- Publicidade -

ASUS RT-AX82U Vs RT-AX88U: Quem vence essa briga?

- Publicidade -

Dois titãs Wi-Fi 6 da ASUS se encaram numa disputa épica de tirar o fôlego para descobrir quem é o melhor roteador topo de linha no mercado brasileiro atualmente! Será o AX82U ou o AX88U? Venha com a gente descobrir quem reina supremo no topo desta categoria!

- Publicidade -

Que comece a luta!

Antes de mais nada, achamos necessário ressaltar que ambos os roteadores são excelentes produtos, e o intuito deste artigo não é dizer que um é “pior” do que o outro, mas sim promover uma disputa amigável entre os dois pelo bem do entretenimento e da curiosidade dos entusiastas de tecnologias de rede, como nós!

Prepare-se para a nova geração de Wi-Fi (Imagem: Divulgação / ASUS)

- Publicidade -

E também é interessante destacar que, por serem roteadores Wi-Fi 6 e, ainda por cima, da mesma marca, ambos apresentam vários recursos idênticos. Porém, há distinções fundamentais entre eles que podem fazer toda a diferença para você na hora de escolher um dos modelos.

Portanto, sem mais delongas, vamos começar!

Conexão e Recursos

- Publicidade -

Wi-Fi até 2,3x mais rápido do que o Wi-Fi 5 (Imagem: Divulgação / ASUS)

Bem, tanto o AX82U quanto o AX88U operam com o padrão 802.11ax (Wi-Fi 6) em suas respectivas bandas de 2,4 GHz e 5 GHz, e por serem roteadores Wi-Fi 6 ambos compartilham várias características típicas desta geração de redes Wi-Fi.

Como OFDMA (atendimento simultâneo a múltiplos clientes de rede), largura de banda de 160 MHz, Beamforming (direcionamento individual de sinal), WPA3 (nova criptografia de rede), 1024 QAM (maior velocidade bruta de transmissão), entre outros.

Isso significa que não importa a banda a que seu dispositivo esteja conectado, você sempre desfrutará de maior velocidade e estabilidade na conexão se comparado a um roteador Wi-Fi 5 (principalmente se o dispositivo suportar Wi-Fi 6).

Tenha internet na casa inteira com ASUS AiMesh (Imagem: Divulgação / ASUS)

Ambos também suportam ASUS AiMesh, a tecnologia de rede Mesh (malha) da ASUS que possibilita criar uma única rede mais ampla e estável ao conectar dois ou mais roteadores compatíveis com ela entre si.

Segurança de rede a nível comercial na sua casa com AiProtection Pro (Imagem: Divulgação / ASUS)

Fora que com eles desfrutamos também do Target Wake Time (agendamento de conexão que reduz gasto de bateria em dispositivos móveis) e do AiProtection Pro, um serviço de segurança de rede doméstica gratuito e vitalício desenvolvido pela Trend Micro.

No que tange às máximas velocidades teóricas que cada um deles poderia alcançar no Wi-Fi, temos 574 Mbps em 2,4 GHz e 4.804 Mbps em 5 GHz para o RT-AX82U, e 1.148 Mbps em 2,4 GHz e 4.804 Mbps em 5 GHz para o RT-AX88U.

Mas, como gostamos sempre de ressaltar, dificilmente você conseguirá atingir tais velocidades, pois elas são estipuladas com base em cenários hipotéticos com condições ideais e no padrão Wi-Fi utilizado.

Hardware

O RT-AX88U oferece um grande poder de processamento com sua CPU Quad-Core (Imagem: Divulgação / ASUS)

Com o AX82U, temos CPU de três núcleos de 1,5 GHz, 256 MB de memória interna (ROM) e 512 MB de memória RAM. Enquanto com o AX88U temos CPU de quatro núcleos de 1,8 GHz, 256 MB de memória ROM e 1 GB de memória RAM.

Ambos contam com 4 antenas de alto desempenho e suportam MU-MIMO 4×4, porém só as antenas do AX88U são destacáveis.

Recurso de agregação dual de WAN (Imagem: Divulgação / ASUS)

Ambos também contam com tecnologia de agregação dual de WAN, o que significa que você pode contratar dois serviços diferentes de internet e somar até 2 Gbps de velocidade com eles. Basta conectar os aparelhos dos seus provedores nas respectivas portas Ethernet.

