GHz. Com 35 Mbps de download e 21 Mbps de upload. Resultados que ficaram dentro do esperado para a categoria do aparelho.
Considerações finais sobre o Intelbras RX 1500
Então, o podemos concluir sobre o roteador Intelbras RX 1500 ao final da nossa análise? Principalmente que é um produto básico, para usuários sem muita demanda Wi-Fi. E que desejam ter um primeiro contato com a 6ª geração de redes sem fio.
O design é atraente para a categoria e a construção é simples. Isso torna seu preço bastante competitivo. Em matéria de aplicativo, não temos apps de gerenciamento compatíveis com o aparelho durante a redação deste artigo.
Já o sistema, por sua vez, tem muita semelhança com o sistema da D-Link. Que adiantamos não ser o melhor e/ou mais completo sistema web no mercado. Pois lhe faltam alguns recursos e otimizações. Em questão de performance, o Intelbras RX 1500 fica em 4º lugar.
Se comparado a outros roteadores da categoria já testados por nós. Sendo ultrapassado pelo MR70X da Mercusys (um rival interessante, que analisamos aqui). E pelos Archer AX10 e Huawei AX2, que também já analisamos aqui e aqui. Se você for fã da Intelbras e não tiver muitos dispositivos Wi-Fi, vale a pena!
Links de compra
Aqui embaixo estão o link de compra do roteador e o de outros produtos Intelbras. Lembrando que, ao comprar por eles, nós ganhamos uma pequena comissão. O que nos permite continuar trazendo conteúdo de qualidade para vocês aqui no site. E você não paga nada a mais por isso!
E aí, curtiu nossa análise? Compartilhe-a, então! E o que você achou do Intelbras RX 1500? Deixe um comentário! Continue acompanhando o site Max Dicas para mais resenhas tecnológicas de qualidade. E não esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube.
Siga-nos também no Telegram e no Facebook. Onde sempre postamos as melhores ofertas e promoções do mundo tech. Assim, vocês podem comprar produtos de qualidade pelos menores preços possíveis! Para mais detalhes e informações sobre este roteador, confira nosso vídeo:
Leia também: Roteadores Mesh: Confira os melhores modelos para comprar!
Roteadores custo-benefício 2022 (atualizado)
Tenda TX9 Pro (AX3000): Roteador Wi-Fi 6 com ótimo alcance