O Poco F5 Pro é o novo lançamento da marca subsidiária da Xiaomi, famosa por entregar um ótimo custo-benefício. O smartphone entrega especificações de respeito, incluindo um chip Snapdragon, tela AMOLED 2K e muito mais. Será que há pontos negativos? Vamos descobrir!
Unboxing e especificações técnicas
A versão que escolhemos do Poco F5 Pro é a de 12 GB de RAM e 256 GB de ROM (armazenagem). Mas o celular também está disponível em versões de 8 GB de RAM e 256 GB de ROM. E de 12 GB de RAM e 512 GB de ROM. O produto está disponível em apenas duas cores: preta e branca.
Quanto ao processador, o smartphone conta com uma CPU Octa-Core Snapdragon 8+ Gen 1. Acompanhada de uma GPU Adreno 730. O sistema operacional é o Android 13, rodando sob a interface MIUI 14 para POCO. Deixando pouco a desejar em relação aos topos de linha atuais.
Em relação à tela, o Poco F5 Pro conta com um display AMOLED de 6,67” e 120 Hz de atualização. A tela tem capacidade de reprodução de 68 bilhões de cores, Dolby Vision, HDR10+ e pico de brilho de 1.400 nits. Além de leitor de digitais óptico e proteção Corning Gorilla Glass 5.
O corpo do dispositivo tem uma moldura em plástico, uma traseira em vidro e proteção IP53. Ou seja, é resistente a poeira e respingos d’água. O Poco F5 Pro não suporta cartão de memória SD, infelizmente, mas suporta dois chips SIM. E pesa 204 g, segundo fichas técnicas.
Câmeras, áudio, bateria e conectividade
Na traseira, temos um trio de câmeras. Que consiste em uma principal de 64 MP, uma ultrawide de 8 MP e uma macro de 2 MP. Esta última sendo mais um enfeite do que um recurso útil, mas vamos falar sobre isso mais à frente. Na parte frontal, temos uma câmera de 16 MP.
Já no que tange à conectividade, temos Bluetooth 5.3, NFC, infravermelho e suporte a Wi-Fi 6 de banda dupla. Infelizmente, compramos o celular esperando que ele também suportasse Wi-Fi 6E, já que o chipset supostamente é compatível. Porém, neste celular não é o caso.
Em áudio, o Poco F5 Pro conta com 2 alto-falantes estéreo, ambos com certificação Dolby Atmos. Todavia, não temos nenhuma entrada para fones de ouvido tradicionais. Então, você necessariamente terá de usar um fone bluetooth.
Quanto à bateria, temos 5.160 mAh de carga total. Com suporte a recarga rápida cabeada de 67 W, e recarga sem fio de 30 W. Podendo alcançar 50% de carga em apenas 15 min e 32 min, respectivamente. O que é um alívio para quem usa muito seu celular.
Desembalando o produto
A caixa do celular vem naquele clássico padrão preto e amarelo da POCO. De cara, ao abrir a caixa, temos alguns dos acessórios do smarthpone. Incluindo uma capa protetora para o Poco F5 Pro, papéis de garantia/manual do usuário e uma chave para ejetar gaveta de chips.
Embaixo, temos o próprio celular, embalado em um plástico protetor que também ressalta algumas especificações do aparelho. Como a tela WQHD+ (1.440 x 3.200) e o processador Snapdragon 8+ Gen 1. Por fim, temos um carregador de 67W USB-A para USB-C.
O F5 Pro tem um design bastante esportivo, por assim dizer, e minimalista. Na parte superior, encontramos um alto-falante, microfone e infravermelho. Já na parte inferior, temos outro alto-falante, outro microfone, entrada USB-C e gaveta de chip SIM.
Que conta com uma borrachinha de proteção contra água, aliás. Numa das laterais, encontramos botões de controle de volume e ligar/desligar o aparelho. Enquanto a outra é lisa.
Analisando o Poco F5 Pro
O Poco F5 Pro conta com uma tela realmente impressionante! Afinal, ela é a melhor tela em um dispositivo Poco até o momento. Como dissemos anteriormente, trata-se de uma tela 2K WQHD+, com suporte a HDR10+ e 68 bilhões de cores.
Para mais detalhes e contraste ao assistir os mais variados conteúdos. O pico de brilho de 1.400 nits é particularmente útil para utilizar o smartphone debaixo de luz solar. E a taxa de atualização de 120 Hz garante uma maior suavidade à experiência de navegação e jogos.
Quanto maior a taxa de atualização, no entanto, mais a bateria do celular será drenada. Felizmente, podemos alterar a taxa de atualização sempre que pudermos. Ou podemos ativar a atualização dinâmica do Poco F5 Pro, para que o celular escolha a melhor taxa no momento.
Sistema, jogos e tecnologias
Também podemos alterar a resolução entre Full HD e WQHD+, ou ativar a função de resolução dinâmica. Que alterna entre resoluções para economizar bateria. Além disso, a taxa de amostragem de 480 Hz garante à tela uma alta responsividade.
O F5 pro e o F5 vêm com sistema operacional Android 13 com interface MIUI 14. E segundo a própria Xiaomi, os smartphones devem ganhar 2 anos de atualizações de sistema. Além de 3 anos de atualizações de segurança. O que não é muito comparado a seus competidores.
Por exemplo, a Apple garante 6 anos de atualizações de sistema operacional. Quanto à memória, o Poco F5 Pro RAM LPDDR5 e ROM UFS 3.1. Tornando o smartphone bastante rápido. Sem falar que o celular ainda tem um recurso de expansão de RAM.
Podendo usar até 7 GB de ROM como RAM adicional. Fora isso, o celular ainda conta com uma tecnologia chamada FEZ 2.2. A qual supostamente otimiza o consumo de energia durante jogos. Nós utilizamos o jogo “Genshin Impact” para testes, e a experiência foi ótima!
Som e Wi-Fi
Contudo, talvez os benefícios disso sejam sentidos melhor em jogos mais competitivos. O desbloqueio de tela também é rápido e preciso. Quanto ao áudio, os 2 alto-falantes estéreo entregam uma ótima qualidade sonora. E possuem certificação Dolby Atmos.
Mas agora chegou a hora de falar de Wi-Fi, que é nossa especialidade! O Poco F5 Pro, em questão de chipset, é o melhor aparelho que possuímos atualmente. E mesmo não sendo compatível com Wi-Fi 6E, ele passou 936 Mbps e 866 Mbps de download/upload.
Contudo, nós temos uma internet de 1 Gbps. Então, não é porque nós conseguimos este resultado que você também o conseguirá. Até porque isso também vai depender de uma série de outros fatores, como o hardware e a categoria do seu roteador.
Teste de câmeras
Na parte de câmeras, o destaque certamente vai para a principal de 64 MP. Que tem capacidade de filmar até em 8K a 24 fps, ou em 4K a 30/60 fps. Já a câmera frontal do Poco F5 Pro, infelizmente, só grava até a resolução máxima de 1080p (Full HD).
E a câmera macro só grava em HD (720p), tornando-a basicamente inútil. Principalmente porque podemos aproximar a câmera principal até o limite de foco e filmar com ela. Com uma qualidade de imagem incomparavelmente superior à da câmera macro.
Em fotos (confira aqui), tanto a principal como a frontal nos agradaram bastante. Diferentemente dos testes com vídeos. Porém, as outras ainda deixaram a desejar. Mas isso deve afetar apenas aos usuários mais aficionados por fotos e redes sociais.
Considerações finais sobre o Poco F5 Pro
Então, o que podemos dizer sobre o novo smartphone da Poco? Em resumo, o celular entrega excelente desempenho! Dispondo de poder de processamento, memória, som e qualidade de imagem de sobra, o Poco F5 Pro deve atender à maioria dos usuários comuns tranquilamente.
Todavia, ele peca na questão das câmeras. O design vai do gosto de cada comprador, mas ele não é um smartphone feio de modo algum. Se você está procurando um celular potente, e não ligar muito para câmeras, este pode ser ideal!
O link compra segue abaixo, lembrando que ao comprar por ele nós ganhamos uma pequena comissão. Que nos ajuda a continuar trazendo conteúdo fresquinho para você aqui no site. Então, agradecemos muito se nos apoiar com esse gesto! Confira:
E aí, curtiu nossa resenha? Compartilhe-a, então! E o que você achou do Poco F5 Pro? Comente sua opinião! Fique ligado no site Max Dicas para mais análises tecnológicas de primeira. E não esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube.
Siga-nos também no Telegram e no Facebook. Para ficar a par das melhores ofertas, promoções e lançamentos do mundo tech! E, também, para interagir conosco. Trocando ideias, experiências e conhecimento. Para mais detalhes e informações, confira nosso vídeo:
Leia também: Celulares Wi-Fi 6 custo-benefício: Os 7 melhores modelos!
POCO F4 GT: celular gamer Xiaomi PODEROSO e BARATO
POCO F4: Analisando o novo bom e barato da Xiaomi