E por falar nisso, o AX82U conta com apenas 4 portas Ethernet Gigabit contra as 8 portas Gigabit presentes no AX88U. Para usuários com múltiplos dispositivos de conexão cabeada, o AX88U leva a vantagem.

Traseira do ASUS RT- AX82U (Imagem: Divulgação / ASUS)

No entanto, o AX82U oferece uma porta LAN dedicada a jogos, que prioriza automaticamente o dispositivo conectado a ela na rede, sem qualquer necessidade de configurações prévias ou adicionais.

Cabe ao comprador decidir qual desses recursos é mais útil para seu próprio caso.

Quanto às entradas USB, dispomos de 2 entradas USB 3.0 no AX88U – sendo uma frontal e outra traseira – contra apenas uma entrada USB 3.0 na traseira do AX82U. De resto, em ambos encontramos entrada para fonte de energia, botões WPS, RESET e liga/desliga.

Design e Construção

Roteador ASUS RT-AX88U (Imagem: Divulgação / ASUS)

Tanto com o AX82U quanto com o AX88U estamos muito bem servidos no quesito design!

Ambos os roteadores apresentam escolhas de desenho bem similares, com retas e ângulos agressivos que remetem a uma sensação de altíssima velocidade (mais que apropriada para os dois produtos) e lembram muito o design aerodinâmico de um carro esporte, ou de corrida.

Roteador ASUS RT-AX82U (Imagem: Divulgação / ASUS)

Apesar de não podermos afirmar com 100% de certeza, isto não deve ser um mero detalhe estético, mas também um recurso de resfriamento interno.

E por falar nisso, a temperatura de trabalho dos roteadores se manteve bem baixa durante os testes, sem qualquer aumento anormal de temperatura perceptível.

A construção deles também é notavelmente firme, apesar de feita em plástico.

Não é o encaixe mais interessante para um produto destes, definitivamente (Imagem: Guilherme Barbosa / Max Dicas)

A única ressalva quanto ao design fica por conta do formato em “L” da ponta do cabo de energia do AX82U, que não é o formato mais conveniente de todos, principalmente se a porta USB vizinha da entrada de energia estiver em uso.

ASUS RT-AX82U com RGB ativado (Imagem: Divulgação / ASUS)

Os dois produtos são de encher os olhos, entretanto, existe um detalhe que só o AX82U entrega: painéis RGB frontais, que ajudam a dar um “tchã” a mais no visual dele (embora isso não vá necessariamente agradar a todos os gostos).

É possível ligá-los, desligá-los ou controlá-los apertando um botão localizado no topo do aparelho, ou também via aplicativo/sistema.

Aplicativo e Sistema

Entrando no aplicativo ASUS Router (Imagem: Guilherme Barbosa / Max Dicas)

Outros dois pontos nos quais é difícil achar defeito são o aplicativo e o sistema ASUS, que estão entre os melhores e mais completos que já testamos.

O aplicativo, além de ter um belíssimo design que deixa a experiência de uso bastante agradável, garante ao usuário todas as funções essenciais a um aplicativo de gerenciamento remoto de rede e muito mais de forma bem intuitiva!

Tela inicial do sistema ASUS (Imagem: Guilherme Barbosa / Max Dicas)

E o sistema não fica atrás, dispondo de uma infinidade de opções de configuração e descrições explicativas para muitas delas, tornando-o um prato cheio para usuários mais avançados sem deixar de ser amigável com os mais leigos.

Aproveite uma conexão Wi-Fi mais rápida e estável para jogos (Imagem: Divulgação / ASUS)

É interessante ressaltar que, dentre todas as funcionalidades ofertadas pelo aplicativo e pelo sistema, nós temos uma área inteira dedicada a jogos, com priorização de dispositivos, redirecionamento de portas e muito mais!

Podemos dizer que ambos os roteadores estão empatados nesse ponto.

Velocidade e alcance

Testes de velocidade e alcance do AX82U (Imagem: Guilherme Barbosa / Max Dicas)

Certamente dois dos pontos mais avaliados pelo consumidor na hora de comprar um novo roteador, chegou a hora de falar sobre velocidade e alcance de rede!

A iniciar pelo AX82U, no teste cabeado, obtivemos aproximadamente 935 Mbps de download e 522 Mbps de upload.

Já nos testes via Wi-Fi realizados próximo ao roteador, em 2,4 GHz, alcançamos 343 Mbps de download e 218 Mbps de upload, enquanto em 5 GHz conseguimos 941 Mbps de download e 449 Mbps de upload (praticamente um empate com a conexão cabeada).

A média distância atingimos 67 Mbps de download e 48 Mbps de upload em 2,4 GHz, e 262 Mbps de download e 115 Mbps de upload em 5 GHz.

Ao passo que, no ponto mais crítico, atingimos 34 Mbps e 19 Mbps em 2,4 GHz e 116 Mbps de download e 30 Mbps de upload em 5 GHz.

Testes de velocidade e alcance do AX88U (Imagem: Guilherme Barbosa / Max Dicas)

Partindo para o AX88U, obtivemos cerca de 933 Mbps de download e upload no teste cabeado. Enquanto isso, nos testes Wi-Fi próximos ao roteador, atingimos cerca de 327 Mbps de download e 198 Mbps de upload em 2,4 GHz, e 950 Mbps de download e 561 Mbps de upload em 5 GHz.

Já a média distância conseguimos 130 Mbps de download e 50 Mbps de upload em 2,4 GHz, e 301 Mbps de download e 171 Mbps de upload em 5 GHz.

Enquanto, no ponto mais crítico, alcançamos 103 Mbps de download e 25 Mbps de upload em 2,4 GHz, e 180 Mbps de download e 53 Mbps de upload em 5 GHz.

Lembrando que estes testes são meramente ilustrativos, a sua experiência com esses roteadores pode variar bastante a depender de fatores diversos, como o hardware dos dispositivos conectados à rede.

Considerações Finais

Sobre construção e design, não há do que reclamar. Ambos os roteadores desfrutam de construções muito bem desenhadas e firmes, além de muito bonitas.

Quanto ao aplicativo e sistema, ambos usufruem de uma grande variedade de excelentes recursos, que vão atender tranquilamente à maioria dos usuários domésticos, dos mais leigos aos mais avançados.

Em relação à rede, tanto o AX82U quanto o AX88U são capazes de atender planos de 1 Gbps de internet e múltiplos dispositivos Wi-Fi simultaneamente com folga.

Provavelmente centenas, na verdade, sendo bastante recomendados para quem possui vários dispositivos Wi-Fi de alto consumo de banda ou de casa inteligente.

Sem falar que ambos suportam tecnologia de rede Mesh, então é possível unir 2 ou mais roteadores compatíveis para criar uma rede de maior cobertura e estabilidade.

Porém, no quesito velocidades máximas e alcance, o AX88U levou a vantagem ao final das comparações, o que faz sentido considerando suas especificações superiores.

Portas LAN não faltam aqui (Imagem: Divulgação / ASUS)

O AX88U também leva a vantagem no quesito portas Ethernet, já que dispõe do dobro de portas que seu “irmão”, tornando-o ideal para quem tem muitos dispositivos que usam conexão cabeada (ainda que a gaming port do AX82U seja uma mão na roda para gamers).

Baseado nos aspectos técnicos, então, poderíamos dizer que o AX88U venceu a briga no final das contas, apesar do AX82U ter lutado bravamente! Mas no quesito custo-benefício, o AX82U ainda consegue sair na frente, por poder ser encontrado a valores menores.

Entretanto, a preços bastante salgados (embora justificáveis), ambos se mostram produtos para usuários mais exigentes e com um poder aquisitivo maior do que a média de usuários domésticos.

Se você for um deles, basta só escolher o que mais faz sentido para seu investimento e ter a certeza de que, independentemente da escolha, não irá se arrepender! Do contrário, existem opções bem mais em conta no mercado a se considerar.

COMPRE O AX82U:

COMPRE O AX88U:

E aí, concorda com o nosso artigo? Qual deles você escolheria na hora da compra? Compartilhe nos comentários! E não deixe de conferir nossos vídeos de análise de cada um:

Autor: Guilherme Barbosa

Siga o Max Dicas: Canal no Youtube | Instagram | Telegram | Facebook | Twitter

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais