- Publicidade -

AMD Ryzen 7000: CPUs serão anunciadas dia 29

- Publicidade -

Os processadores da nova série AMD Ryzen 7000 são um dos lançamentos tecnológicos mais aguardados do ano. E agora, a própria AMD revelou uma data oficial de anúncio! Dia 29 deste mês, durante um evento online no canal oficial da marca no YouTube.

- Publicidade -

Entre as novidades trazidas pela nova série AMD Ryzen 7000, está um novo processo de arquitetura. Desta vez, baseado em uma litografia de 5nm. Batizado de AMD Zen 4. Esse avanço tecnológico coloca a marca de volta no páreo com a Intel.

Considerando o sucesso da série Alder Lake de processadores, lançados pela Intel em 2021. E foram adicionados recentemente 4 CPUs da série Ryzen 7000 à biblioteca de recursos da AMD. São eles: os Ryzen 9 7900X e 7950X, o Ryzen 7 7700X e o Ryzen 5 7600X.

O que pode significar que estes chips serão apresentados em detalhes durante o evento. Mas o que sabemos (ou não sabemos) sobre a nova série AMD Ryzen 7000 até o momento?

- Publicidade -

Especificações da nova série AMD Ryzen 7000

Bem, como é de se esperar, não faltam rumores sobre as especificações dos novos chips AMD Ryzen 7000. Porém, de acordo com vazamentos no Twitter, a série deve contar com duas CPUs de 8 e 16 núcleos de processamento. Com 16 e 32 threads, respectivamente.

- Publicidade -

Os vazamentos também apontam coisas interessantes sobre o tamanho do cache L2. Que deve ser de 1 MB por núcleo. O dobro do tamanho utilizado na arquitetura anterior, a Zen 3. Segundo um benchmark que foi derrubado prontamente, o chip octa-core é o AMD Ryzen 7 7800X.

O qual tem uma velocidade de impulso reportada de 5,2 GHz. Um salto de 0,5 GHz em relação ao impulso de 4,7 GHz do Ryzen 5800X. E pode ainda contar com uma GPU integrada. Rumores também indicam que a GPU em questão tem solução GFX 1036.

E opera entre 1 GHz e 2 GHz de frequência. Com codinome implicando se tratar de tecnologia RDNA 2. Mais vazamentos no Twitter ainda sugerem que o lançamento inicial da série AMD Ryzen 7000 consistirá de 4 CPUs.

As Ryzen 9 7950X e 7900X, Ryzen 7 7800X e Ryzen 5 7600X. Outros modelos devem ser lançados posteriormente. E existe muita especulação sobre o uso de gráficos integrados Navi nesses processadores. Que melhorariam muito a performance das novas APUs Zen 4 da AMD.

Desempenho

Mas o que a nova arquitetura de 5 nanômetros significa? Mais precisamente, o que isso muda para o desempenho da série? Bem, ao utilizar a nova arquitetura, temos um aumento de quase duas vezes em densidade de transistores.

Isto é, se o compararmos ao processo de 7 nanômetros da TSMC. Utilizado na série AMD Ryzen 5000. Mas o dobro de transistores não necessariamente significa o dobro da performance. Contudo, a série AMD Ryzen 7000 deve ganhar performance de 40% sobre sua antecessora.

Também deve ganhar um possível impulso de 25% no desempenho IPC. E se a AMD continuar a trabalhar com a tecnologia PCIe 4.0, podemos ver 28 lanes no total. Comparado aos 24 lanes atuais. Com frequências de 5 GHz por núcleo, isso pode ser um tremendo salto em processamento.

AMD Vs Intel

CPU AMD Ryzen 7000 com arquitetura de 5 nm
CPU AMD Ryzen 7000 com arquitetura de 5 nm (Imagem: AMD)

Previsões dizem que a AMD deve perder 26% da receita de participação do mercado de CPUs este ano. Isto, graças ao estrondoso sucesso da série Alder Lake da Intel. Que virou as marés da competição a seu favor. E também à queda geral do mercado de PCs no mundo.

Por isso, o lançamento da nova série AMD Ryzen 7000 é tão crucial para a AMD. Essa nova geração de CPUs pode garantir a competitividade da marca no futuro. Na área de produção de processadores para PCs.

Mas, quanto ao embate entre a série Raptor Lake da Intel e Ryzen 7000. A Intel parece estar com a dianteira. Devido ao processo de arquitetura baseado na relação performance/eficiência. Que é baseado em divisão de tarefas.

Com núcleos grandes focados em desempenho e tarefas intensas. E outros núcleos menores. Focados em eficiência energética e gerenciamento de tarefas de segundo plano. Que tendem a ser um grande detrimento à performance geral de uma CPU.

Enquanto isso, a AMD tem investido pesado em outra abordagem. Chamada empilhamento vertical de chips. Essa tecnologia permite que a AMD “empilhe” memória cache no processador. Criando memória L3 adicional, para impulsionar jogos e processos de servidor.

Lançamento da série AMD Ryzen 7000

Vários rumores apontavam num sentido. O de que a série AMD Ryzen 7000 seria lançada em setembro de 2022. E agora, com a própria AMD marcando o anúncio oficial. Da próxima geração de CPUs. Esse parece ser o mês provável de lançamento.

Mas nada é certo ainda. A nova série de processadores da marca trará uma nova plataforma, designada AM5. Que deve se livrar dos tradicionais pinos na parte inferior do processador. Além de trazer uma “tampa” em formato de coroa.

Leia também: Padrão Wi-Fi 7: PCs compatíveis devem chegar em 2025

PCs: Mercado mundial tem a maior queda desde 2013

Intel irá começar a produzir chips da MediaTek

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais