Quer saber como configurar OneMesh/EasyMesh em roteadores TP-Link para uma conexão Wi-Fi mais estável e abrangente? Então, confira este guia rápido e fácil para descobrir como ativar essa função e otimizar sua rede doméstica em apenas alguns minutos!
O que é rede Mesh? Devo usar repetidores? Tem diferença entre Deco e Archer?
Mas antes disso, haja vista de que talvez você seja um(a) leigo(a), precisamos fazer alguns esclarecimentos. Primeiro, o que é rede Mesh e quais as suas principais vantagens? Também conhecida como “rede de malha”, ela permite que roteadores criem uma rede unificada.
Isto quer dizer que vários roteadores trabalham em conjunto, emitindo uma rede de mesmo nome para abranger mais lugares numa casa. Assim, o dispositivo cliente do usuário pode saltar de ponto de acesso para ponto de acesso com o uso de roaming.
Ou seja, sem a necessidade de se desconectar manualmente de um ponto para se conectar a outro. Algo que também precisamos abordar antes de explicar como configurar OneMesh/EasyMesh é a diferença entre utilizar roteadores mesh e repetidores.
No geral, utilizar repetidores de sinal Wi-Fi não oferece uma experiência de muita qualidade. Principalmente porque repetidores não possuem um hardware tão potente quanto roteadores. Então, a não ser que o repetidor esteja muito barato e vá te atender bem, não recomendamos.
Sobre a diferença entre a linhas Archer e Deco, esta última é feita para quem gosta de facilidade e designs discretos e sofisticados. Enquanto a primeira é feita mais para quem prioriza maior possibilidade de configurações. Importante ressaltar que estas linhas fazem mesh entre si.
Configurando as redes OneMesh/EasyMesh
Com estas explicações feitas, vamos ao tutorial de como configurar OneMesh/EasyMesh! No caso, vamos utilizar 3 roteadores TP-Link (Archer AX72, Archer AX10 e Mercusys MR60X) e um repetidor RE200 OneMesh. Sendo que o Archer AX72 será o nó principal da nossa rede.
Para adicionar os nós, caso o roteador não seja novo, será preciso resetar às configurações de fábrica. Vamos nos conectar a uma das redes emitidas pelo roteador, então. Depois, vamos entrar num navegador qualquer e digitar o endereço IP dele ou “tplinkwifi.net”.
Isso nos direcionará a uma página de entrada no sistema web, onde devemos criar uma nova senha de administrador e já podemos mudar o idioma. Em seguida pularemos a etapa de configuração inicial, pois precisamos mudar o modo de operação do roteador para “satélite”.
Adicionando pontos Mesh
Basta ir ao menu, clicar em “avançado” e “EasyMesh”. Em seguida, para configurar OneMesh/EasyMesh abriremos o app Tether. Porém, precisamos estar conectados ao roteador principal para tanto. No app, vamos clicar em “mais” e “EasyMesh”.
Depois vamos selecionar “adicionar dispositivo satélite” e escolher o nó, que, em nosso caso, é o Archer AX10. O processo de adição pode levar até 3 minutos para ser finalizado, então. No fim, já teremos um satélite na rede mesh. Para adicionar o Mercusys, o esquema é o mesmo.
Depois de liga-lo à tomada, conectados ao roteador principal, no app ou no sistema vamos clicar em “adicionar equipamentos satélites”. Já na página que surgir, clicaremos em “outros”. O próximo passo é ativar a função WPS no roteador principal e no nó, e esperar que se conectem.
Para terminar de configurar OneMesh/EasyMesh, vamos adicionar nosso repetidor. O processo é basicamente o mesmo, só que agora quando adicionarmos um satélite escolheremos “extensor de cobertura TP-Link”.
Topologia
Depois é só ativar o WPS nos dispositivos e aguardar, daí basta levar os dispositivos para os seus lugares desejados. Os dispositivos podem continuar conectados apenas via Wi-Fi, mas também é possível usar um cabo de rede. Neste caso, vale a pena falarmos sobre topologia!
Existem 2 modos: o modo estrela e o modo cascata. No primeiro, que é o melhor em nossa experiência, todos os nós se conectam ao roteador principal pelas portas de rede dele. Já no segundo, cada nó se conecta ao nó anterior até finalmente chegarem ao nó principal.
Encerramento sobre como configurar OneMesh/EasyMesh
Esperamos que este guia sobre como configurar OneMesh/EasyMesh tenha ajudado, e esclarecido todas as suas dúvidas! Vale muito a pena usar uma rede mesh para expandir sua rede com qualidade e estabilidade. Se você quiser saber os melhores roteadores mesh, confira:
E aí, curtiu nosso tutorial? Compartilhe-o, então! E o que você achou de usar uma rede mesh pela primeira vez? Comente! Fique ligado no site Max Dicas para mais guias e dicas tecnológicas imperdíveis. E não esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube.
Siga-nos também no Telegram e no Facebook. Para ficar a par das melhores ofertas, promoções e lançamentos do mundo tech! E, também, para interagir conosco. Trocando ideias, experiências e conhecimento. Para mais informações, confira nosso vídeo:
Leia também: TP-Link Deco S7 é o ROTEADOR MESH PERFEITO para quem não entende de Wi-Fi!
TP-Link Archer GX90: Roteador gamer Wi-Fi 6 BRUTO nos jogos!
TP-Link Archer AX72 é um roteador Wi-Fi 6 de respeito!